Você já se sentiu uma fraude profissionalmente? Síndrome do impostor
Muitas pessoas em algum momento da vida relata que se sente uma fraude. Isso acontece secretamente, pois não se acha merecedor(a) do cargo que tem ou dos elogios que recebe. O maior medo é que alguém se decepcione com a pessoa. São ideais com um misto de perfeccionismo, procrastinação e vitimização. Geralmente a energia é consumida pelos pensamentos repetitivos de não merecimento.
Esse fenômeno de se sentir não merecedor(a) é muito comum e já foi amplamente estudado: é a famosa Síndrome do Impostor.
O que é síndrome do Impostor?
Síndrome do Impostor é um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento/pensamento, onde você duvida de suas realizações e tem um medo constante de ser exposto como uma fraude, ou julgado como um profissional incompetente. Muitos profissionais, inclusive que são proeminentes em suas áreas de atuação sofrem com isso.
A pessoa com a síndrome do impostor não acredita que possa ser boa em algo e acaba tendo problema para aceitar que outros descubram as características positivas que ela possui. Com isso, contrapondo os indivíduos e seus elogios a todo o momento, dificultando comtemplar qualquer tipo de reconhecimento recebido.
A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à auto sabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.
As causas relacionadas ao desenvolvimento da síndrome são variadas. Questões sociais, traços da própria criação familiar, questões econômicas, experiências, tudo isso pode contribuir para um trauma, marcado pela insegurança e cobrança excessiva.
O que fazer quando se sente incompetente?
Um dos grandes pontos a ser considerada é não comparar o palco dos outros com os seus bastidores.
Então, o que fazer quando se sentir insuficiente no trabalho? Vamos às dicas:
- Em primeiro lugar, busque apoio antes de tudo. Conte para um especialista ou alguém de extrema confiança como se sente. Mostrar vulnerabilidade pode ser o seu maior ato de coragem.
- Peça feedbacks e anote tudo o que vem de positivo. Faça uma lista e leia para si mesmo todos os dias.
- Pratique meditação e aprende a respirar pausadamente quando esses pensamentos de não merecimento estiverem presentes.
- Procure um mentor que tenha uma visão bem apreciativa e seja honesto com você. Esta pessoa vai lhe ajudar a não duvidar de si mesmo.
- Leia biografias e/ou assista filmes de pessoas que admira. Você irá se surpreender com a trajetória de quem já chegou lá. A maioria de nós temos questões existenciais profundas e já vivemos períodos negros, assim como situações que julgamos ser constrangedoras.
- Dê ênfase às suas conquistas, comemore as pequenas vitórias e tenha autocompaixão. Seja generoso quando for avaliar seu desempenho e se o perfeccionismo estiver lhe atrapalhando faço o impossível para despegar-se dele.
- Concentre-se nos fatos. Dedique tempo para refletir periodicamente sobre os seus sentimentos e os fatos. Dessa forma, você poderá identificar ações práticas e abrir mão de coisas que fogem ao seu controle.
- Reconheça, reitere e deixe pra lá – Perceber, nomear e reconhecer a síndrome do impostor nos coloca de volta no controle dos sentimentos.
- Adeque os seus pensamentos – Os nossos pensamentos têm muito poder. A maneira como nos relacionamos com o mundo tem o poder de moldar a realidade — para o bem ou para o mal.
A síndrome do impostor pode ser um fardo opressivo e motivo de isolamento. Mas, caso se sinta assim, você não está desamparado. Da próxima vez que sofrer com ela ou a notar em um colega de equipe, procure aplicar as estratégias sugeridas para superar esses sentimentos.
Não deixe que a síndrome do impostor afete sua vida profissional, saúde mental e emocional. Tome medidas hoje para cuidar de si mesmo e obter o apoio de que precisa.
E se precisar de ajuda, agende uma mentoria online agora mesmo e comece sua jornada de cura e crescimento.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.