Qual o seu talento?
Se eu te perguntar: o que é talento? O que surge na sua mente para tentar definir ou explicar essa palavra?
Você consegue identificar algum talento em você, ou seja, já desempenhou uma atividade com perfeição e, devido a isso, te disseram que você tinha talento ou dom para fazer o que fez?
As expressões Talento e Dom apresentam características diferentes, apesar de serem empregadas, muitas vezes, com o mesmo sentido. A palavra “talento” tem sua origem no latim “talentum”. Significa “inclinação, desejo de fazer, de conquistar”. Quando vem do grego “talenton”, possui o sentido de “pesagem, soma, quantia de dinheiro”. Acontece em muitos casos achamos que temos dom para realizar uma tarefa quando, na realidade, o que se possui é talento. O dom, basicamente, é a capacidade de fazer algo com facilidade.
Todo mundo tem talento, mas ele tem que ser desenvolvido e aprimorado com o tempo. O talento pode ser construído e diz muito sobre quem somos e como lidamos com nossos sentimentos. Ao compreendermos o que representa essa palavra em sua vida, fica mais simples pensar e focar no autodesenvolvimento, que é a parte fundamental para conseguir aquilo que almeja. Os dons, por outro lado, são habilidades inatas e não aperfeiçoadas.
Existem diferentes tipos de talento, considerando o perfil comportamental de cada indivíduo. É fundamental saber identificar seu perfil comportamental, pois somente dessa forma é possível identificar talentos e áreas com as quais você tenha afinidade. Sendo assim, precisamos avaliar-nos a fim de descobrir nossos pontos fortes e nossas aptidões.
Como identificar seu talento?
Existem várias maneiras de identificar um talento; uma das mais simples é realizar exercícios de autoconhecimento:
– Listar os pontos fracos e fortes, por exemplo, ajuda a revelar as características do seu perfil comportamental.
– Você também pode listar conquistas pessoais e profissionais, identificando pontos comuns em ambas. Através desse tipo de atividade, será possível traçar seus talentos.
Para identificar qual é o seu, confira, a seguir, 13 tipos de talentos.
Administrador: Este talento está relacionado à capacidade de potencializar as habilidades de terceiros. Dentre as características de destaque em um administrador, vale citar a boa comunicação e o fato de saber lidar com metas.
Comandante: A pessoa que tem o perfil de comandante apresenta um espírito empreendedor e livre. Consegue fazer com que as pessoas ao seu redor cumpram ordens de maneira saudável, e adora criar novos projetos.
Controlador: O perfil controlador diz respeito principalmente ao gerenciamento de tarefas. A pessoa com esse talento consegue lidar bem com rotinas e costuma ser exigente consigo e com as pessoas à sua volta, sempre buscando o melhor resultado em tudo que faz.
Especialista: As pessoas que possuem esse talento em seu perfil definem a si mesmas como perfeccionistas, uma vez que focam principalmente nos detalhes.
Estrategista: A pessoa com o talento estrategista consegue enxergar oportunidades onde os outros veem ameaças. Também tem a capacidade de criar estratégias assertivas e colocar em prática ações sistematizadas.
Professoral: Esse talento diz respeito a dar suporte técnico a outras pessoas. O indivíduo com essa competência consegue instruir muito bem quem está ao seu redor.
Técnico/analista: A pessoa com esse talento é capaz de realizar atividades diversas com excelência. Consegue avaliar gráficos e dados com facilidade e transformar tudo em informação para desenvolver ações.
Diplomata: Essa habilidade está ligada à resolução de conflitos. Os profissionais com essa competência conseguem ouvir e mediar com facilidade, fazendo com que as pessoas ao redor trabalhem em maior sintonia.
Aconselhador: A pessoa com esse talento consegue ouvir as outras e apontar ações ou ensinamentos que ajudem em interesses sociais. Normalmente, são excelentes para o desenvolvimento de projetos em equipe.
Atendente: Tem a capacidade de ouvir e atender às necessidades das pessoas ao seu redor. Possui, ainda, facilidade em buscar soluções que possam sanar demandas diversas.
Competidor: Esse talento diz respeito ao encanto por desafios. A pessoa com essa habilidade se alimenta diariamente de novas batalhas.
Motivador: É uma competência que permite que alguém incentive outras pessoas a sair da zona de conforto. Além disso, pessoas com esse talento possuem facilidade de se comunicar. Por isso, conseguem ajudar outras a crescerem na vida e no trabalho.
Vendedor: O indivíduo com esse talento tem uma excelente oratória. Por isso, é capaz de distribuir e vender ideias com extrema facilidade.
E então, você já sabe qual o seu talento? Comente!!
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.