Você está pronto para novos desafios?
Você é do tipo que espera que os gestores e empresas se ocupem de sua carreira? Pois a maioria quando está engajado em alguma empresa pensa assim. Porém, precisamos lembrá-los que cada profissional precisa se preocupar com sua evolução profissional. As empresas fazem crer aos seus profissionais que elas vão cuidar da carreira deles. Cabe a cada um criar suas oportunidades. Mas, sabemos também, que não é tão fácil fazer boas escolhas de carreira.
O convite que te faço a refletir hoje é: Saia do conforto e assuma novos desafios!
Isso mesmo, é preciso sair da zona de conforto, estar preparado e disposto a mudar. Vamos a um exemplo para te ajudar a ampliar sua visão, pensando na seguinte situação: de repente, você fica sabendo que receberá uma promoção… Uau, que coisa boa! Mas… você passará a liderar os seus colegas. Aqueles mesmos que almoçam com você todos os dias. Você se sente preparado para assumir novos desafios e liderar essas pessoas que são suas amigas?
Muitas pessoas só de pensar nisso, congelam. Outras até desistem. Quando faço essa pergunta nas empresas ou nos meus cursos, fico decepcionada com as respostas que recebo.
Isso porque nós tendemos a acreditar que estamos preparados para ocupar posições mais destacadas quando dominamos plenamente as atividades sob nossa responsabilidade e, simultaneamente, nos sentimos suficientemente preparados para enfrentar novos desafios. Mas na verdade é impossível dizer-se preparado para ser promovido sem se ter cuidado, de forma exemplar, da preparação de nosso sucessor e no aprendizado das novas habilidades que esse novo cargo requer.
E é bom que tenhamos em mente que quanto mais a empresa reconhece nossa competência, maior será o desafio de preparar alguém para ocupar nosso lugar também. Já pensou nisso?
Vamos falar desse desafio do sucessor na próxima semana. Hoje vamos focar em olhar para as novas oportunidades.
Perceba que ao enfrentar o medo do novo, abrimos um universo repleto de possibilidades e oportunidades. Por mais desafiador que isso possa parecer, cada meta e objetivo conquistados mostram, justamente, como é essencial ousar e permitir-se ir além.
Voltando àquela provocação, você sabe quais são os principais desafios desse novo cargo? Já parou para pensar se está pronto para enfrentá-los? Esse deve ser seu foco ao buscar promoção e ascensão na empresa.
Muitas vezes estamos muito focados nas nossas tarefas e não damos conta de perceber que somos limitados aos desafios diários do cargo que ocupamos. Muitos profissionais reclamam que seu trabalho não oferece desafios ou que os gestores não valorizam o serviço realizado. Entretanto, todas as vezes que são convidados a participar de um trabalho novo e diferente, reagem de forma negativa.
Profissionais com esta atitude estão estacionados em sua zona de conforto e, ao invés de encarar o desafio como uma oportunidade de aprimoramento e projeção, consideram que a nova atividade é um castigo ou abuso de seus líderes. Estes colaboradores, em geral, são aqueles que passam anos fazendo a mesma coisa, sempre reclamando e culpando a empresa por sua estagnação.
Mas também temos aqueles que estão em busca por coisas novas, estão sempre dispostos a mostrar seu potencial e colaborar com novas ideias e soluções. Para estes colaboradores, o desafio é um combustível essencial para seu crescimento e para a motivação profissional.
E quais são as vantagens de desafiar-se e ser desafiado?
- Primeiro é sair da zona de conforto;
- Não se estagnar profissionalmente;
- Acumular novas experiências e conhecimentos;
- Aprender a superar obstáculos e seguir em frente;
- Ganhar projeção profissional e aumentar a resiliência;
- Desafiar os próprios limites e ir além;
- Criar oportunidades de sucesso;
- Evidenciar suas competências e habilidades;
- Desenvolver maior versatilidade profissional;
- Tornar mais ágil a resolução de problemas;
- Acessar novas possibilidades na vida e carreira;
- Abertura para aprender e compartilhar conhecimento;
- Valorização profissional e aumento da autoestima;
- Maior reconhecimento de suas capacidades individuais;
- Oportunidade de trabalhar em equipe e ter novas experiências;
- Mostrar seu lado criativo, capacidade de ação e colaboração;
- Desenvolvimento de visão sistêmica.
Já temos motivos de sobra para nos lançarmos nesse novo ano. O que acha?
Pensando nisso, vou deixar aqui algumas dicas úteis que não só ajudarão você a lidar com os desafios do local de trabalho com mais facilidade, mas também ajudarão você a abrir o caminho para o sucesso.
1. Mantenha a calma:
Quando você está trabalhando com um grupo de pessoas, você precisa manter um relacionamento cordial com todos. As pessoas gostam de ajudar aqueles que são alegres e gentis. Se você está irritado o tempo todo, nenhum de seus colegas poderá ajudar você a se encontrar em uma situação delicada.
2. Procure se aconselhar com os mais experientes:
Como você pode resolver algo que não encontrou antes? Você tem que improvisar ou procurar aconselhamento com uma pessoa que tenha enfrentado algum tipo de problema parecido com o seu. Busque os conhecedores e experientes, eles podem não apenas dar conselhos úteis sobre o seu problema, mas também oferecer algumas dicas cruciais para impulsionar a carreira ao longo do caminho
3. Trabalhe estratégias:
Você não pode confiar apenas nos seus instintos e improvisar o tempo todo, sempre que surgir um problema. Ao criar uma estratégia para um problema específico, você precisa observar e analisar a situação. Você precisa ser realista o tempo todo. Tome um tempo significativo para planejar. Não importa o que a situação exigir, não se apresse com isso.
4. Não tenha medo de correr riscos:
Você deve correr riscos com mais frequência do que o esperado. Você precisa se preparar para enfrentar seus medos. Você não deve perder uma oportunidade apenas porque está com muito medo de arriscar segurança no emprego. Enfrente cada um desses desafios e tome as medidas adequadas para superá-los.
5. Acredite em si mesmo:
Não importa em qual setor você esteja empregado, você pode conseguir mais do que pode imaginar se sentir confiante em relação ao seu trabalho o tempo todo. Se você não tem fé em si mesmo, como pode esperar que os outros acreditem em você? Você acreditando em seu potencial, isso reflete em seu desempenho.
6. Dê uma pausa:
Dê um tempo para você mesmo. Trabalhar implacavelmente sem qualquer interrupção, não só faz com que você perca os pequenos prazeres da vida, mas também prejudique sua saúde mental.
Tanto no âmbito pessoal como no profissional, é muito importante ir à luta e estar sempre disposto a enfrentar novos desafios. Agora é planejar seus novos passos e muito sucesso.
Vá firme e sempre em frente!
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.