O desenvolvimento de sua equipe é prioridade para você?

O desenvolvimento de sua equipe é prioridade para você?

outubro 3, 2022 0 Por Cleisse Mello

O diferencial competitivo de muitas empresas, até pouco tempo, estava baseado no investimento em equipamentos modernos. Hoje, a vantagem competitiva está em quem domina a informação e logo é quem detém o poder sobre a moeda mais valiosa: o conhecimento, que é o nosso colaborador.  

Com tantas mudanças e interações instantâneas e com os clientes cada vez mais exigentes e desejando vivenciarem experiências inovadoras, a competitividade está obrigando as empresas a se reinventarem constantemente, para não dizer diariamente, frente ao cenário atual. Assim, urge a necessidade de profissionais capacitados, altamente qualificados, com habilidades pessoais e profissionais bem desenvolvidas e que alcançam melhores resultados, gerando eficiência e aumento do retorno financeiro para a empresa.

Com isso as empresas e seus RH’s sentem na pele a dificuldade real para atrair esse bem, todas as vezes que precisam contratar novos funcionários, pois precisam de talentos cada vez mais preparados. Porém a falta de qualificação, o desconhecimento sobre novas tecnologias, e as deficiências na formação acadêmica, é uma dura realidade no cenário social brasileiro. Para isso, a solução é investir em capacitações de sua equipe, prepará-la para atender suas necessidades e de seu mercado.

É importante lembrar que independentemente dessa necessidade atual, reforço aqui, que toda empresa que contrata um funcionário deve no mínimo qualificá-lo. A capacitação consiste na passagem de conhecimentos e técnicas de execução das tarefas cotidianas; acontece que as vezes o funcionário não entendeu os objetivos da sua função, nem como fazer, mas é cobrado; isso gera insatisfação no colaborador e prejuízos para a empresa e como consequência aumenta o turnover da instituição.

Mas, o que será que a empresa ganha investindo em capacitações? Quais os principais benefícios? Alguns empresários ainda acreditam que o colaborador precisa ficar 100% em atividades e não compreende que deve estar constantemente investindo em atualizações técnicas e comportamentais. É isso que vai diferenciá-lo a frente da concorrência. E será percebido imediatamente pelo cliente, afinal ele busca isso, não é mesmo?

Vou lembrar aqui, que essa importância também precisa ser vista pelo colaborador, afinal ele precisa estar qualificado para suas funções e caso queira crescer na empresa que está ou queira ser visto e valorizado no mercado de trabalho, é fundamental que esteja preparado e seja atrativo para outra empresa incorporá-lo. Logo, essa jornada é de duplo interesse.

Veja alguns dos benefícios de capacitar as equipes:

 • Desenvolver habilidades técnicas e pessoais do colaborador

• Ajustar a pessoa às mudanças na empresa

• Aprimorar comportamento e atitudes

• Alinhar o profissional com a cultura da empresa

• Preparar o colaborador para objetivos da empresa

• Aperfeiçoar as competências de cada colaborador

Esses benefícios irão refletir em melhores resultados para a empresa: aumento da eficiência do trabalho, estímulo à criatividade e inovação na realização do produto ou serviço, elevação da qualidade e, o mais relevante será consequentemente, aproximar o relacionamento com o cliente.

Por isso, é essencial criar um bom planejamento e saber observar a hora certa de investir em novos conhecimentos e tecnologias. Equipes altamente competentes não são apenas força produtiva em uma organização, mas verdadeiros agentes sociais, aptos a eliminar qualquer novo problema de seu setor de atuação.

Algumas empresas me procuram para treinar seus colaboradores e eu sempre afirmo que precisamos desenvolvê-los. Mas, então, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de equipes?

Treinar uma equipe diz respeito ao conjunto teórico e prático de determinadas habilidades. Assim, cursos técnicos e capacitação profissional têm efeito direto na rotina dos colaboradores. É o processo de obtenção de conhecimento específico para o cargo. Isso é alguém que trabalha no estoque receber um curso sobre o software de controle de estoque, por exemplo, o que vai facilitar o trabalho que aquela pessoa faz.

Já o desenvolvimento profissional tem uma visão a longo prazo, visa preparar o colaborador, desenvolvendo atitudes e conceitos. O desenvolvimento profissional está voltado para a construção do colaborador enquanto agente social. As competências adquiridas em desenvolvimentos profissionais não dizem respeito somente às suas funções enquanto colaborador de uma empresa.

Embora sejam conceitos relativamente distintos, treinamento e desenvolvimento têm funções complementares. Aplicados conjuntamente, garantem a evolução das habilidades profissionais dos funcionários e o poder das soluções de uma empresa.

Todo empresário deve estar atento, pois os resultados de desenvolver uma equipe é assegurar a construção de pessoas capazes na vida. Organização, liderança, inteligência emocional e outras habilidades de relacionamento costumam acompanhar desenvolvimentos profissionais. E é exatamente isso que o cliente exigente quer: se relacionar com pessoas dentro das empresas e não com processos rígidos e que pouco se importam com suas necessidades. Fique atento, você precisa humanizar sua empresa e ela precisa ser reconhecida assim. Essa é a chave para você seguir a novos passos.

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