Qual a importância da inteligência emocional para líderes?

Qual a importância da inteligência emocional para líderes?

fevereiro 13, 2023 0 Por Cleisse Mello

Hoje vamos começar fazendo uma reflexão sobre o tipo de líder que você é: aquele que grita com os membros da equipe quando está sob pressão ou o que consegue respirar fundo e avaliar a situação com calma antes de agir?

Esse é um ponto importante quando estamos liderando equipes, pois para motivar pessoas, é preciso estar emocionalmente bem. Do contrário, sentimentos e impulsos irão atrapalhar nos relacionamentos e prejudicar o andamento das atividades laborais.

Sendo assim, todo líder deve ter bem claro, em sua mente, que liderança e inteligência emocional estão diretamente relacionadas, pois para liderar com eficiência, é imprescindível que haja inteligência emocional por parte daquele que está no comando de uma equipe ou de uma organização.

Sabendo dessa importância, vamos entender o que é inteligência emocional: É a capacidade que o ser humano tem de compreender e controlar suas emoções e a das pessoas que o cercam. O indivíduo que tem inteligência emocional consegue entender aquilo que ele está sentindo, bem como o significado e a natureza daquelas emoções. Ser emocionalmente inteligente é saber sentir essas emoções e buscar o que há de melhor nelas.

O líder que possui inteligência emocional é capaz de conduzir uma equipe ou uma organização de maneira mais eficiente. Isso porque, em situações mais estressantes e conflituosas, essa habilidade é essencial para avaliar os fatos e chegar a soluções eficazes.

Quando não há inteligência emocional por parte da liderança, fica bem mais difícil conduzir os trabalhos e alcançar os resultados previamente estabelecidos. O clima tende a ficar muito pesado e desconfortável para os colaboradores, impactando negativamente seu desempenho. A ausência de inteligência emocional do líder inibe os liderados de exporem suas ideias e também suas próprias emoções.

Este tema é extremamente relevante e fundamental para estarmos atentos, pois, infelizmente, nem todos nós aprendemos a lidar com as nossas emoções, assim acabamos criando alguns vícios de comportamentos e mal olhamos para dentro, a fim de entendê-los. Mas, é importante ressaltar, que inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida. 

Como estão percebendo, ser inteligente emocionalmente, começa de dentro para fora em qualquer área da vida. Quando você começar a mudar e entender melhor seus sentimentos, é possível assim, lidar com as situações externas.

Você deve estar se perguntando: Como melhorar a inteligência emocional?

Pois bem, separei aqui algumas dicas fundamentais para que você possa melhorar a sua inteligência emocional. Confira:

1 – Desacelere de vez em quando

Para melhorar a inteligência emocional, é importante saber desacelerar um pouco para avaliar determinada situação com mais calma e racionalidade. Dessa forma, evita-se reagir por impulso e de forma precipitada.

2 – Não tenha medo de se mostrar vulnerável

A vulnerabilidade é um aspecto que humaniza a figura do líder. Assumir que você nem sempre terá a resposta para tudo é algo positivo para a inteligência emocional.

Quando o líder expõe sua vulnerabilidade e é honesto em relação a isso, alia-se a pressão emocional de não poder nunca cometer erros. Além disso, isso o aproxima de seus liderados.

3 – Compartilhe informações com seus colaboradores

A motivação, que é um dos pilares da inteligência emocional, está diretamente ligada ao conhecimento que os colaboradores têm, sobre o funcionamento da equipe e sobre os projetos em desenvolvimento.

Portanto, é importante que o líder mantenha seus colaboradores muito bem-informados e compartilhe seus conhecimentos.

4 – Ajude seus liderados a se desenvolverem pessoal e profissionalmente

O líder com inteligência emocional busca incentivar o crescimento de seus liderados, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Ele entende que, para que sua equipe ou organização consiga alcançar melhores resultados, é importante criar condições para que cada colaborador também possa prosperar individualmente.

5 – Atente-se às diferentes perspectivas

Por fim, encerrando as nossas dicas de como melhorar a inteligência emocional, é necessário que o líder desenvolva a capacidade de ouvir, o que as outras pessoas a sua volta têm a dizer e como cada uma delas enxerga determinada situação. Essa é uma forma de praticar a empatia e chegar a soluções mais eficazes.

Como você viu, a competência da inteligência emocional é essencial para que um líder consiga ter sucesso em exercer plenamente sua liderança, quer seja no mundo corporativo, em grupos sociais, na escola ou em casa. A liderança está presente em diferentes ambientes e papéis que todos nós vivenciamos. Mas, para isso, é preciso tomar consciência de seu funcionamento emocional, para assim lidar com as diversas situações no ambiente corporativo.

Quando liderança e inteligência emocional andam de mão dadas, as dificuldades na gestão de pessoas dão espaço para uma cultura organizacional favorável para os colaboradores, para a motivação e produtividade, para a felicidade corporativa e grandes resultados. Se quiser aprofundar mais, veja outros artigos sobre Liderança e Soft Skills no blog e conte comigo para te ajudar nos passos do desenvolvimento de sua Liderança Humanizada.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.