Técnica Pomodoro
Vamos continuar seguindo no aprendizado de como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo. Hoje vou te apresentar a técnica pomodoro. Esta técnica promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo. Aposto que a maioria de vocês está nesse grupo!
Essa metodologia garante o fim desse ciclo vicioso. E trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo.
Vamos começar entendendo essa metodologia Pomodoro. Parece estranho, mas a tradução é tomate, em italiano, foi criada em 1980 pelo italiano Francesco Cirillo e é uma técnica muito conhecida no mundo dos negócios, uma vez que ela se baseia na ideia de que fluxos de trabalho que, quando são divididos em blocos, melhoram a agilidade do cérebro e estimulam o foco dos profissionais.
Os objetivos da técnica Pomodoro estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações. Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período.
Vamos entender melhor essa técnica. Ela se baseia na metodologia onde os fluxos de trabalho são divididos em intervalos, cada qual de 25 minutos. Essa técnica é dividida por etapas, que são:
- Listar: Criar uma lista de tarefas a serem realizadas.
Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando-as em ordem de importância. Seja racional na hora de listar suas tarefas, expectativas realistas são a chave para ser produtivo.
- Cronometrar: Medir e programar pausas a cada 25 minutos de trabalho;
Escolha sua primeira tarefa, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, aperte o play e foco total. Assim, é recomendado que você não pause o medidor de tempo antes que os 25 minutos terminem.
- Trabalhar sem pausas: Separar as tarefas da lista que devem ser realizadas sem interrupções (é essencial que essa tarefa seja feita sem interrupções durante o período).
- Pausar: Assim que o cronômetro indicar que houve 25 minutos de trabalho ininterruptos, é essencial que você realize uma pausa de 5 minutos aproveitando esse tempo para fazer algo que o relaxe; utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.
- Retomada: após o intervalo, você deve retomar as atividades para mais um período pomodoro e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, concentrando toda a sua energia e foco.
- Pausa longa: após quatro períodos pomodoros de 25 minutos, é essencial que você faça uma pausa longa, de 30 minutos, para depois retomar as atividades. Aproveite esse tempo ao máximo para limpar a sua mente e relaxar.
- Feito isso, o ciclo inicia-se novamente até o final do seu expediente ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente.
- Tarefa concluída: apenas comece uma atividade após o término de tarefa que está sendo realizada, e após cada atividade finalizada, risque a tarefa da lista inicial.
Obs: Atente-se ao Foco:
Qualquer distração, por menor que seja, pode prejudicar sua produtividade. Por isso, saia do seu e-mail e das redes sociais e coloque o seu telefone no silencioso. Peça para que os seus colegas não te perturbem enquanto você estiver trabalhando.
Se você utilizar essa técnica terá excelentes resultados na sua produtividade. Aqui estão algumas das melhorias que você poderá experimentar:
- Produtividade aumentada;
- Melhor qualidade e quantidade de trabalho;
- Melhor gerenciamento de tempo;
- Foco e motivação fortalecidos;
- Eliminação do hábito de multitarefa;
- Mais concentração na tarefa que se tem em mãos;
- Maior senso de urgência e, portanto, maior agilidade;
- Aumento da força de vontade e da concentração;
- Diminuição dos níveis de estresse por estar fazendo uma coisa de cada vez.
Depois de experimentar essa ferramenta, me conta como está sua produtividade e foco. Comenta o que mudou no seu desempenho.