Teste sua resiliência
Estamos no último mês do ano e geralmente nesse período começamos a nos questionar sobre o que fizemos durante o ano, o que ainda precisamos concluir antes do ano acabar e já iniciamos os planos e projetos que queremos iniciar, ou simplesmente transferir para o próximo ano.
A proposta este mês é te trazer reflexões e ferramentas para dar um novo passo. Hoje vamos falar de resiliência. Já falamos delas e definimos como uma soft skills importante no desenvolvimento da liderança. Agora vamos ver como está utilizando-a na sua trajetória profissional.
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
O principal objetivo da resiliência não é restaurar o passado, mas propiciar condições de dar um salto para frente.
A proposta é que conheça seu grau de resiliência preenchendo o questionário a seguir.
Este Teste foi extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
Para que o resultado seja fidedigno use da máxima sinceridade, e para cada afirmação atribua nota de 1 a 5 conforme abaixo:
- Nunca
- Poucas Vezes
- Medianamente
- Na maioria das vezes
- Sempre
Perguntas:
- Eu consigo transformar situações adversas em algo positivo, e descobrir benefícios em experiências negativas ( )
- Quando acontece uma crise, eu surjo com várias soluções, em vez de ficar sem saber o que fazer ( )
- Eu tenho facilidade em resolver problemas. Conforme o caso, consigo ser criativo, ou lógico, ou então uso simplesmente o bom senso ( )
- Quando algo de realmente ruim acontece comigo considero natural, ocasionalmente, dar uma boa risada disso ( )
- Sou sempre o mesmo, mas percebo que em circunstâncias diferentes eu me comporto de forma diferente para me adaptar às várias situações ( )
- Quando enfrento uma situação caótica ou de conflito, imediatamente procuro me acalmar, e me concentro em adotar ações práticas e úteis ( )
- Costumo encarar o futuro sem ansiedade ou preocupação ( )
- Quando fico preso no trânsito e sei que vou me atrasar para um compromisso, em vez de ficar agitado ou estressado, eu me mantenho calmo ( )
- Quando tenho perdas ou reveses, meus sentimentos de raiva, prejuízo ou frustração não duram muito tempo. Consigo recuperar-me bem dos reveses ( )
- Lido bem com situações ambíguas e incertas ( )
- Sou curioso. Faço perguntas. Gosto de tentar novas formas de fazer as coisas ( )
- Depois de passada a crise, costumo perguntar o que aprendi de novo com ela ( )
- Todas as vezes que enfrento experiências difíceis e complicadas eu saio delas fortalecido e melhorado ( )
- Eu me adapto rapidamente às novas circunstâncias e acontecimentos. Tenho facilidade de reposicionar-me diante das dificuldades ( )
- Sou habitualmente otimista. Considero as dificuldades e adversidades como algo temporário e confio que vou superá-las ( )
- Sou flexível e sei enfrentar muito bem tempos difíceis ( )
- Quando algo de ruim acontece comigo, prefiro manter-me em contato com as pessoas, em vez de me encolher e ficar ruminando meus pensamentos ( )
- Eu me adapto facilmente às pessoas com personalidades diferentes da minha ( )
- Sou autoconfiante e tenho um conceito saudável de mim mesmo ( )
- Rejeito a ideia de que sou vítima das circunstâncias ou que são elas que controlam a minha vida ( )
Resultado da Avaliação:
Critérios para pontuação: cada resposta terá a pontuação correspondente ao marcado em cada item. Depois somar todas as marcações e avaliar em qual escala se encontra.
Soma do total de Pontos: ( )
Sua avaliação:
De 80 a 100 pontos. Seu nível de resiliência é ótimo. Você tem adaptabilidade e flexibilidade, sabe como lidar com situações antagônicas e se recuperar de crises e ocasiões adversas.
De 65 a 79 pontos. Você tem boa resiliência e boa capacidade de enfrentar crises, mas, às vezes, tem dificuldade de confrontar determinadas situações antagônicas ou que sejam novas.
De 50 a 64 pontos. Você consegue administrar parcialmente algumas circunstâncias adversas, mas em outros momentos, falta-lhe a habilidade de adaptação e flexibilidade perante situações inesperadas.
De 40 a 49 pontos. Você tem muita dificuldade de enfrentar conjunturas anormais ou de crises emergentes. Acrescente mais flexibilidade à sua vida e esteja mais aberto a lidar com os problemas de maneira diferente e mais salutar no futuro.
Abaixo de 40 pontos. Seu nível de resiliência é baixo, o que pode fazer você sentir-se vítima das circunstâncias. Você realmente precisa trabalhar sua maneira de enfrentar e lidar com crises e adversidades.
Agora veja as dicas que venho dando no decorrer do ano, nos diversos artigos semanais e trace um plano estratégico para seus novos passos. E me conta como foi o seu teste, me inscreva que vou comentar seu resultado. Te aguardo.
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.