Quer alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional: Regra das 05 horas
Em nosso dia a dia, costumamos ficar muito focados meramente na execução de tarefas e na resolução de problemas considerados urgentes, buscando apenas o ganho de curto prazo. Nos dedicamos a “apagar incêndios”, mas não nos preparamos para resolver desafios cada vez maiores e mais complexos que podem, com certeza, vão surgir no longo prazo. Reservar tempo para ganhar repertório e aprender, portanto, é o primeiro passo para alcançar grandes realizações no futuro.
Criada pelo autor e empreendedor Michael Simmons, a regra das cinco horas é um método de aprendizado contínuo que consiste em dedicar uma hora por dia, ou cinco horas por semana, para aprender algo novo, para se aprofundar em um conhecimento específico. Já venho falado na importância do autodesenvolvimento a muito tempo por aqui.
Esse método já é bem conhecido por grandes personalidades de sucesso no momento como Bill Gates, Obama e Elon Musk. Como também por grandes ícones da administração, como Peter Drucker.
Muitas são as suas aplicabilidades em diversas áreas da vida, indo desde a área acadêmica até outros setores como a academia, as artes, os esportes, a música, o desenho ou qualquer área de interesse. O compromisso com o aprendizado constante pode levar ao aprimoramento e ao destaque.
Segundo Simmons, para adotar a regra das cinco horas deve ser seguido 03 passos simples:
1. A Leitura
Dentro dessa metodologia, para poder alcançar o conhecimento plenamente, é interessante que o praticante consuma certa de 20 a 30 minutos por dia de dedicação a leitura de assuntos diversificados, seja de um livro físico ou digital. Mas, vale também investir em outros meios, por exemplo, vídeos e podcasts.
2. A Reflexão
Com toda certeza você já deve ter ouvido falar sobre a fadiga ou ressaca literária. E isso se dá principalmente pela falta de pausas reflexivas para o indivíduo poder refletir e pensar sobre o conteúdo que está lendo. Em resumo, a reflexão auxilia na aprendizagem, fazendo com que o ser assimile o conhecimento e organizar essas informações de forma útil e segmentada dentro de sua memória. Reflita sobre os pontos importantes do tema para, assim, organizar ideias e encontrar novos pontos de vista.
3. Experimentação
O próprio significado do termo sugere que o indivíduo realize a experimentação para aplicar os conhecimentos que absorveu. Assim, ele testa a veracidade dos fatos, na prática, e compreende o que do aprendizado é útil ou não para o seu dia a dia.
Se você está se perguntando como pessoas tão bem-sucedidas conseguem dedicar tanto tempo para a leitura, a provocação de Simmons é justamente inverter esta lógica: talvez estas pessoas tenham chegado tão longe justamente por serem constantes aprendizes.
Benjamin Franklin foi o cara que implementou pela primeira vez, a regra das cinco horas, que nada mais é que passar uma hora por dia (ou cinco horas por semana) refletindo e experimentando.
Muito bem, agora que você entende o que é e para que serve a regra das 5 horas, como colocá-la em prática? Muito mais simples do que imagina. Primeiramente, a escolha da atividade é livre podendo ser, por exemplo, ler, refletir ou experimentar. O que importa mesmo é dedicar uma hora por dia para aumentar o conhecimento pessoal e profissional.
Vamos entender na prática: suponhamos que você queira aprender mais sobre IA na comunicação. Leia algo sobre o tema ou assista a uma videoaula. Depois, pense no que aprendeu e como pode aplicar na sua vida diária. Por fim, pense em um projeto envolvendo as duas áreas e coloque em prática.
O autor da técnica dá dicas bem interessantes de iniciar a regra das 5 horas, vamos a elas:
- Encontrar o momento: reserve uma hora do dia para aprender da maneira que achar conveniente. Mas, deve ser uma hora ininterrupta, não em intervalos.
- Mantenha a perseverança: não desperdice a hora conquistada, que custou tanto. Use-a inteira e bem.
- Lembrete: organize o aprendizado de forma que você se force a lembrar o que já aprendeu antes. Dessa forma, perde menos coisas pelo caminho.
Grandes líderes e executivos entendem que há uma grande necessidade de se tornarem eternos aprendizes para enfrentar seus desafios atuais e futuros. Logo, aplicar a regra das cinco horas pode ser uma excelente opção para ganhar novos conhecimentos e caminhar nessa direção.
Independentemente da área em que você deseja se destacar, uma aplicação consistente dessa regra pode ser um trampolim para o sucesso. Portanto, comece a aplicar em sua vida hoje e colha os benefícios do crescimento constante.
E, conte comigo para dar foco no seu autodesenvolvimento.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.