Autocuidado

Autocuidado

julho 19, 2021 0 Por Cleisse Mello

Em meio à desorganização, muitos acreditam que para alcançar mais resultados nos estudos ou trabalho precisam de todo o tempo disponível nas suas vidas, negligenciando, assim, as demais áreas. O que desconsideram é que, ao se esquecerem de si, as demais áreas de suas vidas serão impactadas negativamente.

E assim, muitas vezes conseguimos lidar com diversas responsabilidades, mas como fica o nosso autocuidado?

Ao cuidarmos bem do nosso corpo e mente, teremos à nossa disposição mais energia e motivação para realizar aquelas atividades que tanto desejamos.

Lembrando que o relógio não para, devemos estar atentos, pois cada momento tem consequências. Pois, por mais significativas que sejam as medidas temporais, o mais importante para cada um de nós é como gastamos o tempo que temos.

E assim seguimos com diversas tarefas domésticas, compromissos pessoais e profissionais, obrigações e tudo o que toma nosso tempo, nos ocupando e se espaço para que seja possível cuidarmos de nós mesmos e termos atividades de lazer ao longo do dia.

Isso nos leva a ficarmos doentes, ter dificuldades no dia a dia e diversos outros impactos ruins que refletem em nosso corpo e na nossa mente, pois há diversas doenças provindas do emocional e é muito importante você ter cuidado com isso.

O mundo anda tão acelerado e vivemos tantas coisas ao mesmo tempo que estar em paz com nós mesmos parece uma missão quase impossível. Mas existe um jeito de alcançar o bem-estar: o autocuidado, e vamos ver algumas dicas práticas que podem mudar sua vida para melhor!

Autoconhecimento é o primeiro passo para sair desse ciclo vicioso. Aprender mais sobre si mesmo é o começo na jornada do autocuidado. Saber quais seus gostos, preferências e objetivos é fundamental na busca pela vida mais leve, já que te ajuda a esclarecer quais decisões tomar. Assim como, aprender sobre o que você não gosta também é primordial para fazer boas escolhas e superar barreiras.

Outra dica muito importante é aprender a lidar e expressar nossas emoções. Quando você não expressa suas próprias emoções e sentimentos, pode gerar uma imensa barreira interior. E isso costuma desencadear bloqueios e medos, além de nos impedir de apreciar a nossa liberdade emocional. 

Seguindo nessa jornada do autocuidado, o passo fundamental é administrar o relógio!

Tem quem diga que a humanidade gira em torno do dinheiro. Mas uma medida que pode bagunçar muito mais a nossa vida é o tempo. Hoje, saber equilibrar, administrar e organizar nosso tempo é fundamental para conseguir levar uma vida leve e cuidar de si. É preciso organizar o tempo para dar tempo de trabalhar e ainda relaxar e se divertir.

Mas calma, vamos por etapa: Uma agenda ou calendário e um pouquinho de calma e paciência já é um ótimo começo.

Ah, e uma última dica: comprometimento. Com si mesmo, com as próprias metas e objetivos, com o próprio bem-estar. Tudo o que você precisa na sua vida é de você mesmo.

Então agora te passo a bola para seguir firme no seu autocuidado, tendo paciência necessária com seu ser, do mesmo jeito que você tem com as pessoas que você ama e admira.

Cleisse Mello

É Administradora de Empresas com MBA em gestão empresarial de negócios e especialista em docência do ensino superior. Possui 28 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico em empresas nas quais ocupou cargos executivos. Uma profissional de destacada atuação na área de desenvolvimento humano especialista em gestão de negócios e Business coach de negócios e liderança. Atua ainda como consteladora organizacional, além de possuir formação em DEP (Dinâmica Energética do Psiquismo). É facilitadora da metodologia Pathwork®, bem como consultora e instrutora organizacional, tendo cooperado na gestão e planejamento estratégico de inúmeros processos de melhoria e evolução em contextos humanos variados (pessoais, grupos, empresas e instituições). Tem exercido muita contribuição como Facilitadora de aprendizagem e mudança.