O líder tem utilizado a empatia na dose certa?

O líder tem utilizado a empatia na dose certa?

agosto 22, 2023 0 Por Cleisse Mello

Um líder é capaz de influenciar positivamente as pessoas e no seu papel à frente das equipes é importante desenvolver características especiais. Uma delas é a liderança empática e seu poder de transformar as relações e o ambiente de trabalho.

A liderança, por si só, é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas ou até mesmo uma empresa. É preciso que o líder saiba quais são os objetivos que pretende alcançar a fim de motivar os membros de seu time para que todos trabalhem em prol de um objetivo comum.

Nesse contexto, a empatia se torna uma habilidade muito importante nas soft skills, pois se colocar no lugar dos outros e entender como se sentem, suas dificuldades e suas expectativas é algo que todo líder deve desenvolver continuamente. Gerentes e líderes que expressam empatia e compaixão ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo, onde todos podem se sentir valorizados, motivados e se tornarem mais produtivos.

Isso porque a empatia é uma das competências-chave da inteligência emocional, uma habilidade vital na liderança eficaz, capaz de promover a confiança e o engajamento da equipe.

A preocupação com o outro, como ele sente e reage às mais variadas ocorrências do dia a dia deveria ser um comportamento normal dentro e fora das empresas. Entretanto, a empatia ainda é uma característica a ser desenvolvida, sobretudo, em profissionais que exercem o cargo de liderança.

Será que as lideranças estão sabendo utilizar a empatia na medida certa? Será que algumas vão além do que deveriam, levando a uma tomada de decisão parcial ou a um esgotamento emocional? Ou será que seus esforços soam falsos, criando o distanciamento da equipe?

Com base em três pilares importantes – afetividade, cognição e regulação das emoções – a empatia estimula o poder da compreensão e do compartilhamento. Dessa forma, um ambiente empático favorece as relações, permitindo que as pessoas interajam com leveza e cumplicidade, o que é fator primordial para que o líder consiga resultados satisfatórios.

O modelo tradicional de liderança já não tem mais espaço em um mundo corporativo que dissemina a importância de as empresas se preocuparem com o bem-estar dos colaboradores. Para ter uma equipe motivada e produtiva, os líderes precisam conhecer bem a equipe, seus pontos fortes e fracos.

A liderança empática é transformadora, permitindo uma gestão mais humanizada, justa e próxima. É essa proximidade que pode gerar melhores resultados, uma vez que a equipe se sente pertencente e com maior liberdade para dialogar, expressando seus sentimentos sem receio de uma interpretação equivocada.

A liderança empática demanda um processo de construção e desenvolvimento, de dentro para fora. Isso quer dizer que o líder precisa entender a importância de estabelecer uma relação de confiança e que a empatia é um ingrediente importante nesse contexto.

Existem boas formas de desenvolver essa habilidade, por isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a ter uma liderança empática e fazer uma gestão diferenciada para ajudar a empresa a se tornar um excelente lugar de trabalho:

1. Compreenda os motivos dos seus colaboradores

2. Estabeleça relações próximas

3. Valorize o feedback

4. Demonstre interesse

5. Torne-se um modelo

6. Seja compassivo

7. Reconheça o trabalho dos colaboradores

8. Desenvolva a comunicação

9. Forneça treinamento

10. Seja flexível

Costumo dizer que a empatia é a chave para conectar líderes aos seus times e a liderança tem o papel de manter seus times na mesma direção, trabalhando em prol dos mesmos objetivos, além de estimular uma boa troca entre eles para favorecer o trabalho em equipe.

Se você quer saber mais sobre as qualidades essenciais para ser um líder de sucesso, no nosso blog temos outros diversos artigos feitos especialmente para você. E se precisar de ajuda, conte comigo, agende uma mentoria e vamos juntos nessa jornada.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.