Autodesenvolvimento: Tornando-se protagonista do próprio crescimento

Autodesenvolvimento: Tornando-se protagonista do próprio crescimento

maio 22, 2023 0 Por Cleisse Mello

Como o próprio nome sugere, autodesenvolvimento se refere ao desenvolvimento pessoal, mas o conceito vai além disso: trata-se do reconhecimento do protagonismo na própria carreira. Sem entender e aceitar essa realidade, torna-se mais difícil compreender os erros e acertos para deixar de repeti-los e obter a evolução.

A capacidade das pessoas de se desenvolver depende de certas necessidades serem atendidas e essas necessidades formam uma hierarquia. Somente quando um nível de necessidade é satisfeito, pode ser desenvolvido um nível mais alto. No entanto, à medida que a mudança ocorre ao longo da vida, o nível de necessidade que motiva o comportamento de alguém a qualquer momento também muda. Independente disso, você pode e deve programar seu autodesenvolvimento baseando-se no seu momento atual de vida e, à medida que as mudanças ocorram, você vai reajustando sua programação.

Se você sente que está preso na vida ou sente que não está progredindo, geralmente é porque você está constantemente escolhendo as opções mais seguras e elas nem sempre o levam adiante na sua vida. Em vez disso, elas o retêm e não permitem que você alcance todo o seu potencial.

E não importa quantos anos você tem, sempre há coisas novas para aprender. A chave para o autodesenvolvimento é ser curioso, criativo, e sair de sua zona de conforto.

Importância do Autodesenvolvimento

Ao entender a importância do autodesenvolvimento, você percebe que essa qualidade contribui para a construção de metas e objetivos realistas, já que existe um maior reconhecimento do seu próprio poder em relação ao futuro profissional. Assim, em vez de esperar que oportunidades caiam no colo, a ideia do autodesenvolvimento é ir atrás de todas as possibilidades. Essa nova postura contribui para a criação de networking, além de desenvolver outras qualidades essenciais para a vida profissional e pessoal, como:

  • Disciplina
  • Produtividade
  • Motivação
  • Determinação
  • Coragem
  • Proatividade
  • Autocontrole
  • Satisfação etc.

Enquanto você segue esse caminho, é imperativo olhar mais de perto para si mesmo. Com certeza, sempre há algo sobre nós mesmos que podemos melhorar. O potencial humano é ilimitado, por isso é impossível atingir um ponto sem crescimento. Sempre que pensamos que somos bons, podemos ser ainda melhores. Desenvolver sua visão pessoal, ter uma ideia clara de onde você está e onde você quer estar em alguns meses ou anos, e por quê, é uma parte crucial do autodesenvolvimento.

E lembre-se que quando você está desenvolvendo ou projetando algo novo, isso geralmente não é concluído da noite para o dia. É por isso que você precisa estar preparado, tendo em mente que todos os planos importantes demorem um pouco para serem realizados. Para facilitar as coisas, é uma boa ideia ter um modelo de plano de desenvolvimento pessoal.

A primeira parte do seu plano é indagar sobre o seu estado atual de ser.

  • Qual é o primeiro pensamento que passa pela sua cabeça de manhã?
  • Qual é a razão de você sair da cama?
  • Como seu dia está estruturado?
  • Qual é o seu local de trabalho? Você gosta de estar lá?
  • O que você faz? Você gosta do que faz?
  • Quanto tempo você gasta com amigos e familiares?
  • O que faz você se sentir realizado no final do dia?
  • O que lhe dá energia para avançar e o que drena sua energia?
  • O que você mais gosta sobre como você está vivendo sua vida?
  • O que você menos gosta?
  • Há algo que você gostaria de mudar?
  • A mudança é grande ou pequena?

A auto indagação é sobre fazer um balanço de você, é sobre levar sua vida a uma camada mais profunda. Trata-se de ficar curioso sobre porque você faz o que faz e realizar as mudanças necessárias sempre que possível. Isso ajudará você a determinar seus valores. Mapeie-os. Você pode usar qualquer coisa, de um aplicativo de anotações a uma folha de papel em branco, de uma simples lista de marcadores a um quadro visual sofisticado. As respostas darão uma boa visão de você mesmo.

Depois dessa autoanalise, você deve definir um programa. A sugestão é você seguir as seguintes etapas:

  • Escolha seus objetivos, o que deve ser feito e como;
  • Tome ações para alcançar esses objetivos;
  • Controle os estímulos externos que afetam seu autodesenvolvimento;
  • Introduza alterações quando necessário e;
  • Meça seu progresso com base nas metas estabelecidas.

Depois de seguir todas as dicas e informações mencionadas, é o momento de tirar o planejamento do papel e colocar em prática as ações que levarão você ao sucesso profissional. Parece simples? Não, principalmente, para aquelas pessoas que entendem toda a parte teórica do autodesenvolvimento, mas, por algum motivo, procrastinam e não conseguem executar os planos.

Logo, esperamos que você não faça parte desse grupo e coloque o autodesenvolvimento em prática. Caso contrário, é possível que a sua carreira profissional fique estagnada, em algum momento, e que você tenha dificuldades para continuar no mercado de trabalho ou receber uma promoção. Faça algo sobre seu plano de desenvolvimento pessoal hoje. Vai levar algum tempo para alcançar uma mudança duradoura, então você precisa começar agora.

O mundo está mudando o tempo todo. Mesmo se você não fizer nada, você mudará por consequência natural quando o mundo mudar. Não há como fugir disso. Então, faça com que as mudanças sejam escolhas suas. Você é responsável pelo seu próprio progresso. Você é responsável pelo que é e onde está hoje. 

Finalizo lembrando de Peter Drucker, considerado o pai da administração ou gestão moderna, este processo é o que hoje compõe o principal diferencial competitivo dos profissionais, pois as pessoas em geral crescem de acordo com as exigências que fazem de si mesmos, ou de acordo com o que consideram ser a realização e o talento. Se exigirem bastante de si, atingirão uma estatura gigantesca.

Lembre-se que pode contar comigo para estruturar seu plano. Vamos juntos!!

Veja também:

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.