Precisamos falar de Saúde mental!!!
Qual a importância de abordar a saúde mental no ambiente de trabalho?
Conforme a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada, um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Logo, torna-se imperativo adquirir uma compreensão mais aprofundada desse tema, tanto por parte das empresas quanto dos profissionais que integram suas equipes.
Segundo pesquisa do instituto IPSOS, a saúde mental piorou para 53% dos brasileiros no último ano. Em razão disso, é fundamental que as empresas busquem soluções para cuidar do bem-estar da sua equipe. Desse modo, o RH é o principal responsável por acompanhar o dia a dia dos profissionais e encontrar alternativas para melhorar o ambiente de trabalho.
A ansiedade (com 51%) é o transtorno, de acordo com os pesquisados, que mais afastou as pessoas do trabalho, seguido por depressão (17%), estresse (16%) e síndrome de Burnout (14%). O estudo foi feito nos dias 8, 9 e 10 de agosto com visitantes do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (Conarh) neste ano, em São Paulo.
A importância da saúde mental, assim como os cuidados físicos, não pode ser subestimada. Nem sempre enxergamos os sintomas, mas o cérebro é como se fosse uma máquina biológica, podemos assim dizer, e, como todo mecanismo, é necessário cuidar dele da mesma maneira com que cuidamos de um computador, ou de um carro.
Sendo assim, a saúde mental dos colaboradores está associada com a aceitação, administração das situações, das próprias emoções e das adversidades que surgem no ambiente de trabalho, sem comprometer a si mesmo ou aos outros profissionais.
Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar a e que ela se prolongue com o passar do tempo.
Do contrário, os distúrbios que acompanham a falta dos cuidados com o psicológico podem acarretar diversas consequências negativas para o indivíduo, como nos estudos, trabalho, relação com a família, autoestima e atividades sociais.
No ambiente de trabalho, a saúde mental dos colaboradores se tornou um foco crucial para empresas que buscam criar culturas de trabalho sustentáveis e eficazes. As mudanças rápidas na sociedade e constantes, o futuro incerto, os problemas sociopolíticos, as demandas crescentes e a pressão por resultados podem afetar negativamente o bem-estar mental e se tornarem os principais motivos para o surgimento de doenças psicossociais nos profissionais.
Colaboradores que enfrentam problemas de saúde mental podem sentir-se desmotivados e sobrecarregados, levando a uma maior rotatividade de pessoal.
Além disso, a falta de suporte emocional pode fazer com que os colaboradores procurem oportunidades mais saudáveis em outros lugares.
Por que as empresas devem se preocupar com um ambiente de trabalho saudável?
Em um ambiente de trabalho saudável e organizado, não hostil e motivador, os colaboradores podem compreender e desempenhar as suas funções da melhor forma possível para concretizar o trabalho esperado pela empresa.
Um ambiente de trabalho saudável, livre de estresse e conflitos, oferece aos colaboradores todas as ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções, garantindo que fiquem menos distraídos e mais eficientes para o desempenho de suas atividades.
Conheça os principais pilares que auxiliam a equilibrar a saúde mental no trabalho para os seus colaboradores:
1. Ofereça benefícios que estimule o autocuidado
2. Incentive atividades físicas
3. Integre os colaboradores
4. Mantenha atenção aos feedbacks
5. Alivie sobrecargas
6. Adote programas de incentivo à saúde mental.
7. Preste atenção aos sinais. As queixas mais comuns, são:
- Falta de motivação
- Negativismo
- Lapsos de memória
- Falta de concentração
- Fadiga crônica
- Sono excessivo ou insônia
- Dores de cabeça
- Constipação
- Falta de ar
- Dores no peito
- Náusea
- Desmaio etc.
Tomada a decisão de levar o tema a sério, chega a hora de agir. Infelizmente, não há fórmula mágica. Assim como na saúde física, os transtornos mentais têm causas múltiplas e se manifestam de maneiras diferentes. Do ponto de vista individual, somente um profissional conseguirá diagnosticar. Mas, pensando do ponto de vista da empresa, algumas atitudes gerais ajudam a proporcionar um ambiente mais saudável.
A primeira e mais crucial delas é o mapeamento da situação. É para isso que servem as pesquisas de clima organizacional. Mas a empresa deve adotar uma postura realmente acolhedora. Sem isso, nenhum colaborador vai se sentir à vontade para admitir que o trabalho o está adoecendo, seja por medo de represálias ou por sentir que não será levado a sério.
Precisamos destacar que um ambiente de trabalho psicologicamente seguro é diferente de contar com colaboradores mentalmente saudáveis. Amy Edmondson, professora de liderança da Harvard Business School, explica que:
“Um local de trabalho dotado de segurança psicológica é aquele em que se vivencia confiança e respeito em suas relações. É perceber e sentir que existe abertura e segurança para expressar ideias, preocupações e questionamentos.”
A gestão da empresa tem um efeito fundamental sobre a saúde mental dos funcionários. Se você é líder, veja como identificar problemas psicológicos em pessoas da sua equipe e criar um ambiente de trabalho mais saudável.
E se precisar de ajuda para desenvolver sua liderança e sua equipe, conte comigo.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.