Vamos falar de Resolução de Problemas?

Vamos falar de Resolução de Problemas?

maio 28, 2024 0 Por Cleisse Mello

No mundo dinâmico das organizações, a resolução de problemas pode ser considerada como uma engrenagem que mantém as operações fluindo suavemente. 

Os problemas estão no centro do que muitas pessoas fazem no trabalho todos os dias. Seja resolvendo um problema para um cliente (interno ou externo), apoiando quem está resolvendo problemas, ou descobrindo novos problemas para resolver. Os problemas podem ser grandes ou pequenos, simples ou complexos, fáceis ou difíceis.

A habilidade de resolução de problemas é valorizada em todas as carreiras, em todos os níveis e muito apreciada pelos recrutadores e empregadores, principalmente. E ter desenvolvida a habilidade de resolução de problemas permite aos indivíduos encontrarem soluções para os problemas de forma eficiente e eficaz. Esta habilidade é considerada uma competência interpessoal.

A velocidade da mudança está gerando a necessidade das organizações de inovar continuamente, encontrar novas formas de trabalhar, novos produtos, novas soluções e ir além dos problemas para uma resolução rápida. E se você pretende ser um líder, a resolução de problemas é uma habilidade crítica e fundamental na liderança, que ajuda movimentar suas equipes para que tenham um alto desempenho.

Uma metodologia de resolução de problemas é como uma espécie de farol orientador para colaboradores lidando com desafios complexos. Em sua essência, ela oferece passos claros e eficazes para identificar, analisar e resolver obstáculos.

Implementar sua solução requer seu próprio conjunto de habilidades. Isso normalmente requer um equilíbrio cuidadoso de trabalho em equipe e liderança. Você precisará demonstrar resiliência para resistir às resistências inevitáveis ​​de colegas de trabalho que resistem à mudança. A comunicação e a negociação são importantes neste ponto. Depois de implementar sua solução, você precisará utilizar o pensamento crítico e atenção aos detalhes ao avaliar os resultados e ajustar sua estratégia conforme necessário para garantir que o problema seja resolvido com êxito.

A partir desse autodesenvolvimento, é importante compreender as etapas fundamentais para a resolução de problemas, que seguem um roteiro estratégico. Começa pela identificação clara do problema, seguida pelo levantamento de alternativas, seleção do método ideal e execução do plano. Vamos saber mais sobre isso:

1ª etapa: Identificação do problema

A primeira etapa fundamental é a identificação clara do problema. Colaboradores que conseguem definir o problema de maneira precisa estabelecem a base para uma solução eficaz. 

2ª etapa: Estudo de alternativas para a resolução do problema

Esta etapa é como uma caixa de ferramentas para colaboradores enfrentando desafios nas organizações. Ela encoraja todos a pensarem de forma criativa, buscando diferentes abordagens para resolver problemas. Empresas que promovem essa exploração de opções alimentam a inovação e a adaptabilidade. O estudo de alternativas expande o horizonte da resolução de problemas. Funcionários que investigam diversas opções podem escolher a abordagem mais eficaz.

3ª etapa: Definição de qual método adotar para a resolução do problema

Esta etapa é como escolher a ferramenta certa para o trabalho. O colaborador seleciona a abordagem mais eficaz, com base em suas avaliações. Quem promove essa tomada de decisão orientada otimiza sua resolução de problemas.

Importante saber que a escolha do método é uma peça-chave no quebra-cabeça da resolução de problemas. Isto direciona os esforços com foco. A organização que valoriza essa etapa define um roteiro claro para superar desafios. E Definir o método é o elo final na corrente da resolução de problemas.

4ª etapa: Execução do plano de resolução do problema

Este é o ponto de virada. É o momento de traduzir estratégias em ações práticas. Empresas que incentivam essa etapa transformam intenções em resultados tangíveis.

A execução do plano é como dar vida às ideias na organização. É a linha de chegada da resolução de problemas. Colaboradores que o seguem alcançam vitórias reais.

Para seguir no autodesenvolvimento e seguir as etapas com eficiência e eficácia, é importante lembrar que algumas habilidades precisam ser consideradas e serão o diferencial para a resolução de problemas, que são:

  • Mente aberta e escuta ativa;
  • Observação e pensamento crítico (analítico);
  • Criatividade e inovação;
  • Persistência e resiliência;
  • Comunicação e negociação;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Tomada de decisão.

