A beleza em Recomeçar
Tudo na vida é um ciclo e tem um começo e um fim. Mas e o recomeço?
O recomeço é um conceito que nos remete a ideias bem amplas. É um começar, de novo. Significa então que tem algo de inédito, mas carrega um passado junto.
No decorrer de nossa vida, passaremos por momentos que darão indícios de que a única e a melhor saída é recomeçar! Dar aquela pausa, voltar-se para dentro de si mesmo, respirar, dar um tempo de tudo e de todos, recomeçar!
Nesse momento que antecede a Pascoa, que permite muitas reflexões, afinal de contas, a palavra Páscoa – Pessach, em hebraico – significa passagem. Um período muito bom para parar e fazer uma boa reflexão e pensar em ajustar rotas e ressignificar nossos ciclos.
Isso porque tem algo muito especial no recomeço, uma emoção só dele. O começo de algo vem cheio de expectativa e curiosidade. Cheio de gás, de empolgação. Começar é se aventurar. O recomeço é bem diferente, algo fica para trás.
O começo é todo voltado para a frente, ele segue o curso natural das coisas. Já o recomeço tem uma mão carregando o futuro, e outra bagagem na outra. Isso mesmo, o recomeço já vem com uma bagagem. Enquanto o começo tem a ver com novos fatos, o recomeço tem a ver com uma nova perspectiva. No recomeço há uma reconstrução do olhar, uma retomada em outros termos de uma história que já existiu de alguma maneira, pois todo recomeço tem em seu caminho algum grau de receio, de inquietude, de ansiedade, de angústia.
Podemos nos comparar com uma lagarta no seu processo de transformação em borboleta, quando o assunto é recomeçar. É ter atitudes diferentes, crendo que os resultados serão diferentes.
Precisamos lembrar, que recaídas não são recomeços. Se você quer recomeçar verdadeiramente, isso exigirá de você muito mais do que simplesmente parar e voltar a fazer de novo.
Recomeçar exige ter uma nova postura diante dos desafios, sair da sua zona de conforto, ser maduro o suficiente para excluir da sua vida tudo o que não te faz bem, parar de ser vítima de si mesmo e se olhar como realmente é, grandioso.
Recomeçar é alicerçar-se em suas raízes e criar dentro de si uma estrutura tão grande que as recaídas não serão mais uma opção.
Quando decidimos recomeçar colocamos em nós um propósito de fazer diferente, mas quando caímos nos mesmos erros, não estamos recomeçando, estamos sendo hipócritas com nós mesmos, assumindo ao mundo que não somos capazes de cuidar bem da nossa própria vida, quando na verdade essa capacidade depende somente de nós.
Se for preciso escolher uma nova carreira, o faça. Mas, planeje. Talvez seja preciso trabalhar por um certo período com algo que não se tem tanta afinidade, mas que lhe dê o subsídio necessário para fazer um curso, uma faculdade ou qualquer outra coisa que te aproxime do futuro que quer. Escreva seus planos, faça contatos com pessoas próximas, pratique o networking. Sempre com qualidade. Quantidade, nesse caso, não é importante. Você tem uma imagem e precisa cuidar dela.
E lembre-se que é muito importante respeitar o seu tempo. Cada pessoa leva um tempo diferente para recomeçar após um momento difícil, afinal somos seres feitos de subjetividade. Por isso é importante respeitar o seu tempo e suas necessidades. O autoconhecimento pode ser um bom aliado nessas horas, assim como evitar a comparação com outras pessoas, afinal cada uma precisa compreender seus ciclos de acordo com suas vivências e ritmo pessoal.
Vamos às Dicas para dar passos no seu recomeço:
1. Visualize a vida que gostaria de ter
Pense no que você quer do futuro. Você vai ter mais chances de alcançar seus objetivos na vida se conseguir visualizar o que quer dela. Seja específico, mas sem medo de mudar essa visão caso seja necessário
2. Determine quais são os seus principais valores
Reflita se a sua vida está alinhada a esses valores. Os valores principais de uma pessoa são as coisas em que ela acredita, ou seja, que orientam os seus pensamentos as suas atitudes na vida. Se você ainda não sabe quais são os seus, pense no que é mais importante na sua vida. Depois, reflita se essas crenças estão se concretizando.
3. Defina objetivos claros para a vida.
Defina objetivos realistas. Suas metas de vida precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Você vai ter muito mais chances de chegar aonde quer se elas cumpram todos esses requisitos. Se não cumprirem, há um alto risco de o processo não dar tão certo.
