Desafios dos líderes: Manter o engajamento de suas equipes
Equipes engajadas são equipes mais produtivas, satisfeitas e que geram os melhores resultados na empresa. Disso todo mundo já sabe. Ainda assim, acompanhar e manter o engajamento das equipes continuam sendo um dos maiores desafios para gestores e líderes.
Engajamento tem a ver com participação ativa em algo, ou seja, comprometimento, compromisso, envolvimento, dedicação. Também está relacionado à afetividade, satisfação e motivação.
No âmbito empresarial, engajamento é a ligação afetiva da pessoa com o negócio e é resultado de suas experiências dentro da organização. Essas experiências englobam aspectos desde sua relação com líderes e pares, como ela se projeta em relação ao futuro e como se sente com o papel que exerce hoje.
Tenho sido muito procurada por várias instituições, que relatam dificuldades em engajar suas equipes.
Mas, sua equipe pode estar desengajada e você pode ainda não ter percebido. Isso acontece porque nem todos os sinais são tão claros. Além da baixa produtividade e da baixa qualidade das entregas, há outras formas de identificar o desengajamento das equipes, tais como:
- Conflitos internos: o desengajamento e a insatisfação levam ao desentendimento dos times e problemas na comunicação.
- Procrastinação: colaboradores tendem a procrastinar e delegar tarefas que são prioridades quando estão desengajados, o que gera atrasos e baixa qualidade nas entregas.
- Falta de foco: se seu time não consegue focar nas tarefas que realmente importam para o momento da empresa, pode ser devido à falta de engajamento com as metas e objetivos da empresa.
- Alto absenteísmo: colaboradores das equipes tendem a se ausentar com frequência no trabalho quando estão desengajados e pouco comprometidos com a empresa.
- Alto turnover: a rotatividade dos colaboradores pode estar ligada ao desengajamento e falta de motivação com o trabalho, assim como a baixa retenção de talentos.
- Falta de motivação, cansaço, desânimo: sintomas relacionados à saúde emocional também podem mostrar o baixo engajamento das equipes.
São diversas formas que podem te ajudar a ver o desengajamento da sua equipe, mas sabe por que olhar para isso é tão importante? Porque quando você identifica que seu time está com um baixo engajamento, você consegue criar estratégias eficientes, que realmente resolvam o problema da sua equipe. Porém infelizmente, muitos lideres não estão atentos a esses sinais e quando buscam fazer os ajustes, já está em grau avançado de desengajamento e o esforço é bem maior.
Gerar engajamento no trabalho não é uma ação, mas um processo. O que significa que não é uma iniciativa única que vai aumentar esse nível de comprometimento. É necessário um conjunto de ações para se chegar ao resultado esperado.
De forma pontual, os três passos fundamentais para gerar engajamento com base em dados são:
1. Questionar através de pesquisas semanais de engajamento
A maioria das empresas investe ou já investiu em pesquisas de clima, o que já é um ótimo primeiro passo. Mas raramente essa pesquisa é feita com frequência e eficácia necessárias para se ter os resultados desejados.
Isso acontece porque as rotinas de trabalho são dinâmicas e mudam com frequência. Como consequência, o estado de ânimo dos colaboradores também muda muito rapidamente.
Há acontecimentos durante a semana que têm um impacto imediato na motivação e produtividade de um contribuidor individual, mas que não aparecem nas pesquisas de clima organizacional. Justamente porque quando a pesquisa ocorre, o contribuidor já se esqueceu do ocorrido.
Por isso o primeiro passo para gerar engajamento na equipe é realizar pesquisas semanais de engajamento.
O objetivo dessas pesquisas é questionar os colaboradores sobre seus cotidianos. Perguntas como: qual é o seu nível de estresse quanto ao trabalho que realiza? ou como você diria que é seu relacionamento com sua liderança?
Essas perguntas servem para acompanhar continuamente os indicadores de engajamento. Mas também para diagnosticar rapidamente quando houver algum fator que está afetando diretamente esses pilares.
Com pesquisas semanais, os líderes têm a capacidade de identificar rapidamente os problemas ou pontos de melhoria, isolar as causas desses problemas e montar planos de ação para corrigir definitivamente.
Além do que: quando a empresa cria uma cultura de comunicação e transparência, os colaboradores se sentem importantes. Esse senso de pertencimento por si só já é um contribuidor para o engajamento dos colaboradores.
2. Agir com base nos feedbacks contínuos
Muitas vezes os colaboradores não engajam com a empresa porque sentem que suas opiniões não são levadas em conta. Eles até têm ideias de inovação para contribuir, mas guardam para si por acreditarem que não há espaço para suas ideias.
Mas isso muda completamente quando, junto com as pesquisas, você passa a coletar feedbacks semanalmente.
Quando você passa a pedir feedback dos seus colaboradores, eles entendem a importância deles para o crescimento da empresa. O que acontece é que você cria uma cultura de análise e melhoria contínua por conta disso.
Por esse motivo, os feedbacks devem ser não só coletados, mas respondidos de forma constante.
É comum que a primeira opinião ou a primeira observação feita por um colaborador não seja a causa raiz do problema. Com esse hábito de revisar e responder feedbacks, os líderes conseguem enxergar muito mais claramente as verdadeiras causas do desengajamento e de outros problemas.
A partir dessa coleta de feedbacks é que se estabelece as próximas ações. Uma vez que se tem clareza do que é importante e relevante para os colaboradores, todas as intervenções ou programas de engajamento serão mais efetivos e eficientes.
3. Evoluir com base em métricas e dados
Já vimos que não basta perguntar uma única vez sobre engajamento. É preciso um trabalho contínuo para gerar e manter essa motivação interna. E para isso, líderes e gestores necessitam de métricas e dados sobre o estado de engajamento dos seus colaboradores.
Esses dados em mãos não servem apenas para definir as ações de melhoria. Servem principalmente para avaliar a evolução do nível de engajamento da equipe e da empresa como um todo.
Assim, quando determinado time apresentar uma evolução acentuada, é possível replicar as práticas de engajamento feitas sobre ela com outras equipes. Líderes podem compartilhar entre si as boas práticas.
Portanto, entender como fortalecer o engajamento é fundamental para garantir colaboradores satisfeitos, motivados e alinhados ao propósito organizacional para atingirem a sua máxima performance em busca dos melhores resultados.
Quer saber mais estratégias de engajamento para aumentar a retenção de talentos? Temos programas personalizados para te ajudar. Conte comigo.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.