Agora que já entendemos das habilidades que nos ajudam a sermos assertivos na resolução de problemas, vou passar algumas dicas que vão te ajudar nessa caminhada:

1. Veja sob outra perspectiva

Um bom exercício é deixar o seu modo de ver a situação um pouco de lado e tentar imaginar como outra pessoa encararia a questão. De preferência, alguém que você admira justamente por conta da resiliência e do interesse em enfrentar desafios, por mais complexos que sejam.

Em seguida, faça alguns questionamentos: o que ele(a) faria na minha situação? Quais atitudes teria para lidar com as dificuldades apresentadas?

2. Troque ideias com outras pessoas

Seguindo a dica anterior, é fato que você terá muito mais insights se puder contar com o suporte de outras pessoas. Então, não hesite em expor a questão para debatê-la com outros grupos. Pode ter certeza de que cada indivíduo terá algo a contribuir, nem que seja abrindo os seus olhos para outras possibilidades.

3. Anote todos os caminhos possíveis

É normal ficar com a cabeça fervilhando de pensamentos para tentar encontrar a saída rapidamente. Acontece que, nessa busca incessante pelo melhor caminho, você se esquece de algo simples: registrar as possíveis alternativas para resolver o seu problema.

Logo a dica é anotar tudo o que surgir de positivo para lidar com a questão, mesmo que pareça insuficiente no momento.

Depois, com os esboços reunidos, fica muito mais fácil sentar e discutir as possibilidades com quem se propôs a enfrentar o desafio ao seu lado. Pode acreditar: guardar as propostas assim que elas forem surgindo valerá a pena e poupará esforços nas etapas posteriores.

4. Simplifique a resolução de problemas

Nem sempre é fácil conter as emoções negativas diante de um percalço, mas esse cuidado é crucial para que a discussão não ganhe proporções muito maiores. A orientação geral é simplificar, ou seja, encarar o cenário como ele realmente é, sem causar um drama excessivo ou reclamações infundadas.

5. Saia mais vezes da zona de conforto

Para aprimorar a sua habilidade de enfrentar situações complexas e imprevistos, é essencial sair cada vez mais da zona de conforto. Por que não aproveitar para testar novos caminhos? O que você perde ao se lançar em diferentes práticas para buscar um benefício comum?

Algumas pessoas, devido ao receio de não ter um desempenho satisfatório em tarefas complicadas, evitam se envolver em situações que fogem do controle. Isso é prejudicial em muitos casos porque não permite o contato com o desconhecido, e esse lugar incerto pode ser, justamente, o que trará as respostas que você precisa.

6. Perca o medo e a vergonha de falhar

Você precisa aceitar que os erros fazem parte da ação humana e, vez ou outra, vão acontecer. Depois que o incômodo está instalado, não adianta querer agir de uma forma extremamente perfeccionista. Cautela é bom, claro, mas não deixe que o medo ou a vergonha impeçam você de aplicar as suas ideias.

A própria resolução de problemas também pode ser falha, e você precisa estar ciente disso para não se abalar com um resultado ruim. O importante, em todo caso, é transformar as imperfeições em aprendizado para as próximas tomadas de decisão. Pode ter certeza de que, com o tempo de experiência, o seu olhar ficará cada vez mais atento.

7. Invista no aprendizado contínuo

É impossível não recorrer à boa e velha frase: conhecimento nunca é demais. Ela vale, principalmente, em tempos de mudanças tão rápidas e significativas, sejam elas voltadas a métodos de trabalho ou relacionadas a equipamentos e ferramentas.

O fato é que aprender continuamente trará recursos importantes para a sua atuação. Você pode investir em treinamentos, cursos, especializações, palestras e qualquer outro programa que desperte a sua criatividade e o pensamento estratégico.

Como vimos, as habilidades de resolução de problemas são tão variadas quanto as questões a que se aplicam. Ser capaz de resolver problemas de forma eficaz é benéfico em qualquer posição e pode alavancar a evolução da carreira de uma pessoa. 

E lembre-se, apesar de serem muitas vezes vistos como uma fonte de stress e desconforto, os problemas também podem ser oportunidades para aprender e crescer. E se precisar de ajuda para resolver seus problemas temos ferramentas para te ajudar. Conte comigo.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.