Estratégias para o seu crescimento pessoal
Todo mundo quer ser bem-sucedido, mas nem todos estão dispostos a mudar o que está travando o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, essas mudanças estão associadas ao crescimento pessoal, que é fundamental para permitirmos nos guiar de forma eficiente em busca dos nossos objetivos.
Apesar de muitas vezes ficar em segundo plano na rotina agitada que levamos, o crescimento pessoal é um caminho muito importante a ser seguido ao longo da vida. Isso porque pensar e trabalhar o autodesenvolvimento e na sua melhoria como pessoa contribui para diversos segmentos da vida, como o emocional, o social e o profissional.
Porém, nem tudo são flores, pois é muito comum que nessa rotina de aprendizado e autodesenvolvimento, nos deixemos influenciar por alguns vilões. Hábitos que consideramos normais que podem estar atravancando seu desenvolvimento. Veja e reflita se está com esses hábitos:
- Colocar outras pessoas para baixo;
- Deixar-se levar por sentimentos negativos;
- Monopolizar o conhecimento para si;
- Não buscar ajuda por questões de orgulho;
- Reclamar a todo tempo, principalmente da rotina padrão de segunda à sexta;
- Não se planejar e não controlar o tempo gasto com as atividades do dia a dia;
- Não se importar com a sua vida espiritual.
Se você pensar bem, vai conseguir identificar estas ou outras rotinas em sua vida. Mas não se prenda 100% a elas. Para acelerar o seu crescimento pessoal, além de evitar esses vilões, é necessário também desenvolver um bom nível de autoconhecimento.
A boa notícia é que desenvolver o crescimento pessoal não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer. Entretanto, ela deve ser constante.
Isso mesmo, ele é um processo contínuo e que perdura ao longo de toda a vida, uma vez que nunca alcançaremos a plenitude, considerando que sempre temos o que aprender e a desenvolver, não é mesmo?
Entretanto, a busca consciente pelo crescimento pessoal permite que nos tornemos pessoas cada vez melhores tanto para a nossa individualidade e equilíbrio emocional, como para a vivência em sociedade.
Mas, além disso, o crescimento pessoal também te torna uma pessoa mais acessível, companheira e empática nas relações sociais.
Ademais, essa prática também contribui para o seu desenvolvimento profissional, uma vez que você consegue especializar-se em diferentes áreas, compartilhar saberes e desenvolver outras habilidades necessárias para o ambiente de trabalho.
Com isso, é importante que você considere alguns pontos relevantes que vai precisar movimentar para o seu crescimento pessoal:
- Aprender novas competências
- Lidar melhor com as emoções
- Ser mais assertivo nas decisões
- Buscar equilíbrio nas ações
- Melhorar as relações interpessoais
- Colocar-se no lugar do outro
Logo, poderemos perceber que o benefício mais nítido do crescimento pessoal é a própria melhoria enquanto ser humano. Isso porque você consegue:
- Desenvolver a inteligência emocional;
- Desenvolver o autoconhecimento;
- Melhorar a autoestima;
- Reduzir ou evitar a impulsividade;
- Mudar os padrões de pensamentos;
- Alcançar metas e objetivos com mais assertividade;
- Encontrar um propósito e satisfação em viver.
Diante de tantos benefícios, fica claro a importância de trabalhar o crescimento pessoal, não é mesmo? Nesse sentido, listamos algumas estratégias que podem te ajudar consideravelmente nesse processo. Confira:
1. Defina metas específicas e mensuráveis
O primeiro passo é definir metas específicas para os objetivos que você deseja alcançar.
Por exemplo: se você deseja se tornar uma pessoa menos estressada, quais metas deve definir para isso? Reduzir a carga horária de trabalho e incluir um hobby na sua rotina podem ser boas metas.
Vale dizer que, além da especificidade, elas também precisam ser mensuráveis, para que você consiga avaliar se conseguiu alcançá-las, obviamente.
Se ainda há dúvidas sobre a importância da definição das metas, então saiba que elas são importantes porque permitem que você planeje o caminho necessário para alcançar determinado objetivo. Assim, torna-se mais fácil direcionar os seus esforços.
