Eficiência e Criatividade – Como conciliar?
Quando você pensa em eficiência, você associa a produtividade?
Vamos entender o que significa eficiência. De acordo com o dicionário, eficiência é entendida como uma virtude ou característica de alguém ou algo ser competente, produtivo, assim como conseguir o melhor rendimento, com o mínimo de erros ou dispêndio.
A partir dessa descrição, podemos pensar que a eficiência é algo bom para as empresas e carreiras. E sim, realmente é. Mais que isso, ela é necessária. Mas por outro lado, temos também uma ideia contrária ou errônea da eficiência, associado a agilidade.
Reflita um pouco: Se para ser eficiente é preciso errar o mínimo possível, produzir por menos dinheiro e conquistar algo com menos esforço onde incluímos a inovação?
A exigência é cada vez maior para se descobrir soluções assertivas para determinados problemas ou criar um produto, mas, isso requer a realização de inúmeros testes, tentativas e erros, até se alcançar a saída ou a invenção bem-sucedida.
Aposto que aqui você está se perguntando: como juntar tudo isso?
Vamos avançar mais um pouco. Já sabemos que inovação e eficiência podem parecer atividades contraditórias, pois colocar novas ideias em prática e ter paciência para esperar os resultados é um desafio. E atualmente, todas as organizações e empresas, pela escassez de recursos, procuram alcançar a eficiência o mais rápido possível. Uma questão de custos e, em última análise, uma questão de rentabilidade. No entanto, já vimos que o excesso dela pode representar um perigo imenso para todos os participantes que operam em um determinado domínio de negócios.
É bem verdade que precisamos entregar o produto ou serviço com eficiência, mas não podemos perder nunca a criatividade, mesmo que isso custe tempo, recursos e o ensaio de erros e acertos. Isso porque é através do ensaio de fracassos, que nascem as mais brilhantes ideias, o que tem mais a ver com a criatividade, inventividade, do que com a eficiência da produtividade.
Para dar passos assertivos nesta direção, é necessário buscar um modelo de gestão que busque o equilíbrio entre inovação e eficiência, visto que ambas são de suma importância para o negócio.
Mas, temos outro ponto importante, pois é impossível se falar em eficiência e não pensar em tecnologia. Hoje, tudo se tornou prático e célere. Para que fazer uso de papel e caneta para escrever um texto se a tecnologia já permite ter aplicativos em que você fala e redige apenas pelo comando da sua voz. Ou quem precisa aprender uma nova língua para ler livros ou artigos internacionais se o google os disponibiliza traduzidos.
Esses são alguns dos exemplos disponibilizados pela tecnologia, para nos tornar ou tornar nossos processos mais eficientes.
Falando assim, continua parecendo contraditório. Mas, é possível fazer unir eficiência e criatividade em sua empresa. Veja algumas dicas que separei para você:
- Aprimore o diálogo interno
A comunicação interna contribui para eliminar as falhas e problemas que existem no dia a dia da empresa. Além disso, colabora para informar os funcionários, alinhando e otimizando a sinergia do time. Isso gera mais eficiência. - Invista no desenvolvimento da liderança
Bons líderes conseguem inspirar os colaboradores e encorajar o alto desempenho. Ao desenvolver os líderes, você desenvolverá toda a equipe de trabalho. - Crie metas desafiadoras
Boas metas funcionam como uma bússola, alinhando todos os trabalhadores na busca pelos resultados. Metas inteligentes são dotadas de cinco principais características: específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido. - Ofereça cursos e capacitações
Equipes treinadas conseguem ser mais eficientes e criativas em suas atividades. Por isso, é importante estar sempre desenvolvendo os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores. - Estabeleça um propósito de atuação
Um propósito inspirador é capaz de engajar os funcionários e extrair grandes resultados. Portanto, defina um propósito grande, inspirador e realista. - Invista no bem-estar dos funcionários
Empresas que investem na qualidade de vida dos colaboradores são até 70% mais rentáveis e 86% mais lucrativas, segundo pesquisa da Sodexo. Essa é uma ótima forma de estimular grandes resultados. - Ofereça feedbacks contínuos
O feedback é um retorno de informação, objetivando motivar novos comportamentos. Crie o hábito de falar sobre os pontos positivos e negativos dos funcionários, assim, estimulará a melhoria contínua deles. - Desenvolva processos claros
A gestão correta dos processos contribui para deixar todo o trabalho mais funcional e adequado. Para isso, crie fluxogramas e compartilhe com a equipe. Desse modo, todos entenderão exatamente o que fazer.
Essas são as principais dicas para unir criatividade no trabalho e eficiência. Implementá-las não custa grandes investimentos financeiros, mas demanda muito esforço e comprometimento de toda a empresa, especialmente da alta administração.
Agora que está por dentro do assunto e entende a importância da criatividade no trabalho e da eficiência, aproveite para continuar aprendendo. Cadastre-se no blog e fique sempre por dentro das novidades!
Cleisse Mello Coach
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.