Coragem

Coragem

agosto 16, 2021 0 Por Cleisse Mello

Dentre todas as virtudes, a coragem tende a ser a mais admirada do mundo. Por que será?

Vamos começar entendendo o significado de coragem: do latim coraticum, do francês cor-age é a capacidade de agir, apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste.

Para entendermos de forma clara qual é a verdadeira importância da coragem, vamos falar um pouco sobre o seu principal antagonista, o medo. Sim, o medo é o principal vilão que nos inibe de avançar em direção aos nossos objetivos.

Mas não se engane, porque a coragem não significa ausência de medo, muito pelo contrário. O medo é muito importante, ele nos mantém alerta, além de ser um importante mecanismo de defesa e proteção, portanto não podemos deixá-lo de lado.

Sabemos que as situações desafiadoras fazem parte da vida de todas as pessoas e que as emoções são a base para as ações individuais, e cada sentimento determina se o indivíduo terá um comportamento positivo ou negativo, dependendo da interpretação que é dada a ele. Sendo assim, o medo, pode salvar uma pessoa de situações perigosas, mas em outras circunstâncias ele também pode bloquear uma pessoa e fazer com que ela perca oportunidades incríveis. O aprendizado é que, não é necessário bloquear o medo para agir de forma corajosa: é preciso aprender a dar espaço a essa emoção para canalizá-la de maneira adequada.

Ter coragem então, é agir apesar do medo, agir apesar do temor e intimidação. Essa capacidade, em muitos dos casos, é caracterizada como uma verdadeira virtude, pois nos permite conquistar grandes feitos. Logo, ter coragem é agir de acordo com o que se sente verdadeiramente.

De modo geral, a coragem é uma importante aliada e nos rende grandes benefícios para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, como:

  • Elevar e fortalecer os seus níveis de autoconfiança; 
  • Permitir enxergar os desafios com uma nova perspectiva;
  • Fazer com que possamos aceitar novas batalhas, bem como abrir mão de lutas que não valem a pena;
  • Garantir mais felicidade, plenitude e bem estar;
  • Ajudar a identificar as nossas falhas e erros e ainda nos dar a chance de recomeçar.

Esse deve ser o seu primeiro passo: compreender que a coragem é o começo dos movimentos em direção aos nossos sonhos. A partir daí precisamos desenvolver essa coragem.

Como sempre faço, separei algumas dicas que podem te ajudar a tornar-se cada vez mais corajoso, que são:

Autoconhecimento

Essa dica já é nossa conhecida, pois já venho trazendo em diversos momentos que o autoconhecimento é o primeiro passo, afinal de contas, através dele podemos entender mais a respeito de nós mesmos. Esse conhecimento nos permite uma infinidade de possibilidades como identificar nossos pontos de melhoria, entender melhor quais são as nossas habilidades e capacidades e, também, reconhecer qual é a nossa missão maior de vida. Entenda que, à medida que nos desenvolvemos, sobretudo em pontos que precisamos melhorar, ou que são cruciais para a nossa trajetória, nossa autoestima   cresce, nossa autoconfiança também, e isso nos garantirá mais coragem, definitivamente.

Confiança

É muito importante entender que a autoconfiança é indispensável nesse processo, pois, como seria possível buscar uma nova profissão, uma promoção de emprego, realizar uma importante apresentação frente a grandes gestores ou até mesmo constituir uma família se não confiarmos em nós mesmos?

A autoconfiança nos permite reconhecer verdadeiramente todo o nosso potencial, reconhecer os nossos pontos fortes, assumindo para nós mesmos que somos capazes de feitos extraordinários, na nossa vida pessoal e profissional. E consequentemente vai gerar um grande efeito sobre a nossa coragem, reduzindo o nosso medo mediante aos desafios que vamos encontrando ao longo da nossa jornada. 

Gerenciamento das emoções

Relembramos aqui, o que dissemos no início, que o grande obstáculo para realizarmos algo novo, algo diferente é o medo. Portanto, para que possamos sair da zona de conforto precisamos entender mais sobre esse medo que sentimos, só assim seremos capazes de superá-lo. Compreender e gerenciar melhor as nossas emoções é a chave que permitirá que possamos lidar melhor com esse medo, lembrando que não vamos fazer com que ele deixe de existir, ele ainda estará presente, pois possui a sua importância.

Então, aprimorar-se, desenvolver-se, ter autoconfiança e gerenciar bem as suas emoções são estratégias de suma importância para garantir o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, lhe proporcionarão a coragem necessária para correr em busca de cada um dos seus sonhos.

Podemos concluir dizendo que a coragem é a nossa vontade determinada. É preciso ter coragem de olhar para si mesmo, conhecer-se profundamente e reconhecer que são o orgulho e o egoísmo que nos tornam medrosos, covardes ou indiferentes.

Mas, a coragem talvez seja mais necessária no momento em que decidimos enfrentar a nós mesmos. Sim, é preciso coragem para reconhecer a própria imperfeição e efetuar as mudanças internas, difíceis, mas necessárias.

Por fim, algo muito importante para incluir na nossa reflexão: é preciso a coragem para amar, pois só assim é que se conquista uma vida mais feliz.

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.