2. Trabalhe no aprimoramento das suas habilidades
Para o crescimento pessoal, também é importante aprimorar as habilidades, principalmente as emocionais, de comunicação e resolução de conflitos.
No caso das emocionais, cabe destacar a inteligência emocional, que permite gerenciar melhor as emoções, permitindo que tomemos decisões mais racionais e a empatia, que nos permite enxergar o mundo e as pessoas à volta de uma forma diferente.
Elas, somadas às demais que listamos, contribuirão para a construção de relacionamentos mais saudáveis, sejam eles familiares, amorosos, de amizade ou profissionais.
3. Supere desafios e enfrente medos
Uma estratégia importante para esse processo é reconhecer os seus desafios, medos e inseguranças para, então, superá-los. Afinal, é apenas conhecendo os nossos limites que conseguimos vencê-los.
Nesse sentido, encare de frente todos eles, mesmo que isso a princípio doa. Mas saiba que é a partir disso que será possível ter a segurança e confiança necessárias para superar os obstáculos que surgirem ao longo da jornada.
4. Pratique a autorreflexão
A autorreflexão é um processo que anda junto com o autoconhecimento, portanto, são indispensáveis ao crescimento pessoal.
Nesse sentido, é importante que você crie uma rotina de refletir sobre suas ações, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, sobre seus sentimentos e pensamentos.
Essa é uma forma de entender o que precisa ser melhorado para que você tenha mais qualidade de vida e se torne uma pessoa melhor.
Vale considerar que os padrões de pensamento e as emoções são os principais causadores de desordens. Logo, cuidar disso é muito importante.
5. Cultive o hábito de aprendizado contínuo
Como já sabemos, a evolução enquanto ser humano é constante e diária. Logo, você deve cultivar o hábito de aprender continuamente.
Não é possível, por exemplo, em um curto espaço de tempo, consumir uma gama de conteúdos e achar que você já alcançou o autodesenvolvimento, porque não é bem assim. Afinal, os conhecimentos são inesgotáveis.
Além disso, ao criar o hábito de aprender, você sempre se sentirá motivado e engajado a aprender cada vez mais, o que contribuirá para o seu crescimento.
Aqui, podemos considerar diversas estratégias, como a participação em cursos, a leitura de livros, o envolvimento em grupos de estudos, entre outros.
Dessa forma, junto com o aprendizado contínuo, a autorreflexão e o autoconhecimento permitirão que você se desenvolva interiormente e, assim, consiga reagir melhor às situações externas.
6. Faça networking
Ampliar a rede de contatos é uma ótima estratégia para se qualificar pessoal e profissionalmente. O relacionamento com outras pessoas pode acelerar o autodesenvolvimento. Converse, troque experiências, receba dicas ou participe de fóruns na internet. São oportunidades de aprender e fazer seu marketing pessoal.
7. Ressignifique experiências
A expressão “Aprenda com os erros” indica que é possível tirar benefício de algo que não saiu como deveria. É uma forma de evoluir, aprender a fazer de outra maneira, sem repetir velhos hábitos ou métodos. Por isso, cada vez que errar, tente ressignificar essa experiência e encontrar o lado bom.
8. Trabalhe seus pontos fracos
Na esteira de aprender com os erros, aproveite para refletir sobre seus pontos fracos e procure melhorá-los. É um hábito para se levar no dia a dia, ciente de que ninguém é bom em tudo o tempo todo. Coloque no papel quais são as deficiências do seu perfil e corra atrás para se aperfeiçoar.
Como deu para perceber, o processo do crescimento pessoal pode ser doloroso, uma vez que exige que a pessoa enxergue suas vulnerabilidades. Por isso, muitas vezes, pode surgir a vontade de pausá-lo e fugir desse cenário. Mas saiba, que é importante persistir.
É isso mesmo. Lembre-se sempre de que, para haver a evolução, é necessário sair da zona de conforto e não fugir dos problemas, que, apesar de algumas partes do processo serem dolorosas, o lugar que se alcança é muito recompensador.
Portanto, persista. A caminhada é diária e gradativa e os resultados vêm aos poucos. Logo, paciência! E se precisar de ajuda nessa caminhada, conte comigo e daremos os passos necessários em direção ao seu sucesso.
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.