O que é Empreendedorismo Social?
Tenho recebido várias solicitações para falar de empreendedorismo social, pois vários empresários e empresas querem caminhar para esse lado, mas não entendem a diferença. Então vamos lá:
Empreendedorismo social é um conceito que possibilita a construção de negócios, cujo maior impacto são melhorias na sociedade.
O termo empreendedorismo social acontece quando um empreendedor decide montar um negócio, com o objetivo de gerar benefícios para uma determinada parcela da sociedade e se refere a uma série de ações e iniciativas de inovação, dirigidas à solução de problemas sociais. Esses benefícios podem ser inclusão social, melhorias na cidade, formação profissional de uma determinada camada social, dentre outros.
É uma forma inovadora de atuação de empresas, que vai além do lucro, ou seja, a organização carrega consigo a responsabilidade de promover benefícios para toda a sociedade.
Os empreendimentos sociais atuam no combate à vulnerabilidade social. Por conta disso, países marcados por problemas socioambientais, como o Brasil, são um campo fértil para o surgimento de modelos de negócios desse tipo.
Diante da impossibilidade do poder público de cuidar de todos os problemas de uma sociedade, é natural que o empreendedorismo social se expanda. Em geral, costuma surgir em tempos de crise ou diante de um problema social que carece de solução. Por isso, o seu foco principal é contribuir para melhorar aquele determinado problema.
O perfil do empreendedor social é diferente daquele inserido numa lógica empresarial pura e simples. Nesse contexto, a empatia é uma característica essencial que define não só o que é empreendedorismo social, mas o sujeito ativo dessa iniciativa. Ser empático é ter capacidade de se identificar e ver a realidade pelos olhos do outro. Lembrem que falamos sobre isso na semana passada.
Além da empatia, outra característica marcante de um empreendedor social é estar inconformado com as injustiças e desigualdades. Talvez seja esse o principal motor que induz a ação de quem deseja transformar o mundo.
A repercussão positiva dessas ações se dá principalmente em três segmentos relevantes para a sociedade:
Educação: em localidades com déficit no desempenho educacional, iniciativas de empreendedorismo social destinadas à formação de educadores ou gestores de educação podem ajudar a melhorar a qualidade do ensino gerado nas escolas, contribuindo a longo prazo para o desenvolvimento da região.
Saúde: Empreendimentos sociais que atuam oferecendo acesso à saúde para comunidades carentes ou afastadas dos grandes centros urbanos auxiliam o Estado na garantia de saúde de qualidade às populações vulneráveis.
Meio Ambiente: o meio ambiente talvez seja o segmento atual em que o empreendedorismo social cause mais impacto. Iniciativas preocupadas com a expansão de tecnologias verdes, mercado de orgânicos, biotecnologia, análise de fauna e flora etc. são exemplos de empreendimentos que transformam positivamente a sociedade.
Para caminhar nessa trilha, conheça alguns passos para a criação de um empreendimento social:
1º passo: Ter uma ideia
Explore potenciais ideias de negócio. A ideia precisa ser realizável, autossustentável, envolver pessoas e segmentos da sociedade e promover impacto social. Comece questionando que causas ou problemas me identifico mais? Tenho experiência neste segmento?
2º passo: Estabelecer objetivos
Os objetivos são alvos a serem atingidos ao longo de um determinado tempo. O empreendedorismo social deve usar sua criatividade, coragem e força, para criar um cenário que assegure benefícios permanentes para inicialmente, um grupo social e posteriormente, para a sociedade em geral.
3º passo: Definir as estratégias
As estratégias são caminhos a serem seguidos, como pretende concretizar seus objetivos. As estratégias são categorias de ações que denominam a aplicação de pessoas e recursos financeiros e materiais. O empreendedor precisa planejar suas ações. Já possui uma equipe? Definiu as funções de cada componente? Que recursos tenho para investir? Uma ideia é trabalhar com projetos, com prazos, ações e recursos planejados. As principais ações estratégicas são relacionadas à captação de recursos financeiros, a parcerias, a convênios com empresas privadas e governamentais e até mesmo com outros empreendimentos sociais.
4º passo: Implementar a ideia
Converter ideias em negócios é a chave de tudo, procure fazer uma análise de viabilidade e riscos. Após as estratégias obtidas, estabeleça as responsabilidades de cada componente de seu negócio. Geralmente, os empreendedores sociais reúnem muitos voluntários e apoiadores. Leve em consideração o trabalho em rede. É importante definir prazos e metas. Pense e crie processos operacionais, comerciais e financeiros, vinculados as estratégias. Deve procurar a eficiência gerencial para recuperar as despesas e remunerar seus integrantes, possibilitando a dedicação integral de todos. A transparência na gestão é essencial.
5º passo: Monitorar o impacto social
Por definição, impacto, é efeito de uma ação. Nos empreendimentos sociais, é uma avaliação das mudanças, positivas ou negativas, produzidas pela intervenção. Os impactos sociais são em sua maioria subjetivos, e difíceis de serem mensurados.
No entanto, a mensuração desses impactos nos leva a uma visão da realidade e, assim, tomar decisões mais assertivas. Medir o impacto significa uma prestação de contas à sociedade. Por exemplo, ampliação das possibilidades de obtenção de renda, promover o acesso à educação, aumento da autoestima ou a própria história da transformação social gerada.
Cada negócio deve criar seus objetivos de impactos e suas métricas, tais como, número de beneficiários, número de empregos gerados. Além dos dados quantitativos, o impacto gerado está em entender qual a mudança obtida depois da intervenção realizada, seja com um produto ou serviço.
Agora que você já conhece o que é empreendedorismo social, comece hoje sua iniciativa para mudar uma sociedade e o mundo!
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.