Seu planejamento está alinhado ao seu propósito?

Seu planejamento está alinhado ao seu propósito?

janeiro 30, 2023 0 Por Cleisse Mello

O que faz você sair da cama todos os dias para encarar sua jornada? Qual o seu propósito de vida?

Mas o que significa propósito? Significa finalidade ou intuito. Considerado o tema do momento, viver com propósito é ter uma direção a seguir, assim como sonhos, metas e objetivos. Uma pessoa com propósito é aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo. Então, podemos definir “propósito de vida” como uma intenção ou projeto para a vida. Isto é, ter um propósito envolve descobrir o que você ama e que lhe faz feliz

Embora pareça algo simples, não é todo mundo que consegue estabelecer o seu com clareza. E algumas pessoas levam anos para isso. Outras, talvez, tenham vivido a vida toda sem encontrá-lo.

Quem encontrou seu objetivo na vida utiliza sua paixão para melhorar sua vida e a de outros ao seu redor, porque tem uma missão para sua existência na terra. Isso envolve também auto aceitação, pois você deve sempre fazer o melhor respeitando seus limites. Ter um propósito é ter algo a entregar de fato. É saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.

Para descobrirmos nosso propósito de vida, é fundamental uma jornada de autoconhecimento. Isso significa, entre outras coisas, nos observarmos. Perceber o que gostamos ou não de fazer, quais causas chamam mais a nossa atenção, qual legado queremos deixar neste mundo. Que diferença queremos fazer aqui na Terra. Esse processo pode ser feito sozinho, ou com a ajuda de um profissional. No entanto, é importante alinhar expectativas. Geralmente passamos tanto tempo vivendo condicionados à uma vida e à uma carreira, que não sabemos mais quem somos ou o que queremos. Por isso, esse é um processo que leva tempo.

Não existe uma fórmula definitiva. Afinal, ele é o seu propósito; é uma questão muito íntima e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar.

Em relação aos negócios, quando o seu propósito é bem definido, é muito provável que o da sua empresa também seja. Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece.

Você já deve ter assistido ao clássico “Alice no País das Maravilhas” e deve se recordar da cena em que Alice se depara com aquele gato sorridente. Confusa sobre o caminho que tem pela frente, ela desabafa que só queria saber por onde seguir. Então, ele responde que isto dependia de onde ela queria ir. Quando Alice responde que não sabe, ele lança a famosa frase: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.

A reflexão é: Já sabe o caminho que quer percorrer? Agora planeje e defina os passos para seguir seu propósito. Esse, sem dúvida é o caminho do seu sucesso.

  1. Saiba quais são seus valores
    Valores, são as crenças pessoais mais importantes para você. Saber quais são os seus, é fundamental para entender que tipo de trabalho, função e ambiente combinam com seu perfil.
  2. Leve em consideração o que realmente faz sentido para você
    Esqueça o que seus pais, amigos, professores e outras pessoas que influenciam suas opiniões falam por um momento. Se pergunte: O que você gostaria mesmo de fazer?
  3. O que você faria se não precisasse de dinheiro?
    Parece estranho, mas esse é um bom termômetro: Procure o emprego que aceitaria se não precisasse do dinheiro. É o que fará com que você se sinta bem e você deve continuar nessa direção, pelo menos de maneira geral.
  4. Pense em suas motivações
    Quais são seus gatilhos e o que te faria levantar da cama todas as manhãs? Sem censura prévia, se questione e liste todas as possibilidades.
  5. Que marca quer deixar no mundo?
    Reflita: como gostaria de ser lembrado? Que tipo de legado lhe daria orgulho? Mais uma vez, não se censure.
  6. Quem você admira e por quê?
    Escolha alguns ídolos e pense: o que admira neles? Quais são as características, ações ou jeitos de pensar que os tornam tão inspiradores? Ao analisar seus modelos, você entende melhor o que tanto lhe inspira. Leia, assista e pesquise tudo que puder sobre essas pessoas.
  7. Anote tudo… Tudo mesmo.
    Se preferir desenhar e rabiscar a escrever, também vale. Faça como for confortável para você. Também não se preocupe com pormenores, como os jargões corretos ou se aquilo é realista – este é um momento de reflexão profunda, então anote tudo. Anotar seus pensamentos, é um jeito de tornar materiais suas reflexões e não perder nada de vista. Se quiser, pode inclusive carregar um bloco ou um caderno por aí para anotar algo novo, sempre que passar pela sua cabeça.

Seja bastante detalhista. Quanto mais detalhes tiver, mais fácil será transformar tudo isso num plano de desenvolvimento individual (PDI), com metas, prazos e objetivos. Exige uma boa dose de esforço, mas isso sempre vale a pena.

Finalizamos lembrando que é fundamental que não paralise seus sonhos enquanto não encontrar seu propósito de vida. Isso não é algo que acontece do dia para a noite, com a maioria de nós. É algo que acontece ao longo da vida. Todavia, não é prudente esperar definir esse propósito para entrarmos em ação.  Precisamos nos colocar em movimento para descobrirmos quem somos e o que queremos da vida. Se você não tem um projeto, estabeleça um provisório, mas dê os primeiros passos. Caminhe e aos poucos vá se descobrindo. Faça!

E se precisar de ajuda, conte comigo!! 

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.