Você está cuidando de sua saúde mental?
Pare um pouco, reflita e responda essa pergunta: Você está cuidando de sua Saúde Mental?
Por que a insistência de todos estarem falando tanto de cuidados com a saúde mental a todo tempo? provavelmente porque muitos não estão sabendo como fazer isso, afinal tudo se modificou e você (como todo mundo) está tentando entender essa nova forma de convivência e não sabe muito bem como manter o tão desejado equilíbrio emocional e mental.
Vamos entender um pouco o que é saúde mental: Segundo a OMS (organização mundial da saúde), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não só ausência de afecções ou doenças”. Pois bem, nesse sentido, a saúde mental é um dos pilares para ser saudável e tem interação direta com o estado físico e social do indivíduo.
Se aprofundarmos um pouco mais teremos também a seguinte definição pela OMS que saúde mental é “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe as suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para a sua comunidade”.
Com essas definições, fica claro que para estarmos bem é fundamental cuidar da saúde do corpo, mas para estarmos em completo bem estar, não podemos descuidar da nossa saúde mental, afinal para manter o equilíbrio, precisamos da harmonia corpo e mente.
Mas então, existe diferença entre saúde mental e emocional?
Sim, os conceitos são bem semelhantes, estão conectados, e costumam ser usados como sinônimos. Porém, a saúde emocional está relacionada com a capacidade do indivíduo em moderar os seus pensamentos diante das emoções. Isso porque as adversidades da vida são constantes. Quem não coloca atenção na saúde emocional sofre com oscilações de humor, baixa autoestima, alterações no apetite, além de não desenvolver o autoconhecimento. Em outras palavras, a saúde emocional é o que equilibra os sentimentos e emoções que nos atravessam diariamente. Ela colabora com a saúde mental, a qual tem relação com as reações químicas, doenças e transtornos da mente, e é um dos pilares para estar saudável.
Sendo assim, a saúde emocional e a saúde mental andam juntas. É importante destacar que se uma está em desequilíbrio, a outra também poderá sofrer consequências. Pois, uma mente em desequilíbrio pode desencadear doenças e transtornos mentais a médio ou longo prazo.
É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças.
Você deve agora estar se perguntando: como faço isso com tantas coisas a serem cuidadas com esse cenário tão complexo?
Para completar a reflexão da importância de estarmos atentos e cuidando da nossa saúde mental, vamos lembrar que nesse cenário em que estamos mergulhados, o crescente número de casos de doenças e transtornos mentais é mais um motivo para colocar atenção na saúde mental. A OMS apontou que 18,6 milhões de brasileiros apresentam transtorno de ansiedade e fez a previsão que em 2030 a depressão será a doença mais comum no mundo. E já estamos vendo um numero crescente de afastamentos do trabalho devido a síndrome de burnout, que é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.
Tudo isso vem se ampliado a cada dia. A falta de autocuidado, medos reais, fragilidades dos sistemas que se modificaram, tudo isso junto está levando ao aumento de afastamentos nas empresas, queda de produtividades, problemas familiares e uma cadeia de problemas que se ampliam e vão envolvendo muitos, todos os dias.
Para lidar com tudo isso ao mesmo tempo, alguns hábitos podem ajudar a conservar a mente e corpo são. E como sempre faço, vou deixar algumas dicas para cuidarmos da nossa saúde mental:
- Crie uma rotina: Estabeleça em muitos momentos o lema “respirar para não pirar”.
- Desconecte um pouco: Informe-se, mas não fique obcecado com notícias sobre o assunto, pois o excesso pode causar ansiedade e estresse. Sempre é importante, nesses casos, obter informações de lugares e fontes confiáveis;
- Faça exercícios: Mesmo em casa, mantenha-se ativo. A prática de exercícios, a meditação e a yoga podem amenizar a ansiedade;
- Mantenha hábitos saudáveis: Se alimentar e dormir a quantidade de horas necessárias podem te ajudar a lidar bem com o stress durante o dia.
- Invista seu tempo em algum projeto ou hobby: Sempre temos algo que adiamos e deixamos para fazer mais tarde. Que tal aproveitar esse momento para colocá-lo em prática?! Prepare aquela receita que você gosta, faça cursos on-line, ouça músicas, crie um diário e escreva, leia um livro, deixe em dia seus estudos, assista a sua série favorita, organize aquele álbum de fotografias e relembre momentos importantes de sua vida ao lado das pessoas que são especiais para você.
- Mantenha contato com as pessoas queridas e importantes para você: Procure conversar diariamente ou o mais regularmente possível, com seus familiares e amigos, através de vídeo chama ou aplicativos de mensagens.
- Pratique a resiliência: Olhe para o que está acontecendo e seja realista. Pense em qual o melhor jeito de passar por esse período e lembre-se de que esse momento de privação não será para sempre.
- Procure ajuda: Preste atenção em você. Se estiver com dificuldades em lidar com as suas emoções, com a realidade desse momento ou com frustrações, procure uma ajuda profissional. Existem diferentes alternativas de profissionais e serviços que podem lhe auxiliar a lidar com os momentos difíceis da vida. Lembre-se que é importante falar sobre saúde mental a qualquer tempo. Ninguém precisar estar só.
Quer saber mais um pouco sobre esse assunto? Clique aqui
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.