Você tem plano B ou C para lidar com situação adversa?

Você tem plano B ou C para lidar com situação adversa?

outubro 18, 2021 0 Por Cleisse Mello

Há duas semanas passamos por um momento de apagão nas redes sociais. Muitas pessoas entraram em abstinência. Isso mesmo, milhares de pessoas não conseguem ficar sem dar um click ou compartilhar algo que esteja fazendo naquele momento.

Mas, tivemos também aqueles que dependem de uma rede de comunicação para vender, fazer pedidos e em tempos de home office, interagir com seus pares. Para essesisso gerou uma paralização repentina, tanto nas empresas, quanto entre os trabalhadores autônomos e informais.

Estamos aprendendo a vender, interagir e gerar conexões pelas redes. E algumas empresas tem esta forma como sua principal vitrine.

Da mesma forma que a pandemia chegou de repente e mudou a forma que estamos fazendo negócios e trabalhando para gerar resultados, um apagão chegou e obrigou todo mundo a repensar como lidar com o imprevisível.

Como consultora organizacional e Mentora de Lideranças, tive uma enxurrada de solicitações de gestores que estavam impactados com a paralização das equipes de trabalho e das ações interativas internas e externas em seus negócios. Isso mostra o quanto não aprendemos com a pandemia. E essa ideia de voltar ao “normal” revela uma vontade de retornar a uma acomodação de ações que faz com que os líderes não precisem lidar com o inusitado. Porém amigos, tenho uma notícia não muito boa para vocês: saber lidar com problemas e encontrar soluções em tempo cada vez menor, são os “soft skills” fundamentais aos líderes. Já era extremamente relevante e agora se tornou fundamental na linha de frente dos negócios.

Então te pergunto: Como está seu planejamento para lidar com as situações adversas? Já falamos muito esse ano de flexibilidade e resiliência. Lembre que você precisa conduzir sua equipe para que inovem, criem e se movimentem, pois, é fundamental aceitar o complexo pra evitar o complicado.

E quantas empresas estavam se planejando para passar por cenários como estes?Talvez, pouquíssimas.Por isso, situações de imprevisibilidade – como essas que tem acontecido desde 2020 – servem de alerta para que gestores comecem a repensar seus modelos estratégicos.Pois, precisamos aprender a “trocar o pneu com o carro em movimento”.

E são nesses momentos de incertezas que as empresas se dividem em 2 grupos:

  • As que possuem competência para lidar com essa situação adversa e usam estratégias criativas e inovadoras para superar a crise;
  • E as que simplesmente não podem ou não conseguem se posicionar para agir de maneira eficaz.

Então, a proposta aqui hoje é te lembrar que como líder você precisa ter um olhar diferente a partir daqui.

Ao se planejar, lembre-se de que a palavra de ordem da atualidade é: adaptabilidade. Portanto, crie planos alternativos caso os projetos iniciais não possam acontecer. Ter um plano B fará com que consiga se adaptar de forma mais simples em relação a questões burocráticas e, claro, evite se frustrar por não ver seu desejo se realizar. Ser flexível é sinal de inteligência e força.

Comece avaliando o que era o planejado e o que foi colocado em pratica e o que ficou pelo caminho. O cenário permite reaproveitar o que não foi feito?

E o que ficou de aprendizado para você e sua equipe e pode ser uma direção viável para seu negócio.

Como disse nosso fantástico Peter Drucker: “Se você quer algo novo, precisa parar de fazer algo velho.”

Me conte nos comentários o que tem feito de novo para dar novos movimentos na sua empresa e/ou carreira.

E se precisar de ajuda, conte comigo!
@cleisse_mello