Conheça as principais etapas do Planejamento Estratégico

Conheça as principais etapas do Planejamento Estratégico

fevereiro 14, 2022 0 Por Cleisse Mello

Já estamos conversando desde 2021, sobre a importância dos gestores de negócios em transformar a estratégia da sua empresa em um plano, pois é fundamental usar a proatividade para conectar os objetivos da empresa aos trabalhos diários.

Já falamos também que no universo dos negócios, estamos sempre buscando resultados, mas como o próprio nome diz, resultado “é o que resulta, o que é a consequência, o efeito de uma ação”, logo será o espelho de todo um processo realizado a curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, para ter um ano de crescimento, é fundamental traçar metas e planejar como alcançá-las. No entanto, as etapas do planejamento estratégico, vão bem além desses dois itens. Portanto, para conseguir de fato colocá-lo em prática, será preciso realizar o processo completo, não apenas parte dele.

Como já tratamos anteriormente, o planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico, que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma instituição, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja.

Atualmente, os planos estratégicos são entendidos como elementos dinâmicos que precisam ser aprimorados constantemente para manter sua capacidade de fornecer uma direção segura. Afinal, as mudanças no mercado e as inconstâncias, cada vez mais frequentes, vêm provocando resultados mais intensos em todos os ramos empresariais, gerando grandes transformações nas organizações.

Nesse sentido, as etapas devem ser concluídas de modo a gerar aprendizado e permitir a evolução constante do sistema. O que pode ser feito com o auxílio do ciclo PDCL:

  • Planejar (plan) – examinar a situação da empresa e fixar objetivos, metas, estratégias e plano de ação;
  • Executar (do) – colocar as diretrizes em prática, reunindo lideranças e delegando tarefas;
  • Checar (check) – verificar a produção dos resultados, identificando o que funciona e o que não funciona;
  • Aprender (learn) – utilizar o feedback da execução como conhecimento para aprimorar os planos.

Para que isso seja possível, é fundamental saber as etapas de um planejamento estratégico para realizá-lo de forma assertiva, já que é um instrumento que servirá como guia para o trabalho das equipes. Vamos a elas:

1. Entenda o ecossistema da empresa

Desenvolva uma visão macro e compreenda o papel das partes interessadas, como clientes, fornecedores, parceiros, sócios, acionistas e órgão públicos. O negócio não é um ente isolado, mas uma unidade dentro de um mercado com diversos outros atores.

Por isso, realizar pesquisas de mercado, que permitem a análise das necessidades e os interesses do público-alvo, é importante mapear a cadeia de valor da organização, em busca dos elementos relevantes para o seu sucesso.

2. Analise os ambientes internos e externos

Trace um quadro geral das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa com o auxílio da analise SWOT. Os dois primeiros elementos dizem respeito ao âmbito interno, enquanto os dois últimos, ao ecossistema.

É preciso, mais do que nunca, analisar muito bem o contexto e trabalhar com diferentes cenários.

3. Defina objetivos e metas e os seus desdobramentos

Nessa fase do processo fica muito clara a importância do pré-planejamento, ou seja, da revisão do que aconteceu no ano anterior. Dessa forma, é possível ver pontos positivos e pontos de melhoria e restabelecer as metas para o novo ano.

Em relação à definição dos objetivos, ao planejar, também é essencial, ter em mente que eles precisam ser desdobrados em metas menores. Não faz sentido definir, por exemplo, somente três grandes objetivos se, para alcançá-los, será indispensável bater nove metas que são seus desdobramentos. Fixe objetivos realistas para os próximos anos e crie metas específicas.

4. Construa o mapa estratégico

Se você não sabe qual caminho irá trilhar, certamente não vai chegar onde deseja. Essa é uma ideia bem básica que todos nós conhecemos e que é parte indispensável das etapas do planejamento estratégico.

Pense em meios para minimizar as fraquezas e ameaças, bem como para maximizar as forças e oportunidades. A partir de então, selecione quais deles criam condições favoráveis para cumprir as metas estabelecidas e concretizar os objetivos no longo prazo.

5. Elabore um plano de ação

Saindo um pouco da parte mais teórica, entramos na prática para estabelecer quais serão as ações, isto é, qual o papel de cada área e de cada um do time nessa batalha. Portanto, juntamente com o seu time, descreva as atividades, atribua as responsabilidades e determine os prazos de entrega relacionados a cada uma das ações táticas. Uma boa forma de fazer isso é definir essas atividades em cascata até chegar no âmbito individual

A ferramenta essencial, nesse caso, é a matriz 5W2H, que consiste em um questionário simples para descrição de planos de ação. Responda aos 7 itens abaixo:

  • O que será feito? (What?)
  • Por que será feito? (Why?)
  • Quando será feito? (When?)
  • Onde será feito? (Where?)
  • Quem fará? (Who?)
  • Como fará? (How?)
  • Quanto custa? (How Much?)

O segredo é elaborar esses planos para cada uma das estratégias. Até porque eles facilitam a delegação de tarefas para os setores, uma vez que esclarecem as tarefas com precisão.

6. Escolha indicadores de desempenho

Complemente as metas com indicadores de desempenhos permitindo que a empresa acompanhe objetivamente os resultados. Isto é, não basta querer vender, lucrar, economizar ou crescer mais, é preciso dizer exatamente quanto. Não esqueça de incluir na sua empresa métricas.

7. Revisar regularmente o planejamento estratégico

Será absolutamente impossível ter um planejamento estratégico efetivo se ele ficar esquecido em uma gaveta, por isso, para ter os efeitos desejados, ele não pode ser apenas um papel, precisa estar visível e ser compartilhado e usado por todos.

 8. Monitore e avalie os resultados

Acompanhe periodicamente os resultados. Normalmente, isso passa por desdobrar os objetivos de longo prazo em tempos menores, como meses, trimestres ou semestres. Assim, é possível corrigir estratégias equivocadas e alinhar os planos diante de situações novas. Fechamos hoje nossa reflexão lembrando a frase de Peter Drucker “ A melhor maneira de prever o futuro, é cria-lo”, logo, mãos a obra.

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.