Seu ano só começa depois do carnaval?

Seu ano só começa depois do carnaval?

fevereiro 27, 2023 0 Por Cleisse Mello

Quando seu ano começa?  01 de janeiro ou depois do carnaval? Enquanto você fica aguardando o carnaval passar, projetos estão sendo implementados, novos empreendimentos estão sendo abertos e centenas de pessoas estão realizando vendas e ganhando muito dinheiro nesse período considerado inútil para os negócios.

Ao pensarmos ou nos comportarmos acreditando que o ano só começa depois do carnaval, estamos presos a um sabotador, utilizado como um pretexto para quem está com dificuldade, medo, ou ansiedade para realizar algo.

Ficar esperando o “carnaval passar”, no entanto, pode não ser a melhor estratégia para quem quer colocar a vida nos trilhos.  Deixe isso para aquelas pessoas que precisam de artifícios para começar o que realmente importa e usam o carnaval como desculpa para adiar seus compromissos.

Podemos afirmar então, que a frase “o ano só começa depois do carnaval”, é na verdade uma desculpa para procrastinar. Assim como esse, utilizamos vários outros pretextos, ao longo da vida, para justificar atividades que não foram executadas, alegando estar esperando o momento certo.

A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação. Ou seja, é aquela mania de deixar tudo para depois. Adiamos o máximo possível algo que poderíamos ter começado antes.

De acordo com o especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa, são cinco os principais motivos que levam uma pessoa a procrastinar:

1. A falta de tempo é uma das desculpas mais usadas. O motivo da falta de tempo é que, ele é utilizado para fazer coisas não relevantes, como checar e responder e-mail, e redes sociais, por exemplo.

2. A dúvida, é o motivo que a pessoa tende a adiar tarefas que não sabe como resolver. Ao invés de procurar ajuda, prefere se ocupar com outras responsabilidades e compromissos.

3. O receio de que alguma atividade depois de realizada possa gerar algum problema, também é um motivo para postergar e não fazer o que deve ser feito.

4. Atividades que demandam tempo e dedicação também são procrastinadas. Outro fator que contribui para essa enrolação é quando a tarefa é classificada como complicada.

5. A falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação.

Essas manobras, realizadas por nosso cérebro para se esquivar de responsabilidades, são na verdade uma autossabotagem. E todos esses motivos podem ser justificados pela espera do momento certo para a realização.

Não dá para esperar o momento perfeito para começar uma mudança ou retomar a rotina. Se você sempre esperar o momento perfeito, o carnaval passar, o ano começar, o Brasil sair da crise, estará terceirizando a chance de felicidade a fatores externos a você.

É importante buscar o equilíbrio e não deixar que nada atrapalhe o início do que é preciso fazer, seja focar no trabalho, nos estudos, arrumar a casa, começar uma dieta, um novo projeto ou mesmo dar continuidade aos que já estão em andamento. Tem gente que gosta muito do carnaval e não faz mais nada enquanto o feriado não termina. Já outras pessoas, não gostam e reclamam que nada acontece nessa época, mas também não fazem nada para mudar. Não dá para viver uma vida de excessos nem de restrição. É preciso equilíbrio.

Como dissemos antes, não existe momento ideal par dar um passo na direção do que se quer. Independente do carnaval ou de qualquer feriado. Você é o responsável para construir a realidade que quer para si. Quando você se conscientiza disso, não dá vontade de esperar mais nenhum dia passar. Nem o carnaval. Então, o que está esperando, arregace as mangas e mãos à obra. Senão, o ano vai terminar e mais uma vez os projetos ficarão no papel, e a oportunidade de faturar mais durante um ano todo, será desperdiçada a espera da hora certa para começar.   

Então, onde está a sua lista de metas para este ano? Como já disse lá em cima: Mãos à obra!

Aqui vão algumas dicas para você, que ainda não iniciou o ano de verdade, e fazê-lo em grande estilo. Afinal, a organização auxilia em nossos empreendimentos.

  1. Olhe o seu momento atual e se pergunte: como está sua empresa e seu trabalho? Quais os seus planos para o futuro?
  2. Depois de olhar para o momento atual e escolher montar um plano para o futuro é preciso olhar para nossa forma de agir e entrar em ação:  Quais atitudes não te servem mais? Quando trabalhamos o autoconhecimento, aprendemos a lidar melhor com as nossas qualidades e necessidades de melhorias. Quem sabe não é a hora de você se libertar de alguns padrões emocionais e refletir sobre a sua transformação interna?
  3. Continue sua autoavaliação e defina: Qual o primeiro passo que precisa dar para alcançar o sucesso de seu negócio/carreira? O que está faltando para você começar? 

Conhecer a si mesmo, seus objetivos, estabelecer as metas profissionais, reconhecer as dificuldades internas e saber como lidar com elas é a melhor maneira de fugir da autossabotagem e fazer com que seu ano comece no dia primeiro de janeiro.

O controle da sua vida é sua responsabilidade e você pode estar no comando de tudo. Alcance a liberdade que você tanto almeja de maneira consciente, enfrentando seus sabotadores para atingir o sucesso. 

Lembre-se que muitos negócios já começaram o ano em ritmo acelerado, e certamente terão resultados surpreendentes ainda em fevereiro. Simplesmente porque não estão esperando “o ano começar de verdade” para investir em mudanças, novos planejamentos, ações específicas. Precisamos cuidar do que precisa ser feito para não empurrar 2023 com a barriga. Mãos à obra!!!

Se você quer uma ajudinha para organizar melhor seu ano, pode contar comigo!

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.