Assertividade – Uma habilidade necessária no ambiente organizacional

Assertividade – Uma habilidade necessária no ambiente organizacional

março 27, 2023 0 Por Cleisse Mello

Parece complexo, mas assertividade é uma ferramenta muito importante para você aplicar na sua vida pessoal e profissional. Por isso, hoje vamos entender o que é assertividade e dar dicas de como você pode desenvolver essa habilidade.

Muitas pessoas ainda confundem ser assertivo com estar certo, o que na prática é bem diferente. Mas, por que esse assunto está tão em alta? A assertividade é uma habilidade comportamental que vem sendo cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Ser um profissional de alta performance, significa saber ser assertivo nas tomadas de decisão, comunicação e trabalhos em equipe.

Assertividade, é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas, é a habilidade que permite a pessoa expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião.

Ou seja, ter um comportamento assertivo, não tem a ver com acerto ou erro, mas sim com uma habilidade social e comunicativa consigo mesmo e com outras pessoas, diante de uma situação de posicionamento de ponto de vista. Pessoas com comportamento mais assertivo sentem menos ansiedade, possuem grande autocontrole além de uma boa autoestima.

Podemos reconhecer a assertividade em outras pessoas, quando elas apresentam os seguintes comportamentos:

  • Pensa e analisa todo o contexto antes de se posicionar;
  • Considera suas percepções e sentimentos;
  • Possui boa expressão corporal;
  • Conhece seus próprios direitos e deveres;
  • Busca o seu autoconhecimento como ferramenta social;
  • Em uma divergência não ofende os outros;
  • Utiliza de elegância e educação para se posicionar;
  • Pontua o que está errado e parabeniza o que é correto;
  • Não mente ou omite informações;
  • Assume responsabilidades sem carregar o sentimento de culpa.

No ambiente de trabalho, um profissional assertivo é aquele que é capaz de expressar o mais diretamente possível o que pensa, o que deseja, sem ser prolixo, sem ansiedade excessiva e sem se contradizer, escolhendo um conjunto de atitudes adequadas para cada situação, fazendo valer os seus direitos sem negar ou prejudicar os dos outros.

São muitos os benefícios do comportamento assertivo, podemos destacar:

  • Lidar com os conflitos com mais facilidade;
  • Diminuição do estresse causado pelos desentendimentos emocionais;
  • Aumento da autoconfiança ao perceber os resultados positivos dos embates;
  • Aprender a agir com mais tato e diplomacia;
  • Melhoria na percepção da imagem e a credibilidade pelos demais;
  • Aprender a se expressar de modo convincente, sem prejudicar as relações.

A pergunta que deve estar se fazendo é: Como desenvolver a assertividade?

Seguem algumas dicas:

  • Mudar o diálogo interior de negativo para positivo;
  • Desenvolver a empatia e ser capaz de perceber os seus direitos e os dos outros;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação – Argumento se aprende com estudo;
  • Buscar reduzir a prolixidade indo direto ao ponto com uma comunicação clara;
  • Ter e conhecer, profundamente, as suas opiniões sobre os fatos;
  • Aumento da autoconfiança e a segurança pessoal.

A assertividade é a melhor forma de usar a comunicação no ambiente de trabalho. Por mais que sejamos atingidos em nossa emoção com as ações e falas das pessoas, agir intempestivamente é como apagar fogo com gasolina na maioria das vezes.

Pessoas assertivas demonstram credibilidade e são percebidas como altamente significativas em função da sua autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação. Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.

Ser uma pessoa assertiva faz parte de um processo que precisa ser construído aos poucos. Se você está em busca de desenvolver esse comportamento e tem encontrado dificuldades pelo caminho, conte comigo para desenvolvermos um programa e lidar com essas adversidades. Isso ampliará as possibilidades de se tornar uma pessoa assertiva que busca ser.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.