Os benefícios do planejamento estratégico

Os benefícios do planejamento estratégico

fevereiro 7, 2022 0 Por Cleisse Mello

Iniciamos este ano, já com muitas demandas e fevereiro chega trazendo muitos desafios. Muitos líderes tem me procurado, informando que não conseguem se organizarem e seus planejamentos têm ficado de lado e continuam “apagando incêndios”.

Pois bem, pense comigo: Se você continuar a não se planejar, até as ações que estão surgindo não poderão ter soluções efetivas e você continua sem avançar para realizações adequadas. E o que é pior, não consegue evoluir em assertividade, inovação, nem tão pouco consegue acessar seu cliente nas suas reais necessidades e não motiva sua equipe a criar novas oportunidades.

Para muitos, o planejamento estratégico pode parecer algo muito teórico, porém, planejar da forma correta traz grandes benefícios práticos. Lembra que te perguntei no artigo anterior se você entraria em um avião sem um plano de voo? Mantenha sempre essa pergunta em mente quando sentir o impulso de sair executando tarefas, sem se planejar.

Hoje vou te apresentar alguns benefícios do planejamento estratégico para te motivar a começar seu movimento de forma assertiva e organizada, com foco em solução e olhando para o futuro:

1.    O primeiro benefício é para a própria organização:

A organização como um todo passa a ter uma visão mais clara de seus objetivos.
Quando colocado no papel, o planejamento começa a ser algo tangível, os objetivos ficam mais definidos e saem apenas da teoria.

2.    Assertividade:

Aumenta a assertividade das decisões. Com o planejamento definido, torna-se mais ágil a tomada de decisões, visto que se tem uma ideia melhor de onde a empresa está e onde se quer chegar.

3.    Decisão racional:

Permite que as decisões sejam tomadas de forma mais racional, com base em dados mensurados. Com o sistema de planejamento, se torna mais fácil o acesso às metas que estão sendo atingidas e das que não estão, para criar uma estratégia de como poder cumpri-las.

4.    Priorização:

Dá condições para uma melhor priorização de tarefas. É importante ter um cronograma das principais ações a serem tomadas, e assim não perder tempo com algo que pode ser resolvido em outro momento.

5.    Comprometimento:

Aumenta o grau de comprometimento da equipe, na medida em que participam do processo e ficam mais engajadas. As pessoas ficam mais engajadas quando conhecem melhor suas atribuições e a importância delas na empresa.

6.    Estratégia:

Possibilita ao gestor investir naquilo que é mais estratégico. Sem um planejamento é impossível compreender a importância de cada estratégia para atingir os objetivos desejados.

7.    Prevenção de problemas:

Previne problemas, inclusive de relacionamento. Estes são comuns, quando não há comunicação interna e definição de tarefas. Planejar evita que aconteçam mal-entendidos entre funcionários.

8.    Produtividade:

Dá ganhos de produtividade e qualidade nas entregas. Com suas funções definidas, todas as pessoas da organização podem ter um foco maior em suas atividades, proporcionando um trabalho bem feito.

9.    Economia:

Reduz o desperdício e o retrabalho. Quando se tem um planejamento estratégico fica muito mais fácil a compreensão de como o trabalho deve ser feito, evitando erros de procedimentos.

10.  Otimização do tempo:

O planejamento proporciona ganho de tempo. A estratégia é prática e conforme aplicada ela torna mais ágil a execução das atividades da empresa e melhora o rendimento dos processos.

Pois bem, está na hora de assumir seu papel de líder e conduzir seu negócio e suas equipes. Os benefícios são grandes, como vimos aqui. E se cair na tentação faça a pergunta:

O que estou ganhando e o que estou perdendo não fazendo o planejamento estratégico do meu negócio? Vai te ajudar a te manter no seu propósito.

Lembre-se que conhecer as principais etapas de planejamento estratégico possibilita o seu desdobramento em passos simples e objetivos. Assim, a definição de um norte se torna menos abstrata e os gestores encontrarão condições favoráveis para orientar o negócio. O problema é que muitos profissionais têm dúvidas sobre quais seriam e como conduzir essas fases. Vamos falar dessas etapas no próximo artigo, aguarde.

Você também pode gostar desse artigo:

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.