Nada é permanente!
Segundo Heráclito, filósofo nascido em Éfeso por volta de 540 a.C., tudo que existe está em transformação. … É dele a frase “nada é permanente, exceto a mudança”. E nesse momento em que nada está no seu lugar, já parou para pensar como está lidando com a impermanência?
Começamos lembrando que a vida é um vai-e-vem de acontecimentos. O que hoje é de um jeito, amanhã pode se apresentar de outro. Então, olhe a sua volta. Consegue perceber que nossa vida é feita de ciclos? Pois é, e isso pode ser muito bom, pois tudo flui (Panta Rei).
Sim, tudo se encontra em constante processo de mudança: O universo, as cidades, os países, os pensamentos, os desejos, cada célula do corpo, tudo se transforma. Ou seja, o processo da mudança é algo inerente à vida. Logo, a vida significa transformação e passa depressa demais para que você fique esperando o momento perfeito.
Nada se repete, tudo acontece uma única vez. Mesmo que a gente possa fazer aquilo de novo, e de novo, e de novo, cada dia terá sido único. Portanto hoje é o dia ideal, é no presente que você tem a oportunidade para fazer acontecer.
Mas também sabemos que mudar não é nada fácil, principalmente quando a mudança não é desejada. A maioria das pessoas, e principalmente as empresas, querem manter as coisas como estão. Porém não devemos deixar de ressaltar que este lugar confortável antes não o era, pois uma mudança anterior nos trouxe a esse lugar.
Certamente alguns já fizeram algumas dessas perguntas enquanto encarava algumas mudanças:
– Como evitar os perigos de um novo cenário?
– Quais são as oportunidades que ainda não vi?
– Será que elas existem?
– Como posso ser bem-sucedido?
– Como agregar valor em meio a tantas mudanças?
E muitas outras de acordo com cada situação, afinal todo processo quando está em movimento nos coloca em muitas reflexões.
Uma dica para você incluir é que mudanças frequentes fazem você se adaptar facilmente a novas situações, novos ambientes e novas pessoas. Como resultado, você não se assusta quando algo muda inesperadamente.
Mas diante de todo esse movimento, o mais importante é buscar constantemente o autoconhecimento e trabalhar suas reações diante aos momentos de transformação.
E sempre que estiver em dúvida quanto à tomada de decisão, seja na vida pessoal, quanto na profissional procure baseá-las dentro do conceito filosófico do que é transitório e definitivo.
Vamos a algumas dicas para ser assertivo nessas situações:
1. Avalie todos os aspectos da mudança, tanto os pontos positivos quanto os negativos;
2. Mantenha o pensamento positivo sem tirar os pés do chão;
3. Pergunte para si e para os outros, “por que não?”;
4. Seja flexível, busque sempre adaptar-se à nova situação, sem, porém, abrir mão de seus valores essenciais;
5. Avalie o impacto real de tais mudanças em sua vida tanto pessoal quanto profissional;
6. Quando estiver com muita dúvida, pergunte, mas procure orientação profissional correta. Cuidado com a especulação, fofoca e “achismo” pois só trarão complexidade para a situação.
7. E não resista, pois ao mesmo tempo que as mudanças levam algo de nós, elas trazem algo melhor. Esse talvez seja o principal motivo para nunca se rejeitar ou temer uma mudança. Por mais que não pareça, acredite, ela sempre é positiva.
Como iniciamos falando de Heráclito, vou deixar outra frase dele para nossa reflexão: “impossível entrar no mesmo rio duas vezes”. Logo, as mudanças vão ocorrer, queiramos ou não, basta saber como iremos reagir e lidar com elas.
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.