Como manter o foco
Você também faz parte do time que sofre com esse problema típico do século 21? Dificuldade em manter o foco?
Pois bem, quem não já passou por esta situação: em alguns dias você simplesmente não consegue se concentrar. Em um minuto, você está totalmente envolvido em uma atividade em seu trabalho, no momento seguinte, está conversando com os amigos no WhatsApp, vendo as últimas piadas on-line ou até os últimos vídeos virais de bichinhos.Muitos simplesmente não conseguem terminar o que começam e acabam o dia frustrados. Isso tem sido mais comum a cada dia.
Com a tecnologia dominando praticamente todos os aspectos da vida durante o tempo em que estamos acordados, isso tem custado bastante nossa forma de interações e atenção. E claro nossa forma de nos mantermos com foco em algo especifico.
Ser uma pessoa focada não é tão fácil quanto parece. Na verdade, é bem difícil mesmo.
Para começar precisamos lembrar que o foco não vem facilmente quando você está sobrecarregado com muitas distrações diárias, uma longa lista de tarefas a fazer e com vários projetos que exigem a sua atenção. Como bem disse Ernest Holmes “Para onde vai o teu foco, flui a tua energia”. É exatamente assim que funciona.
Os especialistas em neurociência orientam que, quando não conseguimos focar em uma tarefa, precisamos entender o quanto ela é entediante ou difícil e traçar estratégias para manter a atenção, pois numa era de distrações intermináveis, precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar neste mundo complexo em que vivemos.
E o Foco é, sem dúvida, um dos recursos que mais pode nos ajudar a alcançar objetivos e a ter qualidade de vida. É o Foco que nos permite centrar e convergir a nossa atenção para aquilo que são as nossas prioridades. Quanto mais foco, mais produtividade. E o contrário também é verdadeiro.
Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. E Foco é a ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.
Porém, estar totalmente concentrado não é um exercício fácil, mas saiba que você pode driblar os maus hábitos que carrega. Mas, sinto dizer-lhe que simplesmente tomar essas decisões não será suficiente para resgatar sua capacidade de concentração. Isso porque as mudanças frequentes de foco se estabelecem como um modo prioritário de funcionar do cérebro. Então, sem perceber, lá estará você de novo pegando o celular para ver alguma coisa no meio da reunião ou fazendo multitarefa.
O cérebro precisa ser trabalhado para recuperar a plenitude da capacidade de focar.
Daniel Goleman, o famoso autor de “Inteligência Emocional”. Em seu livro “Foco”, de 2013 (que por sinal super recomendo a leitura), discute a fundo o assunto e afirma que “Atenção é como um músculo, pode ser fortalecida com exercício”. Sendo assim, ele indica a prática de mindfulness para malhar o músculo da atenção. Logo, inclua essa pratica na sua rotina, e terá uma mudança bem significativa na forma de lidar com o Foco e a atenção.
Mas, se você venceu a ansiedade e manteve o foco na leitura até aqui, é porque quer saber como manter o foco para ser um profissional altamente eficiente em seu trabalho, certo? Veja então as dicas que trago hoje:
1. Aprenda a dizer não:
Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. Você precisa fazer uma boa administração do tempo, que é seu bem mais precioso.
Esqueça os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que não são mais o seu foco e que já não fazem mais parte de suas prioridades.
2. Mantenha sua energia pra cima:
Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas. Porém, quando você se força a manter o foco, você fica esgotado e prejudica a sua criatividade e sua produtividade. Intervalos regulares entre as tarefas de 5 a 15 minutos podem fazer maravilhas para a sua concentração e foco. Utilize a Técnica Pomodoro.
3. Não seja multitarefa:
Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela.Antes de passar para a próxima atividade, faça uma pausa intencional, respire fundo e comemore o que você acabou de realizar.
4. Ensaie mentalmente sua tarefa:
Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade.
Veja-se superando os obstáculos e as manobras que precisa para conseguir isso.
Como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas? Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas?
Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter você focado e inspirado.
5. Aprenda como manter o foco no automático:
Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir.
Configure lembretes para trabalhar com as tarefas no prazo determinado e recompense a si mesmo quando conseguir atingir suas metas.
6. Crie um ambiente favorável:
Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Organize seu espaço. Conecte seu fone de ouvido e escute músicas clássicas ou as suas preferidas que fazem você se sentir mais produtivo. Músicas são excelentes recursos para se concentrar e ser uma pessoa mais focada. Agora é com você, está com muitas ferramentas para seu sucesso. Use e abuse delas. E se precisar, conte comigo!
Cleisse Mello
É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança.
Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.