O desenvolvimento de sua equipe é prioridade para você?
O diferencial competitivo de muitas empresas, até pouco tempo, estava baseado no investimento em equipamentos modernos. Hoje, a vantagem competitiva está em quem domina a informação e logo é quem detém o poder sobre a moeda mais valiosa: o conhecimento, que é o nosso colaborador.
Com tantas mudanças e interações instantâneas e com os clientes cada vez mais exigentes e desejando vivenciarem experiências inovadoras, a competitividade está obrigando as empresas a se reinventarem constantemente, para não dizer diariamente, frente ao cenário atual. Assim, urge a necessidade de profissionais capacitados, altamente qualificados, com habilidades pessoais e profissionais bem desenvolvidas e que alcançam melhores resultados, gerando eficiência e aumento do retorno financeiro para a empresa.
Com isso as empresas e seus RH’s sentem na pele a dificuldade real para atrair esse bem, todas as vezes que precisam contratar novos funcionários, pois precisam de talentos cada vez mais preparados. Porém a falta de qualificação, o desconhecimento sobre novas tecnologias, e as deficiências na formação acadêmica, é uma dura realidade no cenário social brasileiro. Para isso, a solução é investir em capacitações de sua equipe, prepará-la para atender suas necessidades e de seu mercado.
É importante lembrar que independentemente dessa necessidade atual, reforço aqui, que toda empresa que contrata um funcionário deve no mínimo qualificá-lo. A capacitação consiste na passagem de conhecimentos e técnicas de execução das tarefas cotidianas; acontece que as vezes o funcionário não entendeu os objetivos da sua função, nem como fazer, mas é cobrado; isso gera insatisfação no colaborador e prejuízos para a empresa e como consequência aumenta o turnover da instituição.
Mas, o que será que a empresa ganha investindo em capacitações? Quais os principais benefícios? Alguns empresários ainda acreditam que o colaborador precisa ficar 100% em atividades e não compreende que deve estar constantemente investindo em atualizações técnicas e comportamentais. É isso que vai diferenciá-lo a frente da concorrência. E será percebido imediatamente pelo cliente, afinal ele busca isso, não é mesmo?
Vou lembrar aqui, que essa importância também precisa ser vista pelo colaborador, afinal ele precisa estar qualificado para suas funções e caso queira crescer na empresa que está ou queira ser visto e valorizado no mercado de trabalho, é fundamental que esteja preparado e seja atrativo para outra empresa incorporá-lo. Logo, essa jornada é de duplo interesse.
Veja alguns dos benefícios de capacitar as equipes:
• Desenvolver habilidades técnicas e pessoais do colaborador
• Ajustar a pessoa às mudanças na empresa
• Aprimorar comportamento e atitudes
• Alinhar o profissional com a cultura da empresa
• Preparar o colaborador para objetivos da empresa
• Aperfeiçoar as competências de cada colaborador
Esses benefícios irão refletir em melhores resultados para a empresa: aumento da eficiência do trabalho, estímulo à criatividade e inovação na realização do produto ou serviço, elevação da qualidade e, o mais relevante será consequentemente, aproximar o relacionamento com o cliente.
Por isso, é essencial criar um bom planejamento e saber observar a hora certa de investir em novos conhecimentos e tecnologias. Equipes altamente competentes não são apenas força produtiva em uma organização, mas verdadeiros agentes sociais, aptos a eliminar qualquer novo problema de seu setor de atuação.
Algumas empresas me procuram para treinar seus colaboradores e eu sempre afirmo que precisamos desenvolvê-los. Mas, então, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de equipes?
Treinar uma equipe diz respeito ao conjunto teórico e prático de determinadas habilidades. Assim, cursos técnicos e capacitação profissional têm efeito direto na rotina dos colaboradores. É o processo de obtenção de conhecimento específico para o cargo. Isso é alguém que trabalha no estoque receber um curso sobre o software de controle de estoque, por exemplo, o que vai facilitar o trabalho que aquela pessoa faz.
Já o desenvolvimento profissional tem uma visão a longo prazo, visa preparar o colaborador, desenvolvendo atitudes e conceitos. O desenvolvimento profissional está voltado para a construção do colaborador enquanto agente social. As competências adquiridas em desenvolvimentos profissionais não dizem respeito somente às suas funções enquanto colaborador de uma empresa.
Embora sejam conceitos relativamente distintos, treinamento e desenvolvimento têm funções complementares. Aplicados conjuntamente, garantem a evolução das habilidades profissionais dos funcionários e o poder das soluções de uma empresa.
Todo empresário deve estar atento, pois os resultados de desenvolver uma equipe é assegurar a construção de pessoas capazes na vida. Organização, liderança, inteligência emocional e outras habilidades de relacionamento costumam acompanhar desenvolvimentos profissionais. E é exatamente isso que o cliente exigente quer: se relacionar com pessoas dentro das empresas e não com processos rígidos e que pouco se importam com suas necessidades. Fique atento, você precisa humanizar sua empresa e ela precisa ser reconhecida assim. Essa é a chave para você seguir a novos passos.
Conheça nossos programas de desenvolvimento de equipes. Acesse nosso site e envie uma mensagem.