4. Divida os seus objetivos em etapas mais simples.
Comece com as coisas que pode fazer de imediato. Não tente abraçar o mundo de uma vez: é melhor pensar em passos específicos que precise tomar para alcançar seus objetivos. Assim, vai ser mais fácil ter foco e determinação durante o processo. De quebra, você vai ficar mais motivado se entender quais etapas compõem a jornada como um todo.
5. Deixe de lado as coisas que não trazem alegria à sua vida.
Reflita sobre cada elemento da sua vida. Se quiser, você pode até anotar esses elementos em uma folha de papel. Pense nas coisas que você tem, nas situações que está vivendo e nas pessoas que fazem parte da sua vida. Cada um desses itens contribui com a sua felicidade? Se não, busque uma forma de deixar o que é negativo de lado.
6. Esvazie a sua mente.
Reserve um tempo para relaxar e refletir todos os dias. Não tem jeito: o mundo é um lugar caótico e, vez ou outra, todo mundo fica soterrado de e-mails de trabalho, notificações de mídias sociais, músicas e vozes altas em volta. Ainda assim, é muito importante que você reserve um tempo de cada dia para afastar todos esses tipos de distração — principalmente quando quiser recomeçar. Pense nos seus objetivos, nas suas prioridades e no que você está fazendo (ou deveria fazer) para alcançar a paz.
7. Cuide da sua saúde física.
Priorize a sua saúde física sempre que possível. Quando você quiser recomeçar, pense se está dando ao seu corpo todas as ferramentas de que ele precisa para operar bem — no caso, uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, tente fazer algumas atividades todos os dias (ou, pelo menos, em dias alternados). Você vai ficar muito mais disposto, sobretudo se gostar do que está fazendo.
8. Organize o ambiente à sua volta.
Organize os seus espaços de circulação. Você decidiu recomeçar a vida? Essa é a melhor hora para fazer aquela limpeza geral! Qualquer pessoa fica desorientada quando seus espaços de circulação estão revirados de ponta-cabeça. Dê um rumo a tudo o que você não precisa usar mais e coloque as coisas que mais usa em pontos acessíveis.
9. Viva rodeado de pessoas positivas e otimistas.
Dedique tempo e energia aos relacionamentos que contribuem com a sua felicidade. Quando decidir recomeçar a sua vida, pense nas pessoas que estão presentes nela. Crie o hábito de ter mais contato com as que contribuem com a sua felicidade e fazem bem à sua autoestima, nem que seja mandando uma mensagem breve de vez em quando.
10. Saia da sua zona de conforto.
Experimente coisas diferentes. Não adianta muito você tentar recomeçar a vida se ficar fazendo as mesmas coisas que fazia antes. Até pequenas mudanças, como conhecer lugares novos, podem trazer perspectivas completamente diferentes — e, de quebra, aumentar a sua confiança e até criatividade. Não tenha medo de implementar mudanças mais radicais.
11. Comece a quebrar maus hábitos.
Busque alternativas para os seus maus hábitos. Todo mundo tem alguns maus hábitos, e pode ser até que você já nem saiba quais são os seus. Fumar, beber além da conta, comer demais e não praticar exercícios são alguns exemplos simples de coisas que afetam a vida de qualquer pessoa. Mesmo assim, não se martirize: tente deixar esses comportamentos de lado aos poucos, sempre com um pensamento positivo.
12. Comece a escrever um diário de gratidão.
Anote uma coisa que você seja grato por ter todos os dias. Às vezes, o único requisito para recomeçar a vida é adotar uma nova mentalidade. Nesse sentido, começar a escrever um diário de gratidão é uma das estratégias mais simples e eficazes de alcançar esse recomeço. Crie o costume de refletir sobre as coisas boas que você tem no fim de cada dia. Anote e releia tudo de vez em quando, principalmente quando bater aquele desânimo.
13. Aprenda a combater os seus pensamentos negativos.
Tente trocar esses pensamentos negativos por outros, que sejam positivos. Se notar que costuma ter ideias negativas sobre uma pessoa, um lugar ou uma coisa, comece a inverter essas situações. Isso exige prática, mas tente contrastar cada pensamento negativo com um que seja positivo. Essa mudança vai afetar mais áreas da sua vida que você espera.
Agora siga firme e seja o protagonista do seu processo. E mesmo que tudo pareça perdido em certo momento, acredite, sempre haverá o que fazer. Existem muitas histórias de pessoas que se reinventaram e reescreveram suas próprias vidas. Serve como inspiração. Mas, tudo se resumirá verdadeiramente a quanto você está disposto a recomeçar.