Vamos falar das Mad Skills?
No mundo corporativo em constante evolução, a adaptação e a inovação são chaves para o sucesso. Uma das tendências emergentes nesse cenário é o conceito de Mad Skills.
Já sabemos que desenvolver habilidades é extremamente necessário para se desenvolver profissionalmente. Isso envolve tanto as Hard Skills, que são as competências técnicas, quanto as Soft Skills, que abrangem as habilidades interpessoais. Mas, precisamos incluir as Mad Skills, pois elas tem sido o diferencial de carreira.
Mad Skill, ou em português, habilidade incrível, está relacionada às experiências, interesses pessoais e hobbies. Quando falamos de Mad Skills, estamos nos referindo a algo mais profundo do que títulos e realizações formais. Elas não são limitadas por certificações ou cargos; são expressões genuínas de nossas aptidões pessoais. São habilidades que muitas vezes são consideradas hobbies, e podem se transformar em valiosos trunfos para impulsionar sua carreira.
Elas demonstram quais são suas habilidades complementares e qual seu nível de interesse em autodesenvolvimento fora do ambiente profissional. Nesse sentido, existem diversas atividades e conhecimentos que você pode usar a seu favor para concorrer a novas posições.
Quando alguém tem uma Mad Skill, isso significa que essa pessoa é muito talentosa, competente e habilidosa em uma área específica. Por exemplo, quem pratica teatro pode ter uma boa oratória e, provavelmente, terá facilidade em conduzir reuniões e apresentações. Da mesma forma, corredores podem ser modelos de persistência e foco, enquanto fotógrafos amadores têm a tendência de serem sensíveis e criativos.
Para desenvolver essas habilidades é preciso explorar suas atividades de interesse e, muitas vezes, sair da zona de conforto para conhecer novas áreas. Essas qualidades que fogem das competências tradicionais de uma determinada área, podem ser uma grande vantagem profissional.
Entender a importância das Mad Skills é apenas um dos passos. Saber como apresentar essas habilidades de forma coerente é tão importante quanto adquiri-las. Ou seja, você precisa saber como incluir suas Mad Skills de maneira sucinta e relevante no seu currículo.
Uma forma de fazer isso é relacioná-las com suas ambições profissionais. Para isso, escolha interesses específicos que realcem aspectos desejados de sua personalidade e estejam alinhados com a empresa e posição almejada.
Sabemos que as lideranças e Rh estão cada vez mais focados em profissionais que investem em Mad Skills, pois isso incorpora às empresas as seguintes características:
- Habilidades complementares
Mesmo que uma pessoa tenha sido exemplar durante a sua formação, ela ainda vai precisar enriquecer seus conhecimentos e habilidades para se tornar um profissional completo. É aí que entram as Mad Skills. Elas revelam competências adicionais valiosas que fazem parte do perfil de cada pessoa, complementando as aptidões adquiridas, ampliando o foco de atuação e interações das equipes. - Compromisso com o autodesenvolvimento
Profissionais que estão focados no autodesenvolvimento constante, são extremamente valiosos para as organizações. Esse aperfeiçoamento pode envolver diversas áreas e objetivos. Isso também leva os profissionais a um equilíbrio emocional e os mantem em busca de melhorias e interesse no crescimento pessoal e profissional.
Analisar as Mad Skills de candidatos e atuais funcionários pode ser interessante para identificar habilidades únicas, melhorar o engajamento e promover a diversidade do time. Por meio delas, pode-se estimular projetos que vão ao encontro das Mad Skills das pessoas. Assim, une o hobbie com o trabalho.
Segundo a consultoria Robert Half “As experiências de vida, como gerenciar um fracasso ou sucesso profissional, um acidente, uma história de reinvenção de carreira, também são muito reveladoras da personalidade e do caráter de uma pessoa.” Isso acontece porque a forma como ela lidou com esses tipos de situações permitem entender qual seria o papel dela na empresa.
As Mad Skills indicam que cada talento da empresa, ou futuro talento, tem muito mais que habilidades técnicas e mostram que somos pessoas múltiplas. Então, vá fundo no conhecimento dessas competências para melhorar seu crescimento profissional.
Então, da próxima vez que se deparar com a pergunta “Quem é você fora do escritório?”, não hesite em explorar as camadas mais profundas de sua personalidade. Talvez descubra talentos e paixões que vão além do que poderia imaginar. Afinal, a verdadeira riqueza de uma pessoa não está apenas no que ela faz profissionalmente, mas em quem ela é como indivíduo completo.
E se precisar de apoio para identificar suas Hard Skills, Soft Skills e Mad Skills, conte comigo.