Coaching: um apoio para definir metas e realizar seus sonhos

Coaching: um apoio para definir metas e realizar seus sonhos

setembro 27, 2021 0 Por Cleisse Mello

Não precisamos chegar aos 60 anos e pensar que poderíamos ter seguido outro caminho ou carreira. Então se pergunte: O que falta para você realizar seus sonhos? A resposta são metas a curto, médio e longo prazo, aliados a técnicas de coaching.

E o que é o Coaching? 

É um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional.

E como o coaching pode te ajudará realizar seus sonhos?

O processo de coaching visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).

Sua função é lhe dar poder para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados, mais conhecido como Empowerment, dar poder para que o outro adquira competência, produza mudanças específicas em qualquer área da vida ou até, e principalmente, transforme a si mesmo.

A alma do coaching é a pergunta para chegar à resposta. O coach tem as perguntas. O coachee tem as respostas. O coach leva o coachee a pensar no problema. O que está errado? O que eu quero? É ajudar uma pessoa a alcançar o que deseja. Ele ajuda a descobrir e definir claramente as metas do coachee no sentido de ir em busca do desenvolvimento das competências para alcançar os resultados desejados

E como definir nossas metas seja a curto, médio ou longo prazo?

Aqui temos os passos para se chegar lá:

  1. Expresse de forma positiva: O que você quer? evite utilizar expressões como: Não quero perder dinheiro, pois “perder dinheiro” preocupará seus pensamentos.  A meta correta é “quero ganhar dinheiro”.
  2. Especifique sua meta: É preciso focar no “quando”, “onde” e “com quem” você os atingirá.
  3. Decida como você obterá o feedback pela realização: Como você saberá que atingiu sua meta? Para a meta do processo, o feedback será o guia, mostrará se você está no caminho correto para atingir o destino final.
  4. Que recursos você precisará para atingir a meta? Talvez você precise de certas habilidades para atingir suas metas, então é necessário saber exatamente do que precisa, do que você já tem e onde obter.
  5. Que atitudes tomará para atingir esta meta? Esse princípio se aplica à jornada, não ao destino final. Para atingir a sua meta, você deve agir.
  6. Preste atenção nas consequências em um âmbito maior: O fim vale a pena? Ele conduz a uma maior felicidade?
  7. Defina um plano de ação: O que é importante para você? Isto é o que transforma um sonho em uma meta. A fim de agir, você precisa estar motivado. Esta é a razão pela qual as metas precisam ser estimulantes, realistas e vinculadas aos seus valores.

É importante que não se acomode e se você quer algo, vá atrás, mas vá bem calçado e com os pés no chão. O planejamento é essência da realização de um sonho. E o mais importante: peça ajuda a profissionais qualificados e experientes.

E lembre-se, sempre há tempo de se reinventar e encontrar a felicidade, não desista dos seus sonhos.

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.