Quem se atreve a ter certeza?
Hoje vamos fazer uma viagem pelas deliciosas e intrigantes questões do conhecimento, da ciência e da filosofia.
Já faz algum tempo que li o livro “Quem se atreve a ter certeza?” A realidade quântica e a filosofia, dos Professores, Dr. José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta, Publicação Mercuryo Novo Tempo Ltda. Foi um presente de aniversário que ganhei de meu pai, por isso a lembrança dele hoje, pois meu aniversário foi no dia 20/05.
A delícia desse livro está na forma do desenvolvimento do conteúdo, pois não pretende dar respostas definitivas, até porque não existem, não é verdade? Como dizem seus autores, a intenção é levar os leitores aos conhecimentos e não levar os conhecimentos aos leitores.
Através da forma leve que expõem, vamos aprendendo que a Física Quântica deixa de ser um bicho-de-sete-cabeças, e várias outras questões como o princípio da incerteza, a inter-relação de todos os eventos físicos, de que é constituída nossa realidade, são apresentadas com leveza e sem mistérios. É um mergulho incrível, e vamos vendo descortinar-se um mar de todas as possibilidades. Abrem-se caminhos e mais caminhos para satisfazer a curiosidade inata e instigá-la a cada passo. O mais interessante é que você não precisa ser cientista para entender este livro. Basta se aventurar na leitura. Super recomendo!
Vou deixar um trecho do livro para despertar sua curiosidade e gerar uma deliciosa reflexão da semana, e que pode também ser utilizada em nossos desafios diários: “O caminho da evolução é o da superação dos obstáculos. Para a ciência, obstáculos e anomalias são tesouros ocultos, repletos de conhecimentos. Eles ensinam. É neles que está o novo que o cientista procura.
Portanto, quando o cientista encontra um obstáculo inesperado que impede a sua caminhada até o objetivo original, ele, emocionado pela nova descoberta, questiona: o que esse fato novo significa? Por que ele apareceu no caminho? Será que o caminho que eu estava seguindo não era o correto? Quais os novos ensinamentos que estão embutidos em seu interior? O desafio que sente diante da aparente diversidade pode, talvez, ser expresso pelo enigma atribuído à esfinge do Egito: decifra-me ou devoro-te! Haveria motivação maior para ele? Essa adversidade é considerada, portanto, um privilégio divino! A ele está sendo revelado o novo!”
Agora é com vocês! Experimentem e comentem o que acharam também!
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.