A felicidade das pequenas coisas

A felicidade das pequenas coisas

maio 9, 2022 0 Por Cleisse Mello

Hoje quero compartilhar os insights que tive ao ver um lindo filme que assisti nesse final de semana: “A Felicidade das Pequenas Coisas”, um longa-metragem que conta a estória de Ugyen Dorji (Sherab Dorji), um professor, aspirante a cantor, que quer apenas colocar o violão debaixo do braço e ir cantar na Austrália. Só que quando mostra sua insatisfação para a chefia, o rapaz é enviado para dar aula na escola mais remota do Butão, numa zona rural afastada.

Uma estória simples, que fala de como nos perdemos entre sonhos, desejos e realidade. Muita conexão com nosso tema da semana passada: Autoconhecimento

Vi muitas críticas do filme, falando da simplicidade do conteúdo e da pouca novidade no tema, mas todos concordam, a forma abordada é muito atual. Estamos com jovens que entendem que a “graça da vida” são os bares, os movimentos e o mundo tecnológico, mas perdidos nos seus propósitos.

Você deve estar me perguntando o que tanto me identifiquei nesse filme e qual a conexão com carreiras e empresas? Vamos lá: “A Felicidade das Pequenas Coisas” foca na relação de Ugyen com seus alunos — primeiramente, de maneira reticente e não compreendendo exatamente aquele desafio; depois, entendendo melhor como aquelas crianças estão mudando sua vida e, consequentemente, suas aulas estão mudando a vida das crianças.

Infelizmente temos muitas pessoas vivendo essa realidade de formas diversas, ainda exercendo suas funções sem estarem de fato entendendo a importância do que desenvolvem, bem como, sem nenhuma interação com todo o sistema empresarial. E é sobre isso que falo constantemente com meus clientes por onde caminho.

Veja como essa estória traz uma forte realidade: Muitos ainda estão perdidos na identificação de seus propósitos. E não é por acaso que estamos vendo um número gigantesco de pessoas com problemas psicológicos e emocionais, crescendo a cada dia.

Aprofundando um pouco mais, precisamos lembrar que o propósito de vida é aquilo que há de mais importante para um ser humano, pois, faz parte daquilo que nós somos. Além disso, é também, o que torna a nossa vida cheia de significado. Quem não tem algo para acreditar ou aquela vocação que faz seu coração bater mais forte, anda pela vida perdido. Muita gente inclusive entra em depressão por não ter certeza de qual é o seu motivo para viver. Apesar disso, descobrir seu propósito de vida nem sempre é muito fácil. Por isso a importância do autoconhecimento.

No filme o professor sai de sua zona de conforto para tentar contribuir na educação de crianças que estão isoladas do mundo. Desde o início ele diz que não quer ser professor, que é só uma ocupação temporária, pois quer ser cantor. Mas, começa a despertar, quando percebe que um professor “toca o futuro” das pessoas. Inicia aí a sua autopercepção e coloca suas habilidades em ação para transformar todo um contexto desfavorável, mas com uma grande vantagem a seu favor, crianças cheias boa vontade e disponíveis a viver uma experiencia incrível. Foi nesse contexto que percebeu seu propósito.

Descobrir nosso propósito de vida pode ser mais difícil do que você imagina. No entanto, não é impossível nem algo que você deva se descabelar para alcançar. Pode sim, ser uma jornada bem complicada, mas vale a pena. Vamos a algumas dicas:

  1. Conheça suas Habilidades: Uma das melhores maneiras de conhecer seu propósito de vida é saber quais são suas habilidades. Seus dons são o seu diferencial. Você deve estar pronto para aprimorá-los, usá-los da melhor maneira possível e ajudar a sua comunidade com eles.
  2. Saiba aquilo que o faz feliz: Outro ponto que pode ajudar você a descobrir seu propósito de vida é saber aquilo que o faz feliz. Os momentos de felicidade são a chave para você entender o que quer da vida. Você verá que a realização só pode ser alcançada através da leveza e da alegria. Quem descobre aquilo pelo qual é apaixonado, pelo qual sabe que vale a pena lutar, provavelmente está mais perto de se descobrir.
  3. Procure inspiração: Será muito mais fácil se encontrar quando você descobrir aquilo que o inspira. Ter ídolos é perigoso, mas você deve sim procurar alguém que o inspire. Muitas pessoas fazem você ser melhor, aprender com elas. Busque alguém que você sabe que é aquela pessoa que admira e que gostaria de ser como ela. Afinal, todos estamos aqui para ensinar e aprender com os outros.
  4. Estude: Não há nada que o ajude a se conhecer melhor do que um bom estudo. Aliás, ao estudar você terá oportunidade de aprender melhor quais são suas habilidades, quais são suas dificuldades e descobrir aquilo que gosta de fazer. Conhecimento é uma das ferramentas mais importantes que você pode usar neste mundo.
  5. E se pergunte: Como contribuo para o futuro da sociedade e do mundo? Embora pareça uma pergunta clichê, entender como deseja contribuir socialmente é uma questão grandiosa e complexa. Para descobrir a resposta, reflita sobre como as suas ações podem melhorar o mundo ou parte dele. Escute os palpites que vêm do seu interior, além dos seus colegas de trabalho, pares, chefe, clientes, amigos e até família.

Agora que compartilhei minhas reflexões, te convido a assistir esse belo filme. Será uma boa experiência que toca o nosso lado mais humano e que nos faz refletir sobre nossas escolhas e atitudes. Trata-se de um filme agradável que nos apresenta a algo que não estamos acostumados a ver e nos encanta no processo. 

Agora siga firme e principalmente, Saia da inércia!!

Baixe também o e-book abaixo e comece mudar agora!

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.