Estratégias para fluir no mundo BANI

Estratégias para fluir no mundo BANI

abril 11, 2022 0 Por Cleisse Mello

Entender as características dessa nova dinâmica de mundo já é um ótimo começo para encará-lo de frente e criar estratégias que podem se adaptar a essa realidade. Começamos a falar do mundo BANI no artigo passado e vamos seguir com esse tema, que precisa ser expandido, pois é muito importante que as corporações estejam antenadas aos acontecimentos que podem impactar a sociedade, o consumidor e, consequentemente, as formas de consumo. Criar as estratégias para fluir no mundo BANI será o diferencial de quem vai seguir firme rumo a um novo patamar de desempenhos.

Vamos rever as transformações que estão acontecendo de forma acelerada, que tem nos apresentado o seguinte cenário:

  • O mundo agora é frágil, e não mais volátil, agora entendemos que estamos inseridos em sistemas sociais sujeitos a falhas.
  • O mundo agora é ansioso, e não mais incerto, as redes sociais digitais foram capazes de causar uma sensação de impotência em seus usuários.
  • O mundo agora é não-linear, e não mais complexo, as relações de causa e efeito estão cada vez mais indistinguíveis.
  • O mundo agora é incompreensível, e não mais ambíguo, por que tem vezes que simplesmente a gente não consegue entender nada.

A questão para refletirmos hoje é:

Com essa nova realidade, quais as estratégias para fluir no mundo BANI?

Jamais Cascio, criador do conceito de mundo BANI, descreve um panorama preocupante, mas também mostra que o Mundo BANI também proporciona soluções. “O Mundo BANI oferece uma lente para estruturar o que está acontecendo pelo mundo. Pelo menos, em um nível superficial, os componentes da sigla podem até sugerir oportunidades de resposta”, afirma o autor. Ele também aponta a importância de reavaliar as questões climáticas e sociais. Segundo ele, no mundo BANI, a intuição, empatia e resiliência serão cada vez mais importantes, pois se tratam de capacidades exclusivamente humanas. Concordo plenamente com esse pensamento.

Vamos focar nosso olhar no âmbito corporativo, cuja fragilidade apontada pelo mundo BANI ressalta a importância de exercer a colaboração e a resiliência em um contexto de incertezas, como no caso da pandemia. Esse aspecto também pode ser contornado por meio de ações que diminuam a imprevisibilidade atual, buscando estar sempre um passo à frente dos problemas.

Na maioria das empresas, a ansiedade do mundo BANI orienta a lidar melhor com inseguranças e com a sensação de impotência dos contextos atuais. Para isso, ela estimula a trabalhar a empatia, a escuta e o mindfulness, tornando os cenários mais positivos.

Outra forma de atenuar a fragilidade é aderir à diversidade de colaboradores, de ideias e do modelo de negócio, visto que quanto mais amplas forem as competências da organização, maiores são as possibilidades de se integrar ao mercado.

A não linearidade do mundo BANI, por sua vez, convida a exercer a flexibilidade e a adaptabilidade, fazer parcerias, romper barreiras e adquirir novos aprendizados a fim de compreender melhor as dinâmicas. Já para encarar a difícil compreensão do mundo moderno e as inconstâncias do momento, são requeridos aspectos como ética, inovação e transparência.

Para finalizar, não posso deixar de relembrar a importância do preparo profissional constante para conquistar o sucesso no mundo BANI. No que se refere ao sucesso profissional, é importante que as pessoas estejam sempre buscando meios para se aperfeiçoar no mercado de trabalho. Aquela ideia de fazer faculdade e depois nunca mais pegar um livro para estudar é totalmente ultrapassada no contexto atual.

Hoje, se fala muito em lifelong learning, ideia que prega que devemos passar “a vida toda aprendendo”. Para isso, é importante seguir sempre estudando para conhecer coisas novas, renovar os conhecimentos e aplicar as novas ideias. Isso vale para profissionais de todas as áreas.

Vamos relembrar também às instituições, que é extremamente importante manter um programa de desenvolvimento das equipes. Essa estratégia é fundamental para navegar em todos os mundos.

Depois me conte o que tem utilizado como estratégia na sua empresa. Vamos compartilhar experiências juntos.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.