A nova fórmula da produtividade: Modo Monge
O ano segue acelerado e ainda estamos buscando ajustar a rota, pois para muitos, focar no que realmente importa, está difícil. Isso porque, enquanto estamos lendo este texto ou fazendo algo que nos interessamos, temos abas no navegador abertas, notificações do Slack, agendas, WhatsApp e e-mails, fora as redes sociais.
É tão desesperador quanto necessário (pelo menos é o que parece). Por isso, o Modo Monge ou Monke Mode, surgiu como tendência para pessoas que, assim como eu e você, precisam se isolar do caos digital para conseguir atingir a produtividade.
Esta nova técnica de concentração começou a fazer sucesso entre CEOs e empreendedores, há pelo menos duas décadas, e vem ganhando relevância e popularidade, mais recentemente e muitos profissionais já começam a aderir.
Como o nome sugere, a prática consiste em manter o foco em uma única atividade sem distrações – nada de verificar uma notificação no celular ou de atender uma ligação em meio a uma atividade.
Mas ele vai além de uma tarefa rotineira: o que o método propõe é foco em um objetivo. Pode ser que você nem use este nome de Modo Monge, mas já o tenha praticado.
Inspirada pelo estilo de vida dos monges, que costumam viver em isolamento por um período do seu treinamento, o objetivo do Modo Monge é justamente criar um momento de foco máximo para alcançar totalmente um objetivo ou meta. Mas, para isso, é preciso ser muito disciplinado. O método pede, inclusive, que as pessoas “evitem” relações com colegas de trabalho e aparelhos tecnológicos.
Desta forma, o Modo Monge é, essencialmente, a prática de trabalhar e focar em apenas uma tarefa e não se deixar levar por distrações, especialmente aquelas que encontramos nos celulares. Isso significa se desconectar e colocar alguns limites.
Claro que você vai entender o que funciona melhor no seu caso, mas, os especialistas indicam começar com pequenos intervalos e, aos poucos, ir adotando por horas e até dias o método.
Pensando na forma prática e objetiva, o Modo Monge oferece a mentalidade e as estratégias para completar qualquer objetivo que você se propôs a alcançar. Algumas pessoas assumem um desafio do Modo Monge para se abster de algo que consideram um vício, como fumar, beber álcool ou assistir TV. Alguns escolhem objetivos físicos, como estabelecer um novo recorde pessoal em sua jornada de fitness, correr uma maratona ou fazer uma caminhada na montanha. Para outros, são objetivos acadêmicos como completar uma certa quantidade de estudos, ler alguns livros e fazer um curso on-line. Os objetivos também podem ser espirituais, onde você quer meditar ou orar. Entrar no Modo Monge, também, pode significar conseguir um novo emprego, fazer uma melhor gestão do seu tempo, aumentar recursos financeiros ou atingir metas de trabalho.
São inúmeros os Benefícios do Modo Monge e incluem:
- Aumento da clareza mental e principalmente do foco;
- Aumenta a confiança;
- Aumenta a empatia;
- Ajuda a construir relacionamentos bons e saudáveis com os outros;
- Maior discernimento;
- Melhoria da sua saúde física;
- Ajuda a quebrar a cadeia de hábitos prejudiciais, dando-lhe oportunidades para redefinir os padrões e comportamentos que você já está acostumado;
- Cria um impulso na felicidade geral;
Além destes benefícios, eu vejo como ganho importante, que além de aumentar nossa produtividade, ajuda de forma incrível na nossa saúde mental, o desenvolvimento da Atenção Plena, o Minimalismo e a dedicação ao trabalho com propósito. Abrir espaço para isso, significa se capacitar para redescobri sua capacidade de se concentrar no que realmente importa.
Os defensores dizem que é uma abordagem transformadora que incentiva as pessoas a se afastarem do caos da vida moderna e a cultivarem um relacionamento mais significativo com seu trabalho e consigo mesmas.
Mas você já deve estar perguntando: E como aplicar o Modo Monge? Seguem algumas recomendações para quem deseja implementar o método:
- Dedique tempo para um trabalho profundo: agende um tempo específico no Modo Monge e trate esse período como compromissos inegociáveis. Isso garante que você tenha tempo dedicado para trabalhar em suas tarefas mais críticas sem interrupção.
- Priorize a tomada de decisões estratégicas: use o tempo ininterrupto no Modo Monge para analisar dados, definir metas e tomar decisões informadas que impactarão o crescimento e a direção da sua meta.
- Abra espaço para a resolução criativa de problemas: permita-se ter espaço mental para debater soluções inovadoras para os desafios enfrentados, sem a pressão de distrações constantes.
- Aprimore as habilidades que quer desenvolver: dedique um tempo específico e de forma contínua, do Modo Monge para estudar sobre desenvolvimento de Skills, ler sobre assuntos que envolvem suas atividades ou carreira, principalmente sobre o que as pessoas de sucesso estão fazendo ou refletir sobre o feedback que tem recebido sobre seu desempenho.
- Visualize a longo prazo: aproveite um tempo tranquilo para vislumbrar o futuro que quer alcançar e traçar planos estratégicos de expansão, parcerias ou novos desenvolvimento que percebe serem necessários na sua trajetória pessoal ou profissional.
- Considere delegar: combine o modo paz do monge com a Matriz de Eisenhower para delegar suas tarefas e chegar à caixa de entrada zero, liberando seu tempo para tarefas mais importantes.
Agora que já conhecemos uma nova técnica, coloque em prática e avalie sua melhor forma de atingir o que planejou no início do ano. Tudo que precisamos é adaptar as ferramentas a nossa realidade, mas precisamos principalmente de foco e determinação.
E lembre-se que a busca por produtividade muitas vezes passa por um caminho inverso do que acreditamos: é preciso parar para produzir mais. De forma mais presente, é possível se concentrar melhor, tomar melhores decisões e ouvir de forma mais clara.
Mas lembre-se de que é impossível adicionar novos hábitos imediatamente. Você precisará trabalhar gradualmente sobre isso. E conte comigo para dar os novos passos rumo a seus objetivos.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.