Método GTD – Organização e produtividade
Como vimos na semana passada, a gestão do tempo, ou gerenciamento do tempo, é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Ela diz respeito a quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa do seu dia.
Por que esse tema é sempre recorrente? Porque gerenciar melhor o seu tempo também o ajudará a se precaver de imprevistos, seja no trabalho ou na vida pessoal. Ao programar as atividades do dia a serem executadas, fica mais fácil perceber quais são as prioridades e suas implicações com antecedência.
Como prometi na semana passada, estou trazendo o método GTD (Getting Things Done) que é uma metodologia de produtividade criada por David Alle. É dele o livro que deu base à metodologia: “Getting Things Done” ou “A arte de fazer acontecer”, que ensina por meio de 5 etapas a usar o tempo de maneira mais eficiente. Super recomendo.
Ao utilizar o método GTD, você vai conseguir lembrar de todos os compromissos, não vai se sentir sobrecarregado e stressado mesmo com um milhão de coisas para fazer, vai melhorar sua organização, minimizar a procrastinação e ser mais produtivo.
Essa técnica parte do princípio de que quanto mais controle se tem sobre as coisas, é possível obter melhores resultados. Desta forma o método GTD utiliza 5 passos bem simples:
- Capturar: essa etapa consiste em coletar tudo que merece sua atenção, ou seja, é necessário listar todas as tarefas que precisam ser realizadas; Você vai tirar da cabeça todas as ideias e lembranças de coisas a fazer e passar para algum lugar mais confiável.
- Esclarecer: nessa etapa você se dedica com foco e atenção para analisar cada uma das coisas que capturou e decidir o que demanda ação ou não.
- Organizar: já na etapa de organização, você deve separar as tarefas de acordo com o contexto ou projeto que ela pertence. É importante ter suas listas organizadas para que possa acessá-las na hora certa e no lugar certo;
- Revisar: faça uma revisão periódica, de preferência diária ou 1x por semana, de todas as suas tarefas, compromissos e projetos organizados. Este é o momento de revisão de todo o nosso sistema para não perder nada de vista, atualizar as informações e obter perspectiva;
- Executar: Essa etapa é o momento de executar, afinal, de nada adianta organizar as tarefas se você não as fizer. Saber que você está fazendo, naquele momento, a coisa mais importante que deveria estar fazendo – em vez de estar preocupado ou distraído com outro assunto. É a tranquilidade de saber que o que você não está fazendo, está sob controle.
Essas são as 5 etapas do método GTD que, ao serem realizadas no dia a dia, vão garantir mais clareza, eficiência e produtividade para os processos da sua empresa.
Ao esclarecer o que precisa ser feito, pode-se então, chegar à conclusão, de que outras pessoas deverão participar do processo, logo podemos associar o Método GTD também com o processo de delegar tarefas. E feito isso, estabelecido prioridades e prazos, recomenda-se a utilização de um plano de ação. E claro, mãos à obra.
Semana que vem trarei outro método bem prático para te ajudar no gerenciamento do seu tempo. Até lá!!