A Criatividade é seu diferencial?
Você vive se perguntando o que fazer para ter criatividade? Fica sofrendo quando as ideias simplesmente não aparecem na sua mente quando mais precisa? E desanima quando busca informações e/ou ideias sobre criatividade e as estatísticas mostram o número gigantescos de pessoas que dificilmente vão conseguir criar algo totalmente novo?
Te trago boas notícias: existem meios para estimular a criatividade. E precisa ser em estímulos mesmo, pois a tentativa para ter criatividade forçada, não dá certo.
Ao contrário do que muitos imaginam, a criatividade não é um dom, mas uma competência que – como qualquer outra – pode ser desenvolvida pelos que não têm e aperfeiçoada por quem já se mostra ligeiramente criativo.
Vamos então começar pelo conceito: Criatividade é um substantivo feminino que vem do latim “creare”, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Criatividade está muito perto da inovação. Tão perto que, muitas vezes, são usadas como sinônimos – e de forma equivocada. E qual a diferença? Criatividade é criar, inovar é reinventar ou tornar o que já existe em algo melhor.
Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdo engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Estas são características fundamentais para garantir o sucesso de um negócio.
Então vamos às questões práticas e ver algumas dicas para que possa te ajudar a desenvolver, exercitar a criatividade e se tornar uma pessoa mais criativa dentro e fora do trabalho:
1. Busque referencias e acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras:
Quais são as pessoas que você mais admira dentro de sua área de atuação e interesse? Procure-as e comece a acompanhar de perto o trabalho delas, pois ao buscar referências vai te estimular a criar ideias também. Não é copiar, é se inspirar. Esta é uma boa forma de aprendizado.
2. Exercite sua criatividade diariamente:
Procure reservar tempo para usar sua criatividade com o que você gosta. Utilize mais tempo com seu hobby e atividades fora do que é obrigatoriedade. Você vai ver que ela vai fluir muito mais rápido.
3. Inove nas suas tarefas diariamente:
Se você é destro, já experimentou escovar os dentes ou escrever com a mão esquerda? Ou fazer um caminho diferente para ir ao mercado? Por menor que seja a tentativa de inovação, vale muito a pena.
Uma pequena mudança se torna poderosa para estimular seu cérebro à nova forma de atuar e consequentemente, à criatividade.
4. Esteja muito bem informado:
É fundamental quebrar os velhos hábitos que estão enraizados em sua rotina. Se você quer sair da sua caixinha precisa dar um passo diferente daquilo com o que você já está acostumado.
A sugestão é que crie o hábito de ler conteúdo diversos e busque informações em outras especialidades. Isto vai ativar novos inputs em sua mente.
5. Faça resumo sobre seus livros e conteúdos diversos preferidos:
Ao criar resumos diversos, você consegue agrupar ideias e assimilar melhor conceitos e informações. Isso vai exercitar a criatividade para colocar nas suas palavras o que conseguiu extrair de melhor a partir de cada uma dessas leituras.
6. Faça várias interrupções ao longo do dia:
Evite ficar várias horas em frente do computador, insistindo em atividades que não está conseguindo desenvolver, pois forçar a criatividade só vai atrasar ainda mais seu projeto. Dê um tempo para fazer algo que goste ou mesmo relaxar e volte mais tarde. A qualidade do trabalho será outra.
7. Organize-se:
Quando você sabe onde as coisas estão, não perde tempo procurando cada uma delas. E pode usar esse tempo para pensar em novas ideias e soluções.
8. Visite lugares novos, conheça outras pessoas e ouça novas experiências:
Quando convivemos sempre com o que já somos acostumados, acabamos tendo pensamentos semelhantes. O mesmo vale para os problemas que precisamos resolver. Então, procure sair, conhecer, viajar. Isso pode começar até mesmo ao falar com um desconhecido no elevador. Em todo lugar temos algo novo a aprender.
Profissionais criativos não se adequam ao comodismo e estão sempre querendo se relacionar e se inteirar sobre outras especialidades. Assim, constroem relações, estabelecem contatos e se abrem a novas oportunidades.
9. Coloque as ideias no papel – Registre:
A gente vê os antigos pensadores sempre utilizando papéis e rabiscos para criar inovações. E essa é a forma pela qual o cérebro pensou durante grande parte da existência. É a forma mais criativa de pensar. Então, coloque as ideias no papel. O papel é uma ótima ferramenta para ser criativo.
Fechando nossa reflexão, quero te lembrar que um dos maiores empecilhos para a criatividade é o medo de errar. Esse receio é o que te impede que haja qualquer iniciativa em experimentar algo “fora da caixa” e reduz drasticamente seu potencial de inovação.
Então, busque testar novas formas de fazer suas atividades e considere que não há certo ou errado, mas sim possibilidades diferentes. E mãos à obra para conquistar sua sonhada criatividade, fazer diferença dentro e fora do trabalho, trilhando com muito sucesso!!!
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.