Seu planejamento para 2022 está em andamento?

Seu planejamento para 2022 está em andamento?

janeiro 31, 2022 0 Por Cleisse Mello

Pois é, o ano já está caminhando acelerado e é fundamental que nosso planejamento esteja em andamento. Até porque precisamos ir ajustando à medida que vamos implementando as ações propostas.

E um bom planejamento é indispensável para o alcance de metas e objetivos.

Planejar significa analisar, preparar e estruturar as melhores estratégias e condições para a concretização do estado desejado.

Vamos fazer uma reflexão: Você entraria em um avião sem um plano de voo?

Claro que não. Então como quer seguir sua carreira e cuidar de seus negócios sem um plano?

Vamos seguindo a nossa reflexão: muito antes da decolagem de um avião, o piloto já possui em mãos um plano detalhado com todas as informações necessárias para o voo. A principal delas é o destino. E com base neste destino a ser atingido, outras informações são necessárias e as metas vão surgindo. Logo, é traçada a rota, definido a quantidade de combustível necessário, o número de tripulantes para operar a aeronave e atender aos passageiros e assim por diante. Além disto, o piloto tem a sua disposição vários instrumentos de orientação para auxiliá-lo a se manter na rota definida durante todo o voo.

Mesmo com todos estes procedimentos prévios, não há nenhuma garantia que a rota percorrida será como foi planejada. Podem surgir áreas de instabilidades, ventos fortes, outras aeronaves na rota e uma série de fatores que farão com que o piloto seja obrigado a realizar pequenos desvios e ajustes de curso durante o voo. A única certeza é que o destino estabelecido deve ser alcançado, e para isto o piloto utilizará os instrumentos e habilidades disponíveis para chegar ao destino.

Este paralelo nos ajuda a entender um pouco a necessidade de Planejamento para as organizações em geral. Sem eles, é como se a empresa estivesse voando sem rumo e de olhos vendados. Ao planejar a abertura de uma empresa, ou mesmo iniciar um novo exercício em uma empresa já existente, é fundamental saber o que esperamos dela, ou seja, qual o destino! Isto pode ser traduzido com questões simples como: quanto pretendemos faturar? qual lucro esperamos ter? quanto vamos investir? quantas pessoas precisaremos contratar? quanto de matéria-prima devemos comprar? entre outras questões.

São questões fundamentais que resolvemos à medida que vamos planejando, traçando as metas e avaliando os resultados.

Saiba que se não tiver um planejamento, vai enfrentar muitos desafios, como:

  • Redução do grau de assertividade;
  • Falta de previsibilidade de riscos;
  • Falta de estratégia em vendas;
  • Custos elevados com gastos mais altos ou desnecessários;
  • Baixa produtividade;
  • Investimentos em áreas e estratégias ineficientes;
  • Dificuldade em captar clientes e crescer.

Como no exemplo do avião, é muito provável que as coisas não saiam exatamente como foram planejadas. Desvios sempre vão existir, mas o importante é ter sempre em mente o destino a ser alcançado. E como para o piloto, as habilidades e experiências adquiridas pelo gestor ao longo do tempo são importantes, mas sem os instrumentos apropriados (Planejamento, Orçamento e Acompanhamento) fica muito mais difícil saber se o avião (empresa) está voando no rumo certo! Vamos lá, mãos a obra e muito sucesso!!

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.