Sua equipe te reconhece como líder?

Sua equipe te reconhece como líder?

outubro 17, 2023 0 Por Cleisse Mello

Temos falado bastante, mas percebo o quanto ainda precisa ser reforçado falar sobre os benefícios de ser o líder de uma equipe. Isso porque alcançar essa função é uma das principais metas de carreira das pessoas.

No entanto, existem diversos desafios nessa trajetória. Quantas vezes percebemos que líderes de equipe, estão preocupados em aumentar o desempenho da equipe, mas pouco se concentram em entender o quão bem estão fazendo a gestão de pessoas.

De forma geral, liderança além de ser uma habilidade, também é um cargo dentro de uma empresa. A função de líder de equipe compreende agir da melhor maneira possível, frente às pessoas colaboradoras e às demandas estratégicas da empresa.

Nesse contextoo líder é a pessoa que assume uma posição de influência e orientação dentro de uma equipe. E por trás da função de líder, existe a responsabilidade de assumir um papel de inspiração positiva para todas as pessoas da empresa. Ou seja, o líder não assume simplesmente uma posição de poder diante das pessoas colaboradoras, mas ocupa uma função de orientação. É por isso que se diz que a liderança transforma a gestão de pessoas em algo muito além de simplesmente tomar decisões pragmáticas.

Liderar uma equipe, com todos os papéis e responsabilidades atrelados à função, é, certamente, uma tarefa complexa. E diante do contexto atual, em que a transformação digital vem causando grandes impactos nos negócios, esses desafios na liderança se tornam ainda mais significativos.

Na era em que as tecnologias estão moldando a nossa forma de comunicação, as informações estão mais rápidas e acessíveis a todos.

Isso torna o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, gerando ainda mais desafios às funções de liderança. 

O líder, portanto, para ter um bom desempenho, precisa se manter capacitado para estar à frente de uma equipe, exercendo seu papel de incentivar, motivar, desenvolver e, é claro, liderar seus colaboradores.

Para entender alguns pontos vamos avaliar 04 desafios na liderança e como superá-los para conquistar uma gestão mais eficiente.

  1. Alinhar a equipe aos objetivos da empresa

Para que uma equipe trabalhe de forma produtiva, quem exerce a liderança precisa ser capaz de comunicar os objetivos de forma clara e eficiente, para que todos se empenhem na busca pelos resultados.

A dica é: a pessoa no cargo de liderança deve assumir algumas atitudes, como:

  • Ter um planejamento estratégico bem definido;
  • Disseminar a missão, visão e valores da organização à sua equipe;
  • Estabelecer uma comunicação próxima dos seus colaboradores, ouvindo suas necessidades e oferecendo feedbacks frequentes;
  • Dar atenção especial aos processos de recrutamento e seleção;
  • Oferecer incentivos e recompensas como formas de motivação.

2. Fazer a gestão do tempo

Para quem exerce a liderança e precisa administrar a sobrecarga de trabalho e de responsabilidades, além de conduzir o desenvolvimento de sua equipe, traçar estratégias, participar de reuniões e dar feedbacks, isso pode ser uma tarefa bem difícil.

Ainda assim, o bom gerenciamento do tempo é possível por meio de planejamento, busca por equilíbrio nas ações e um estabelecimento de prioridades. Além disso, o gestor deve adotar certas condutas:

  • Delegar tarefas: Saber delegar tarefas está entre as principais competências de uma boa liderança. Afinal, centralizar o trabalho acaba gerando muita pressão sobre o líder, e o deixa sem tempo para priorizar as ações estratégicas da empresa.
  • Compartilhar responsabilidades: Incentivar a participação ativa da equipe é uma atitude de gestores autoconfiantes, que não têm medo de desenvolver os seus colaboradores. Permitir que os subordinados tomem decisões é dar-lhes motivação, confiança e autonomia.
  • Aproveitar os benefícios da tecnologia: A tecnologia se tornou excelente aliada para resolver desafios como otimizar processos e, por consequência, otimizar o tempo dos gestores.

3. Administrar conflitos

Outro dos grandes desafios do líder em seu papel de dirigir e coordenar pessoas está relacionado à gestão dos conflitos organizacionais. Em um ambiente de trabalho em que pessoas com diferentes personalidades e expectativas precisam atuar em conjunto, é muito comum que eles surjam.

O líder, portanto, precisa ter essa habilidade de gerenciar os conflitos, transformando-os em situações positivas de aprendizado e crescimento para a equipe. Afinal, a motivação e a produtividade do colaborador dependem da manutenção de um ambiente de trabalho harmônico.

Para conquistar a confiança do colaborador e proporcionar um clima organizacional mais saudável, a liderança deve saber ser um bom ouvinte, além de promover a colaboração na empresa.

Apostar no desenvolvimento de seus colaboradores, mostrar reconhecimento pelo seu sucesso e compartilhar poder e responsabilidades, também são ótimas dicas.

4. Trabalhar em ambientes de estresse

As crescentes pressões pelo alcance de metas e resultados também acabam, com frequência, exigindo que o colaborador tenha um grande equilíbrio emocional. Um cenário que, se mal administrado, gera sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, desmotivação e queda significativa no desempenho da equipe.

O estresse, quando em excesso, tem impactos negativos para a empresa, pois afeta a produtividade do trabalhador e, a longo prazo, pode causar danos à sua saúde física e emocional. Por esse motivo, essa é uma questão que merece atenção e cuidado por parte do líder.

Sendo assim, é possível relacionar as principais características que formam um bom líder:

  • Confiar em si próprio e em sua equipe;
  • Assumir responsabilidade em relação à atuação das pessoas colaboradoras que lidera;
  • Ter empatia para se colocar no lugar de outras pessoas e traçar o melhor caminho possível;
  • Se preocupar em dar feedbacks constantes;
  • Ser capaz de reconhecer profissionalmente as pessoas de sua equipe;
  • Saber tomar decisões;
  • Estimular e incentivar que as pessoas explorem o seu melhor;
  • Se manter em um local de exemplo positivo e inspiração para sua equipe;
  • Saber pedir ajuda e se mostrar vulnerável (e humano) quando for necessário;
  • Permanecer atualizado diante das novidades e mudanças do mercado;
  • Ter uma atuação positiva e ativa, não apenas como um observador;
  • Saber se comunicar de forma assertiva e transparente;
  • Entender as especificidades de cada pessoa;
  • Proporcionar treinamento e desenvolvimento das pessoas;
  • Traçar planejamentos e estratégias e mobilizar a equipe para executá-los.

Por fim, tenha em mente que liderança é uma habilidade que deve estar em constante desenvolvimento.

Sendo assim, as pessoas devem testar, procurar saber quais são os reflexos e aprimorar o que for necessário para se manter em contínua melhoria.

Assim, todos esses desafios podem ser enfrentados e superados por meio de treinamentos personalizados para as necessidades de sua carreira e da sua empresa. Enfim, considere participar de meus programas de capacitação e mentorias.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.