Por que o Autoconhecimento é tão importante para sua vida pessoal e profissional?
“Conhece-te a ti mesmo!” Quem nunca ouviu essa frase diversas vezes?
Normalmente atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos. Mas, apesar de ter sido proferida a tanto tempo, é bastante atual.
Então, o que vem a ser autoconhecimento?
Autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.
Mas, vamos entender melhor como é isso na prática: O autoconhecimento é a capacidade que temos de entender nossa personalidade e o que motiva as emoções que sentimos. Conhecer a si mesmo, possibilita prever como reagir a determinadas situações, interpretando os sinais que a mente nos dá, para assim, quebrar padrões de comportamento destrutivos e elaborar novas formas vantajosas de viver a vida. Logo, a primeira coisa a entendermos é que se trata de como estamos agindo e/ou reagindo a nossas emoções, que muitas vezes ficam soltas por falta de clareza e entendimento, de como lidar com cada emoção que aparece e quando aparece.
O autoconhecimento pode aparentar ser uma característica inacessível, para pessoas fragilizadas ou coisas do pessoal do RH ou simplesmente de pessoas ligadas ao desenvolvimento humano. Na verdade, é algo que não pode ser desassociado do nosso processo de maturidade, pois conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida.
Saber lidar com situações e emoções diversas, impactam diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Consequentemente, a forma com que lidamos com as pessoas e situações impactam na nossa sensação de bem-estar.
Ter a consciência de quem somos e saber os pontos que precisam melhorar ou potencializar, permite identificar traços de sua personalidade e reconhecer atitudes que te impedem de alcançar os seus objetivos, fazer mudanças necessárias e até mesmo eliminar atitudes que impeçam ou dificultem o seu desenvolvimento pessoal e traçar estratégias para alcançar suas metas, e com isso, desenvolver o seu máximo potencial e através de sua alta performance alcance o sucesso e realização pessoal desejada.
O autoconhecimento também, está diretamente ligado ao propósito de vida de uma pessoa. Sua missão no mundo, o que a faz feliz e se sentir plenamente realizada. Conhecer aspectos importantes sobre sua individualidade ajuda a reforçar atitudes que o levem para mais próximo de sua autorrealização.
A descoberta de si mesmo se dá através de reflexões. Análise de seus pensamentos e ações. O autoconhecimento é capaz de provocar uma consciência e atitude de poder e controle sobre eles. Quando você se conhece e sabe o que quer para a sua vida, fica mais fácil tomar atitudes e decisões que te levem a realizar o seu propósito.
Sendo assim, observamos que a busca do autoconhecimento nos ajuda a:
- Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
- Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
- Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
- Deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
- Sentir mais confiança em si mesmo e nos outros;
E como promover o autoconhecimento?
Se conhecer exige a prática constante de análises e reflexões sobre suas atitudes, pensamentos e comportamentos com as pessoas e situações diversas.
Especialistas e estudiosos do assunto sugerem que sejam feitas anotações em uma espécie de diário. Escrever seus pensamentos e emoções ajuda a fixar em sua mente o que está sentindo e permite posterior análise de sua evolução.
Esse processo requer que o indivíduo seja muito sincero e honesto nas respostas. É importante lembrar que as respostas devem ser dadas de acordo com o que a pessoa é ou sente de verdade, e não como pensa que é ou gostaria que fosse.
Na verdade, depois do autoconhecimento será possível fazer ajustes e melhorias para alcançar o que gostaria de ser, mas sem mudar a sua essência. Ou seja, também é um processo de autoaceitação.
Para dar início a esse processo, indicaremos algumas reflexões que te farão iniciar uma autoanálise sobre si mesmo. Seguem algumas perguntas para te ajudar nesse processo. Utilize um caderno ou diário e escreva as reflexões obtidas.
- Quais são os meus objetivos de curto prazo?
- Quais são os meus objetivos de médio prazo?
- Quais são os meus objetivos de longo prazo?
- O que eu gosto de fazer e gostaria de fazer mais?
- O que eu não gosto de fazer e gostaria de ter que fazer menos ou não fazer?
- O que me faz bem?
- O que me desagrada?
- Como eu reajo em situações desafiadores e de estresse?
- Do que eu tenho medo?
- O que eu gosto e sinto orgulho em mim mesmo?
- Que atitudes eu gostaria de eliminar dos meus hábitos?
- Que tipo de lugares gosto e costumo frequentar?
- Quais são meus hobbies?
- Que hobbies eu gostaria de desenvolver?
Você vai perceber que à medida que responde essas perguntas, novas questões surgirão para provocar uma análise e permitir o seu autoconhecimento.
Outra ferramenta para te ajudar nessa autoavaliação é pedir Feedback a outras pessoas. Saber as percepções que as pessoas têm sobre você, é uma boa maneira de identificar pontos de melhoria e seus pontos fortes. Não confunda aceitar feedback de terceiro como uma demonstração de falta de personalidade. Saber ouvir opiniões de outras pessoas também é um ponto importante para o processo de autoconhecimento.
Não ignore as críticas e os elogios a seu respeito. Em vez disso, faça uma autoanálise que lhe permita enxergar verdadeiramente como você se comporta em determinadas situações.
Anote as respostas e o feedback que receber e dedique um tempo para refletir sobre as palavras que recebeu. Procure se avaliar a partir dessas anotações e retome após certo tempo para verificar suas atitudes a partir delas.
Saiba que o autoconhecimento é um processo contínuo. Nós mudamos e evoluímos constantemente, e isso impacta diretamente nos seus caminhos e decisões em busca de seus objetivos. Por isso, sempre realize uma autoanálise reflexiva para tirar o maior proveito do seu autoconhecimento e estimular o seu desenvolvimento pessoal.
E se você quer participar de um grupo de estudos na metodologia Pathwork® comigo, será muito bem-vindo(a). Este é também um passo para trabalhar nosso autoconhecimento.
Busque mais informações no meu site ou me escreva, vou ter o maior prazer em compartilhar informações com você!
Para você conhecer um pouco mais:
A Metodologia Pathwork® é um caminho de autoconhecimento que conduz à expansão da consciência possibilitando maior qualidade nas relações. Esta metodologia nos ensina que através de uma honesta auto-observação e usando ferramentas e práticas que se encontram nas leituras, podemos atravessar os obstáculos internos que nos impedem de estar em verdade e viver plenamente, expressando o melhor de nós.
Estes ensinamentos oferecem um mapa completo da consciência humana nos levando ao autoconhecimento, auto aceitação e autor responsabilidade. Passamos a assumir nosso poder pessoal e, dessa forma, compreendendo que somos os criadores de nossa própria realidade. Estamos iniciando grupos introdutórios com o objetivo de estudar as palestras, nos quais são explorados os conceitos que constituem a base da Metodologia Pathwork®. São encontros semanais e são conduzidos de forma teórico vivencial online pela facilitadora habilitada na metodologia Cleisse Mello.