Está atento ao clima organizacional?
Quem nunca teve que lidar com aquele funcionário reclamão? ou aquela pessoa que está sempre negativa em relação à tudo, cuja postura acaba contaminando o ambiente de trabalho e desmotivando toda a equipe? Sim, situações como esta podem desencadear um problemão na sua empresa. Estamos falando de comportamento organizacional e do clima.
O clima organizacional é a junção de todos os elementos presentes no ambiente empresarial. Ou seja, ele indica o grau de satisfação dos colaboradores da empresa considerando aspectos como comunicação, valorização profissional, identificação com a cultura, motivação entre outros. É formado pelo comportamento e a reação dos funcionários diante das influências organizacionais e as consequências no ambiente de trabalho.
Acredito que um excelente lugar para se trabalhar deve oferecer, acima de tudo, um ambiente de confiança entre líderes e subordinados, onde os funcionários se relacionem bem e gostem uns dos outros como um time e sintam orgulho individual do que fazem e da marca criada pela empresa.
O consenso entre esses pontos, significa que a empresa alcançou um bom clima organizacional. Nesse ambiente o funcionário se sente impulsionado a dar seu pleno potencial, com participação ativa nas decisões da empresa.
Assim, ações promovidas pelo departamento de recursos humanos, podem ser uma excelente iniciativa para identificar o clima organizacional da empresa, promovendo uma pesquisa capaz de apontar os pontos fortes e fracos das relações interpessoais dentro da empresa.
Além disso, estou falando de resultado financeiro, com reflexos significativos, em números, no impacto financeiro da empresa. Um bom clima organizacional possibilita a redução do turnover, o aumento da produtividade e do engajamento dos funcionários, o que torna a empresa mais rentável.
Outros fatores, a serem considerados, que explicam a importância de cuidar para haver um bom clima organizacional na empresa são:
- Maior satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores;
- Equipes mais alinhadas e, consequentemente, maior produtividade;
- Maior autonomia e espaço para inovação na empresa;
- Melhoria das relações interpessoais;
- Maior previsibilidade dos resultados.
Para promover um clima organizacional saudável e satisfatório, é importante que a empresa através de seus líderes e gestores estejam atentos para: Promover a comunicação aberta e transparente; valorizar o feedback contínuo e construtivo; possibilitar um desenvolvimento de carreira claro e oportunidades de crescimento; promover flexibilidade e apoio às necessidades individuais dos colaboradores; oferecer reconhecimento e recompensas pelos esforços e realizações dos colaboradores.
Essas estratégias ajudam a atrair e reter talentos, aumentando a motivação e o comprometimento dos colaboradores.
Constatado os problemas, cabe aos gestores adotarem medidas para remediar os conflitos e atender as necessidades dos colaboradores
Com base nestas premissas, algumas ações podem ser tomadas para fazer da empresa um excelente lugar para se trabalhar, e que uma das razões, seja o bom clima organizacional e um ambiente acolhedor.
Vamos ver algumas estratégias para melhorar o clima organizacional nas organizações:
1. Criar um ambiente de confiança
Quando o funcionário se sente seguro e confortável dentro do ambiente de trabalho, certamente terá mais coragem para expor opiniões ou contribuir com ideias. A partir do momento que ele percebe que não será podado, a tendência é ter uma participação mais significativa.
Se as pessoas não falam é porque não se sentem parte do processo, logo, escutar os funcionários de forma genuína vai aumentar a confiança e despertar osentimento de pertencimento. Envolver os profissionais e deixar claro que suas opiniões são importantes é uma prática para fortalecer a cultura e melhorar o clima organizacional.
2. Promover equilíbrio da vida pessoal e profissional dos colaboradores
Trabalhar muito não é sinônimo de trabalhar bem e estar full time na empresa não significa produtividade. Isto indica que estamos um passo antes das novas formas de trabalho que contemplam o trabalho home office, os horários flexíveis e a redução programada da jornada, chamada de Short Friday.
Muitos profissionais que têm filhos ou pendências em suas vidas pessoais, seriam mais produtivos se tivessem flexibilidade para conciliar as duas coisas. Para muitos, esse equilíbrio é bem mais motivador que um alto salário.
As melhores empresas para trabalhar já entendem que essa é uma nova proposta do mundo do trabalho e começam a inserir em sua cultura a política da flexibilidade. O mundo mudou e com ele devem mudar as relações entre empregador e empregado.
3. Criar programas de benefícios
Oferecer benefícios depende muito da cultura de cada empresa. Uma das práticas interessantes é criar um cardápio de benefícios, onde os colaboradores têm uma pontuação determinada e cada benefício da empresa também, assim, o próprio funcionário define qual oferta é melhor para ele.
O importante, para melhorar e manter o clima organizacional é encontrar o equilíbrio na satisfação dos funcionários em relação aos benefícios que recebem que, inclusive, devem estar ligados à cultura e estratégia do negócio, um grande desafio para a equipe de RH.
4. Realizar pesquisas de clima regularmente
A pesquisa é um método eficaz que o RH pode utilizar como ferramenta para mensurar e diagnosticar pontos de melhorias e definir ações efetivas que podem contribuir melhorar o clima organizacional ou até mesmo fortalecê-lo. Deve fazer parte das ações anuais para avaliação dos resultados da empresa.
5. Gerir o Employee Experience
Como garantir uma boa experiência ao empregado? Esse é um desafio que considero importante para a melhoria do clima organizacional e ele vem atrelado a práticas fundamentais da gestão de pessoas.
As mais importantes estão conectadas à inspiração, ao falar e escutar, ao agradecimento e ao desenvolvimento dentro do ambiente em que o profissional estiver inserido, valendo para os exercícios das atividades e para o relacionamento com as pessoas, que sejam correspondentes às suas expectativas.
É importante que o líder avalie como estão algumas questões em seu time:
- Inspiração: por que seus funcionários levantam todos os dias para trabalhar?
- Falar a verdade e escutar com sinceridade: como você se comunica com as pessoas?
- Agradecer: os colaboradores querem mais que uma promoção, saiba como eles desejam ser agradecidos;
- Desenvolver pessoas: como eu venho desenvolvendo as pessoas no dia a dia? Isso é crucial, o mundo do trabalho muda todos os dias. E as equipes mais jovens tem necessidades de desenvolvimento diferente de outras gerações. Não pode ter um programa único.
É importante fazer o exercício de identificar comportamentos e hábitos que podem ser tóxicos para os colaborares e reverter esse quadro. Preste atenção nos sinais e em como os funcionários se sentem. Empatia, confiança, flexibilidade, são algumas palavras-chave para uma cultura organizacional saudável.
Bom, agora que você já sabe mais sobre a importância do comportamento organizacionale a sua relação com cultura organizacional, inovação, gestão de pessoas e o clima entre as pessoas, chegou a hora de colocar a mão na massa para fazer seu negócio crescer cada vez mais forte, fértil e lucrativo. Sucesso!
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.