Os desafios de assumir um cargo de liderança

Os desafios de assumir um cargo de liderança

janeiro 21, 2025 0 Por Cleisse Mello

Constantemente tenho sido procurada para ajudar pessoas e empresas no desenvolvimento de suas lideranças. E a cada dia tem sido bem desafiador para ambos, pois muitas variáveis estão surgindo e estar preparado para liderar outras pessoas com seus diversos propósitos sem se preparar para essa função, não é nada fácil.

Isso porque durante muito tempo as pessoas são lideradas por outras pessoas. Estão junto com grupos que recebem ordens, realizam o trabalho demandado, pegam as suas coisas no final do dia e vão embora para casa, sem muitas preocupações. De repente, recebe a notícia de que será promovido(a) e passará a liderar os seus colegas de trabalho, que almoçam e participam de happy hours. Como lidar com esse novo contexto? Como saber se está preparado(a) para assumir um cargo de liderança? E como agir perante aquelas pessoas que são suas amigas e passarão a receber suas ordens?

Esse é o cenário que encontramos geralmente, de muitas pessoas que chegam ao cargo de liderança sem ter um dos principais pré-requisitos: saber lidar com gente. Muitas têm o currículo muito bom no aspecto técnico, estudaram em ótimas faculdades, fizeram cursos de especialização, mas ao chegarem a um cargo de liderança, fracassam. Segundo pesquisas, isso acontece porque elas não entendiam nada de gente. Por isso que, muitas vezes, não basta um currículo tecnicamente perfeito quando o profissional não entende de pessoas. Não estou querendo dizer que todo líder tem que ser um pouco psicólogo, mas ele precisa trabalhar o aspecto humano e entender de comportamento humano.

O que orientamos sempre é que quando um profissional recebe a notícia da promoção, que ele esteja sendo preparado para isso. O mais importante nessa hora, é prepará-lo para a transição no novo cargo, mediante seus resultados. Deve-se criar um plano para saber quais são as novas habilidades a serem desenvolvidas diante da oportunidade, assim como, identificar e eliminar possíveis fraquezas que possam interferir no desempenho de sua nova função.

Isso porque todo líder precisa se preparar para enfrentar diversos desafios, como:

1. Liderar equipes multigeracionais

Primeiramente, boa parte dos líderes de hoje precisa lidar com quatro gerações: Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z, trabalhando em uma mesma equipe. Em outras palavras, isso significa que eles precisam liderar profissionais que trazem consigo perspectivas, habilidades e valores completamente diferentes.

Para estabelecer uma cultura inclusiva, harmoniosa e produtiva em meio a esse contexto, os líderes devem entender as necessidades de cada grupo etário, promover o respeito mútuo e estimular a troca de conhecimentos e experiências entre as gerações.

O principal desafio é construir uma liderança multigeracional, com práticas de gestão adaptadas e capazes de extrair o melhor de cada membro do time. 

2. Motivar e engajar a equipe

É fundamental que os líderes inspirem e motivem os funcionários para que alcancem os objetivos da empresa. 

3. Comunicar de forma clara e assertiva

A comunicação é uma troca de ideias, sentimentos e pensamentos, e deve ser feita de forma assertiva, considerando o ponto de vista do interlocutor. 

4. Lidar com conflitos

Os líderes devem ser capazes de transformar conflitos em situações de aprendizagem e crescimento para a equipe. 

5. Adaptar-se às mudanças

O mercado é dinâmico, e as mudanças do contexto podem influenciar diretamente a área de atuação de uma empresa. 

6. Equilibrar a vida pessoal e profissional

É importante dar exemplo para evitar casos de burnout na equipe. 

7. Encontrar o equilíbrio entre ser legal e cobrar resultados

O líder deve criar laços de amizade e relacionar-se bem com todos, mas também cobrar dos membros da equipe que deem o melhor de si. 

No entanto, você pode não se sentir preparado para assumir um cargo de liderança, por diversos motivos, e, inesperadamente, surgir a notícia da sua promoção. Nesse caso, é preciso ter cautela para não prejudicar a sua imagem profissional. Já vi profissionais negarem a proposta, mas assumirem o cargo pouco tempo depois, mais preparados. Isso não é errado, e não te deixa mal perante a empresa e os colegas de trabalho.

Porém, mais arriscado do que negar uma promoção, é aceitá-la e não atender às expectativas da empresa. Nesse caso, a sua carreira pode, realmente, ser prejudicada, assim como a própria organização.

A essa altura você deve estar se perguntando: Então, o que tenho que fazer para ser um bom líder?

Ter controle emocional, dominar o próprio ego, saber lidar com pessoas e principalmente investir no seu autodesenvolvimento, ter uma percepção aguçada do comportamento humano, e ter seguidores, são algumas características do bom líder.

E como dica para superar os desafios, os líderes podem: 

  • Desenvolver um plano estratégico
  • Disseminar a missão, visão e valores da organização
  • Estabelecer uma comunicação próxima com os colaboradores
  • Delegar tarefas
  • Incentivar a participação ativa da equipe
  • Aproveitar os benefícios da tecnologia

Por fim, o desenvolvimento contínuo de habilidades é essencial. Com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e de mercado, os líderes devem se comprometer com a aprendizagem contínua. Isso inclui não apenas atualizar habilidades técnicas, mas também aprimorar habilidades de liderança, como comunicação, tomada de decisão e pensamento estratégico.

A aprendizagem contínua pode ser alcançada por meio de cursos, workshops, mentorias e até mesmo autoestudo. Líderes que investem em seu próprio desenvolvimento são mais capazes de inspirar suas equipes e liderar com eficácia em um ambiente de negócios em constante mudança. Se precisar de ajuda no desenvolvimento ou na potencialização de suas habilidades de liderança, temos um programa que pode ser personalizado para você. Conte comigo.

Cleisse Mello Coach

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.

Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.